Dia da pizza: descubra a história e curiosidades sobre o prato

Como dizer que é brasileiro sem dizer que é brasileiro? Simples! É só contar que é fã de uma pizza com recheio em peso, não é? Pra nós, a pizza é símbolo de família reunida e de momentos de diversão e descanso… e, claro: de comida boa, daquelas que confortam. Então, bora saber tudo sobre o dia da pizza?
Quando é o dia da pizza?
Todo 10 de julho é o dia de comemorar esse prato tão especial e importante pra gastronomia brasileira. Quer saber o começo de tudo? Olha só que história bacana:
O dia da pizza no Brasil surgiu na década de 80, mais precisamente em 1985. Foi graças a um concurso estadual que acontecia na cidade de São Paulo. A ideia era criar uma competição amistosa entre os pizzaiolos da região e, assim, eleger as dez melhores receitas de pizzas de marguerita e muçarela. O sucesso do evento foi enorme! Então, o secretário de turismo da época resolveu que o dia do encerramento do concurso seria considerado – pra sempre – o dia da pizza em todo território brasileiro. Legal, não é?
Em que ano foi criada a pizza? Qual a sua origem?
Uma coisa é certa: a história desse prato é cheia de dúvidas e mistérios. E não seria diferente, afinal, um prato tão amado por todos precisava de uma história complexa mesmo.
Bom, acredita-se que tudo começou há pelo menos 6 mil anos, com os povos egípcios e hebreus. A história relata que eles foram os primeiros a misturar farinha e água, preparando uma massa fina e muito semelhante ao que hoje chamamos de “pão sírio”. Contudo, na época, a massa ficou conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”.
A partir dessa invenção, os fenícios se tornaram adeptos da tal receita, no entanto, foram ainda mais inovadores e utilizaram ingredientes como o iogurte, a cebola e a carne de carneiro pra elaborar o que podemos chamar de “primeiros recheios da pizza”. Os turcos também absorveram essa ideia e, durante as Cruzadas, lá no século 11, a massa fina e redonda chegou ao porto de Nápoles, na Itália. Agora a história ficou mais familiar?
A pizza na Itália
Em território italiano, os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade e novas “coberturas”, como o nosso querido e tradicional queijo. Mas, e o tomate? Pois é, ele só chegou por lá no século 16, vindo aqui da América. E então, com a consciência perspicaz dos pizzaiolos da época, foi incluso na pizza.
Sendo assim, sabemos que a pizza da forma como consumimos hoje, ou seja, redonda, com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu lá na Itália, mas com uma grande ajuda de povos milenares.
Agora, adivinha só quem popularizou a pizza? Eles mesmos, os estadunidenses. Essa refeição viralizou com o final da 2ª Guerra Mundial e está até hoje enchendo as casas do mundo todo de sabor.
No Brasil, pra nossa sorte, o prato desembarcou junto aos imigrantes italianos, em São Paulo. Assim, bairros como a Mooca e o Brás viraram redutos de colônias italianas e, consequentemente, das pizzas. Aliás, até o ano de 1950, as pizzarias eram um ambiente restrito das cantinas italianas. Mas, como é um alimento pra lá de democrático, começou a ser disseminada por todo o Brasil, seguindo tradições culinárias de cada região.

Curiosidades sobre a pizza
Você sabe quais são os sabores de pizza mais consumidos no Brasil?
Segundo as últimas pesquisas nacionais, o brasileiro tem suas pizzas queridinhas, e são elas:
- Pizza de Calabresa, presente em mais de 30% dos pedidos no Brasil todo;
- Pizza Portuguesa;
- Frango com Catupiry;
- Pizza Marguerita;
- Muçarela;
- Pizza Napolitana.
É isso o que a gente chama de ranking bom!
E, você tem ideia de quantas pizzas são consumidas no Brasil?
Segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, são consumidas, diariamente, 1 milhão de pizzas em todo o país. E olha só, 572 mil dessas pizzas só em em São Paulo. Atrás apenas de Nova Iorque, a capital paulistana é a segunda que mais consome pizza em todo o mundo.
É tradição que você quer?
E tem mais curiosidade: a “Antica Pizzeria Port’Alba”, a primeira pizzaria do mundo, fundada em 1830 na cidade de Nápoles, funciona até hoje. Imagina que incrível poder conhecer esse lugar cheio de história e sabor…
E aí, já pensou como vai comemorar o 10 de julho desse ano? Você pode criar, junto com sua família, um festival de pizzas caseiras. Outra ideia boa é comemorar com as nossas deliciosas Pizza Brotto: ingredientes deliciosos e receitas especiais pra você a um app de distância!
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais