Mudando sua alimentação

Descubra os benefícios da chia e tudo que ela faz pela sua saúde

novembro 21, 2018

Trabalho, faculdade, filhos… esses são apenas alguns fatores que fazem parte do nosso dia a dia e que acabam deixando nossa rotina atribulada, principalmente quando se juntam a outro detalhe principal: a alimentação saudável.

Pensando nisso, trouxemos um resumo com os principais benefícios da chia, um grande aliado nessa busca de uma alimentação melhor.

Quem é que nunca se viu comendo algo que não deveria por não ter tempo de preparar algo mais adequado ou por que se alimentar deixando a saúde de lado parece mais cômodo em meio a tantas tarefas, não é mesmo?

Se você também faz parte desse time, vai ficar feliz em descobrir o quanto um simples alimento pode fazer diferença na sua vida e nos resultados que você obtém através de suas refeições.

Estamos falando dos benefícios da chia, uma sementinha que é vista como milagrosa por muitas pessoas.

Criamos um guia completo, para você descobrir o que é chia, todos os seus benefícios e de quebra ainda conhecer algumas opções de consumo pra lá de saborosas.

 

O que é a chia?

A chia na verdade é uma planta de nome científico Sálvia Hispânica, de origem mexicana e presente também na Guatemala, cuja semente era utilizada pelos povos antigos como fonte de força.

Com o passar do tempo e cada vez mais pessoas descobrindo, a semente da chia também atraiu o olhar de estudiosos, que comprovaram inúmeros benefícios que esse alimento tão pequeno pode nos proporcionar.

Portanto, quando você encontrar qualquer pessoa ou conteúdo que afirme que a chia é benéfica, não duvide.

 

Quais são as propriedades da chia?

Agora, você vai descobrir as propriedades os benefícios da chia. E já adiantamos: são tantos que é difícil acreditar.

A chia é algo completamente natural e extremamente poderoso, que em pouca quantidade carrega diversas propriedades que ajudam a manter a saúde em dia.

– Fibras;

– Ômega-3;

– Cálcio;

– Magnésio;

– Antioxidantes.

Proteínas, vitaminas, nutrientes e outros elementos primordiais para a saúde corporal estão presentes na chia.

Além disso, ela também reduz, consideravelmente, a necessidade de consumo de outros alimentos em grandes quantidades.

Para você ter uma ideia de todo esse poder, uma porção de chia, que equivale a uma colher de sobremesa, possui mais de 20% de todo o ferro e cálcio que devemos consumir diariamente.

Atenção >>> ela também é comercializada em forma de farinha e óleo, sendo que assim, o potencial das fibras é perdido. Isso acontece porque as sementes passam por um processo específico para obterem a forma líquida.

 

Quais são os benefícios da chia?

Bom, com tantos nutrientes e vitaminas, é de se esperar que os benefícios da chia para a saúde sejam intermináveis.

Veja abaixo alguns deles:

 

Auxilia na formação e no fortalecimento dos ossos

Como já dito anteriormente, uma única porção de chia possui aproximadamente 20% do cálcio que devemos consumir todos os dias.

Logo, com o seu consumo se torna mais fácil ter ossos fortes e saudáveis, deixando a osteoporose bem longe deles.

Nesse contexto, a chia atua ainda como uma ótima fonte de cálcio para quem possui intolerância à lactose.

 

Previne o temido envelhecimento precoce

Com sua ação antioxidante, um dos grandes benefícios da chia é combater o envelhecimento precoce.

De quebra, ela ainda limpa o organismo e o mantém mais forte, com uma imunidade nas alturas.

 

Aprimora as funções cerebrais

A grande concentração de magnésio presente na chia contribui para o bom funcionamento do cérebro, principalmente no que diz respeito às ligações cognitivas.

 

Melhora significativamente os sentidos

Dos nossos cinco sentidos, três se beneficiam com o consumo da chia, sendo eles o olfato, a visão e o paladar. Todos ficam mais aguçados com a presença do zinco.

Esse nutriente ainda contribui para o aumento da imunidade e a formação do colágeno, sendo importante para manter uma pele mais bonita.

 

Mantem o coração livre de doenças

De todos os nutrientes que as sementes de chia possuem, o ômega-3 é de longe o mais importante, tanto pela quantidade quanto pelos benefícios que fornece ao corpo, uma vez que atua direto no coração.

 

Atenção

Mesmo com todos os benefícios da chia, é importante consumi-la apenas na quantidade indicada.

 

Como utilizar as sementes de chia?

Ótimo, agora você já sabe o que é chia, quais são seus maiores benefícios e as indicações básicas de uso, então que tal finalmente descobrir como de fato utilizar essas sementes maravilhosas?

E aqui vem outra grande notícia: o uso é simples e versátil.

A chia pode ser utilizada em sua forma in natura ou em óleo/farinha, sendo que para todas as versões a porção deve ser de 25 gramas.

 

Óleo de chia

O óleo talvez seja o formato menos versátil da chia, uma vez que é mais indicado para ser utilizado como tempero nas saladas. Além disso, devido seu processo de fabricação, ela deixa de ter uma grande quantidade de fibras, sendo ineficaz quando o assunto é saciedade.

 

Farinha de chia

A vantagem da farinha é que, além de ter todos os nutrientes intactos, ela pode ser utilizada como complemento tanto para alimentos salgados, como a salada, quanto para doces, como vitaminas e saladas de fruta.

Basta colocá-la sobre o que for comer, misturar e está pronto.

 

Sementes de chia

Não é incomum encontrar quem deixe as sementes de chia de molho na água para consumi-las, mas existe uma forma muito mais rápida e fácil: consumir em sua forma pura ou misturar com alguns alimentos, como é feito com a farinha.

E se você acha que ela pode deixar sua comida menos saborosa, engana-se completamente, porque é possível fazer combinações incríveis com inúmeros outros alimentos, como a linhaça.

Alguns exemplos de combinações saborosas incluem o Pão de Queijo com Chia e Linhaça, ideal para o café da manhã, e as Bolinhas de Tapioca com Chia e Linhaça, perfeitas para um lanche da tarde.

É ou não é um alimento mega versátil?

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