Mudando sua alimentação

Dicas de como montar um prato saudável

janeiro 1, 2019

Já escutou que prato colorido é sinônimo de prato saudável? De certa forma, isso é verdade. No entanto, para realizar uma refeição nutritiva é preciso escolher os alimentos corretos, de forma equilibrada.

Além de variar os alimentos, priorize o consumo de verduras e legumes.

Observar as cores presentes dentro de um prato é uma maneira simples de saber se ele é saudável.

Um prato colorido mostra que está presente uma boa variedade de alimentos e essa variedade é o que garante que estamos consumindo todos os nutrientes necessários para se manter saudável.

O objetivo deste texto é, de certa forma, dar dicas para um prato saudável.

Vamos lá?

Prato saudável

Um prato saudável pode ser composto pela combinação dos diferentes grupos de alimentos:

– Fontes de carboidratos como os cereais e os tubérculos;

– Fontes de proteínas como carnes, ovos, lácteos e leguminosas;

– Fontes de vitaminas, minerais e fibras como as verduras e legumes;

Importância

Carboidratos

Os carboidratos são imprescindíveis na sua alimentação. Simplesmente, porque são a nossa principal fonte de energia.

Além disso, eles desempenham diversas funções no organismo.

Proteínas

A proteína é considerada completa porque contém todos os aminoácidos essenciais para nosso corpo.

Ela também participam na formação de enzimas, hormônios e anticorpos.

Vitaminas, minerais e fibras

As vitaminas são nutrientes fundamentais para o nosso corpo. Cada vitamina tem uma determinada importância para sua saúde.

Assim como as vitaminas, os minerais também não podem ficar de fora do prato saudável. Cálcio, ferro, zinco e entre outros são exemplos de minerais que trabalham de forma positiva no seu corpo.

O consumo de fibras regula o intestino e minimiza muitos problemas cardiovasculares.

E as frituras? 

O consumo eventual de alimentos fritos pode entrar no contexto de uma alimentação saudável pensando que o equilíbrio é a chave de um bom padrão alimentar.

No entanto, devemos lembrar que o consumo frequente não é recomendado, uma vez que estes alimentos contém uma grande quantidade de gordura (e consequentemente de calorias), que quando ingerida em excesso pode acarretar problemas de saúde.

Por isso, atenção com eles.

Dieta vegetariana

Mas e quem é vegetariano? Também é possível adotar um prato saudável.

Aos adeptos do modelo, que vem crescendo cada vez mais, existem mudanças, mas independente delas, você também seguirá uma alimentação saudável.

É preciso seguir um equilíbrio correto para não faltar nenhum nutriente.

Além disso, a dieta vegetariana apresenta muitos benefícios, como consumir alimentos frescos e orgânicos, ter uma digestão sem preocupações e mais disposição e energia para encarar o dia-a-dia.

E a quantidade?

Não existe regra quanto a quantidade ideal que devemos comer, pois cada pessoa tem sua individualidade, assim como existe no sexo, idade e na prática de atividade física.

 

Gostaram das dicas? Lembre-se de que tudo em excesso faz mal. Em caso de dúvidas, consulte uma nutricionista.

Priorizar um prato saudável é garantia de maior saúde e disposição no dia-a-dia.

 

*Texto contou com a ajuda da nutricionista Paula Honda, da Liv Up.

 

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