Mudando sua alimentação

Descubra o que é comida de verdade e adote em sua dieta

setembro 20, 2018
Cozinhar é uma arte. E quem tem interesse pelo assunto certamente já deve ter notado as diversas possibilidades de se criar verdadeiras obras-primas na cozinha. No entanto, para combinações gastronômicas saudáveis e saborosas, é preciso utilizar ingredientes frescos, naturais e minimamente processados. Ou seja, comida de verdade!
Nosso país é um dos maiores produtores agrícolas do mundo e, como consequência, lideramos o ranking de uso de substâncias nocivas — afinal, para dar conta de tanta demanda, a produtividade recebe esse indigesto incentivo.
O resultado de todo esse processo é que, embora exista uma tendência de inclusão de alimentos mais nutritivos em nosso cardápio, muitas vezes eles contêm substâncias que podem prejudicar a nossa saúde.
Em longo prazo, esses elementos podem causar intoxicações, problemas neurológicos, males cardíacos etc. Por isso, é cada vez mais recomendado o consumo de produtos conhecidos como comida de verdade.
Mas afinal, qual o significado desse termo? Continue a leitura e descubra a definição desse importante conceito.

O que é comida de verdade?

Comida de verdade nada mais é do que a comida caseira que preparamos em nossa casa utilizando ingredientes naturais, nutritivos e sem adição de substâncias químicas como corantes, conservantes, aromatizantes, estabilizantes etc.
Nesse grupo, podemos incluir alimentos que têm origem na natureza e são provenientes de animais e plantas. Confira alguns exemplos de comida de verdade:
  • frutas (maçã, banana e abacate);
  • legumes (brócolis, espinafre e tomate);
  • verduras (alface, rúcula e agrião);
  • tubérculos (mandioca, batata e batata-doce),
  • peixes e frutos do mar;
  • ovos e carnes (de frango, bovina e suína).
Produtos minimamente processados também podem ser incluídos no grupo. É o caso dos alimentos que passaram por pequenas intervenções, porém, sem adição de outros ingredientes. Exemplos: frutas secas, farinha, iogurte natural, entre outros.

Por que consumir comida de verdade?

Devido à correria diária e ao constante avanço tecnológico, muitas famílias têm utilizado opções de comidas altamente industrializadas para substituir as refeições caseiras.
Apesar de serem alternativas práticas para o dia a dia, seu consumo frequente não é recomendado por médicos e nutricionistas.
Portanto, é cada vez mais necessária uma reeducação alimentar para mudar os hábitos e comportamentos frente a comida e incluir produtos de qualidade em nosso cardápio.
Para isso, basta procurar alimentos que foram apenas empacotados, moídos, fermentados, pasteurizados ou refrigerados — sem nenhum aditivo químico.
Ao incluirmos comida de verdade, integral e orgânica em nossa rotina, conquistaremos um estilo de vida muito mais saudável e equilibrado. Além disso, a mudança vai nos proporcionar mais energia, disposição e qualidade de vida.

Quais são os benefícios da comida de verdade?

Quando aprendemos a identificar o que é comida de verdade, o processo de planejamento e organização da rotina se torna muito mais simples.
Afinal, não é preciso contar calorias ou memorizar os nomes dos ingredientes para ter uma alimentação saudável — basta realizar boas escolhas. Descubra algumas razões para incluir comida de verdade em sua vida.

São mais nutritivas

Alimentos de origem vegetal e animal inteiros e não processados, oferecem nutrientes importantes para o nosso organismo, como vitaminas e mineiras. Já os produtos industrializados, normalmente, são ricos em gordura, açúcar e conservantes, elementos que fazem mal à saúde.
A comida de verdade também é uma importante aliada para quem deseja ter mais concentração e melhorar a memória.
Além disso, ela permite a perda peso de forma saudável e definitiva, pois seu consumo oferece muito mais saciedade do que os alimentos processados.

Tendem a ser ricas em proteínas

A proteína é um dos nutrientes mais importantes para o nosso organismo, pois ela auxilia a aceleração do nosso metabolismo, diminui a fome e ainda afeta positivamente a produção de hormônios responsáveis por regular o peso.
No entanto, as fontes de proteína que escolhemos são tão importantes quanto à quantidade ingerida. Por isso, é fundamental incluirmos em nosso cardápio alimentos como carnes, peixes e ovos.
Os resultados são ainda mais eficientes quando as proteínas são combinadas com outros tipos de ingredientes, como frango com mix de legumespeixe com tomates e abobrinha, ou ainda um bom filé de carne acompanhado com brócolis.

São livres de açúcares refinados

Existem dois tipos de açúcar: o natural e o refinado. O primeiro pode ser encontrado em alimentos como frutas, legumes, oleaginosas e leguminosas, enquanto o segundo normalmente é encontrado em produtos processados.
Além do açúcar natural, as frutas e legumes fornecem nutrientes importantes e necessários ao nosso organismo — como água, fibras e vitaminas.
Já o açúcar refinado é rico em calorias, fornece menos benefícios a nossa saúde e aumenta o risco de desenvolver obesidade.

Não têm gorduras artificiais

Assim como o açúcar, a gordura também apresenta dois tipos: a natural e a artificial. A primeira pode ser encontrada em alimentos como manteiga, carne de vaca e cordeiro e seu consumo é considerado benéfico desde que em quantidades moderadas, obviamente.
Já o consumo de gorduras trans artificiais é altamente prejudicial à saúde, além de ser responsável pelo acúmulo de gordura abdominal, ainda favorece o aparecimento de males cardíacos, diabetes, entre outros problemas.

Ajudam a comer mais devagar

Comer devagar é essencial para nosso cérebro processar a ingestão de comida e reconhecer quando nosso organismo estiver saciado. E a melhor maneira de adotar esse hábito é incluir alimentos saudáveis em nosso cardápio.
Ao contrário de produtos processados, a comida de verdade apresenta texturas mais firmes e fibrosas, ou seja, precisam ser mastigadas de forma mais lenta.
Consequentemente, o processo diminui seu apetite e te deixa saciado com uma quantidade menor de alimentos.

Têm mais fibras solúveis

As fibras solúveis trazem diversos benefícios para a nossa saúde, entre eles, a melhora o funcionamento do intestino. Além disso, elas são responsáveis por diminuir a produção de hormônios que nos fazem sentir fome.
Elas podem ser encontradas em alimentos como feijão, castanhas, linhaça, amêndoas, aspargos, nabo e batata-doce.
Incluir ingredientes nutritivos em sua rotina é essencial para melhorar nossa rotina e dispor de mais saúde. Por isso, procure sempre optar pela comida de verdade em seu dia a dia — assim, você conquistará muito mais energia, disposição e qualidade de vida.
E quando não for possível preparar as próprias refeições, busque por opções saborosas e nutritivas nos pratos prontos e congelados de marcas que trabalham com alimentos naturais, orgânicos e cheios de sabor!
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