Alimentação Saudável

Dicas de lanches para a volta às aulas

fevereiro 25, 2020
lanches para a volta às aulas

Salgadinhos industrializados, frituras e doces em excesso fazem parte da rotina dos estudantes. A conscientização dos pais e das próprias instituições são importantes para melhorar as tradições e hábitos alimentares. Alguns colégios, por exemplo, evitam vender alimentos não saudáveis nas cantinas. Mas engana-se quem pensa que os lanches para a volta às aulas não podem ser nutritivos e saborosos.

Quer saber como? Então, continue lendo:

Lanches para a volta às aulas

Que alimentos ricos em açúcares, gordura e sódio devem ser evitados não é nenhuma grande novidade. Os sucos de caixinha, sempre presentes nas lancheiras escolares, também não são uma boa alternativa pelo alto nível de açúcar. Assim, podem ser substituídos por água de coco e sucos naturais. 

As frutas são excelentes alternativas e devem estar no lanche diário, assim como alimentos que garantem energia, como lanches naturais, torradas com queijo magro, geleia e requeijão. 

Se o seu filhote é da turma que não gosta da alimentação saudável, saiba que o recreio é um bom momento para que ele mude esse conceito. Ao ver seus coleguinhas experimentando novos sabores, ele pode pegar gosto. 

Prepare os sanduíches no dia anterior e deixe conservado na geladeira, assim como as frutas já lavadas. 

Outras dicas

Para ajudar a quebrar a barreira das crianças ao consumo de alimentos nutritivos e saudáveis, negocie um dia da semana em que ele pode levar o que quiser para comer na escola. Com o tempo, ele vai ver que não é comum comer aquilo todo dia.

Outra dica importante é não exagerar nos alimentos. Colocar sempre a quantidade necessária para não atrapalhar a sua refeição seguinte. 

Portanto, use a criatividade com um pouco de praticidade para fazer as escolhas mais inteligentes, priorizando alimentos saudáveis e equilibrados.

Opções para lancheiras

  • Cookies integrais + fruta + suco caseiro;
  • 1 iogurte + 1 porção de cereal integral + 1 banana;
  • 1 potinho de salada de frutas + 1 pedaço de bolo caseiro + 1 iogurte;
  • 1 maçã + 2 fatias de pão integral com geleia e 1 água de coco;
  • Sala de frutas + pão de queijo multigrãos;
  • Manga + cenoura/pepino em palitos + pão francês com queijo branco;

Para facilitar sua vida, existem ainda os snacks da Liv Up. São opções de lanchinhos saudáveis, nutritivos e cheios de sabor.

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