Nutri explica dieta para quem tem gordura no fígado

alimentação dieta para quem tem gordura no fígado

Uma das funções vitais do fígado é receber os nutrientes que ingerimos através do intestino e, assim, transformá-los em glicose e glicogênio, que são as principais fontes de energia para o nosso organismo. É justamente por conta da importância desse órgão que ele merece atenção especial. Aliás, existe dieta para quem tem gordura no fígado, ou esteatose hepática. Sabia?

Convidamos a nutricionista Júlia Canabarro para nos ajudar a entender melhor essa condição e as peculiaridades de uma dieta direcionada para quem precisa desse cuidado. Afinal de contas, o que causa gordura no fígado? Existe tratamento para gordura no fígado? Acompanhe para saber mais e aprenda também a como diminuir gordura no fígado. 

Qual a melhor dieta para quem tem gordura no fígado?

Antes de qualquer coisa, é bacana compreender o que é e como essa condição de saúde se desenvolve. “Também bastante conhecida como gordura no fígado, a esteatose hepática é uma patologia que acontece quando o tecido hepático é infiltrado por células de gordura. O excesso de peso atualmente é uma das principais causas para essa comorbidade”, explica a nutricionista Júlia, a respeito do popularmente chamado fígado gordo.

No entanto, também é importante ressaltar que não é apenas a reeducação alimentar a responsável pela melhora do quadro, apesar de ela ter um papel fundamental. Como aponta a nutricionista, a questão vai um pouco mais além e necessita muita atenção: “o tratamento para a esteatose hepática é pautado em três pontos principais: alimentação balanceada, estilo de vida saudável e a prática de atividades físicas regulares.”

Sendo parte do trio de contenção, no que diz respeito ao tipo de dieta, é possível seguir recomendações básicas e que respeitem o conceito de comida de verdade. “É importante priorizar o consumo de alimentos in natura, como hortaliças, vegetais, cereais integrais (pães e massas integrais, com grãos, por exemplo), carnes magras, queijos e leites magros ou desnatados.”, reforça a nutri. 

“E as frutas? Sem dúvidas as frutas são essenciais numa dieta saudável e equilibrada. No entanto, devem ser priorizadas frutas de baixo índice glicêmico e respeitar as porções recomendadas pelo seu nutricionista”, lembra Júlia. Agora você já sabe o que precisa ter no café da manhã para quem tem gordura no fígado, não é mesmo?

Gordura no fígado: quais os riscos à saúde?

“A esteatose gera inflamação. Se não tratada corretamente, ela pode evoluir para casos mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado. Em alguns casos pode ser necessário o transplante.”, reforça Julia. Então, apesar de ser uma gordura “invisível”, a saúde do fígado é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo em geral, por isso, todo cuidado é pouco.

Como eliminar gordura no fígado?

“O principal tratamento é o cuidado com o estilo de vida, incluindo a alimentação de qualidade associada a prática de exercícios físicos. O tratamento medicamentoso também pode ser necessário sob orientação médica” ressalta a nutricionista.

No entanto, é super essencial que os exames de rotina sejam realizados. “O diagnóstico precoce faz toda a diferença para o sucesso do tratamento, pois nesses casos existem altas chances de regredir o quadro ou estabilizá-lo”, finaliza.

Cardápio de dieta para quem tem gordura no fígado

Não há como errar quando o cardápio inclui opções naturais, fugindo dos ultraprocessados. “Geralmente, os alimentos que consideramos seguros são aqueles que chamamos de ‘comida de verdade’”, explica Júlia. Isso inclui alimentos como cita o Guia Alimentar para a População Brasileira: cereais integrais, verduras e legumes, leguminosas, frutas com casca (preferencialmente orgânicos), carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura. Também é necessário maneirar no consumo de bebida alcoólica, que não é indicado.

“Alguns compostos, como a colina e betaína, auxiliam o órgão a exportar os triglicérides para a corrente sanguínea, evitando o acúmulo de gordura. Alguns exemplos de fontes alimentares desses nutrientes são: beterraba, espinafre, farelo e gérmen de trigo, quinoa, e ovo”, acrescenta a profissional.

Além de saber o que você deve consumir para evitar o acúmulo de gordura no fígado, é importante saber quais são os alimentos que facilitam esse acúmulo e vale evitar. A nutri separou alguns exemplos:

  • Carnes com gordura (bacon, embutidos em geral, picanha, panceta, etc);
  • Aves com pele;
  • Queijos amarelos;
  • Cereais refinados (arroz branco, farinhas em excesso);
  • Alimentos industrializados (molhos prontos, macarrão instantâneo, fast food);
  • Frituras em geral;
  • Bebidas alcoólicas.

Além disso, destacamos algumas opções da Liv Up que podem te ajudar a montar um almoço para quem tem gordura no fígado ou também um jantar para quem tem gordura no fígado. E é tudo tão gostoso que você vai querer repetir, viu? Anota aí:

Arroz integral com lascas de abóbora com óleo de coco e grão de bico

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Frango croc assado, purê de mandioquinha e abobrinha grelhada

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Canja com peito de frango

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Agora que você já sabe quais alimentos encaixam na rotina de quem tem gordura no fígado, ficou fácil entender que uma vida equilibrada pode ter muito sabor, né? Aliás, pra variar a alimentação saudável da rotina, conte sempre com as refeições congeladas da Liv Up.


Júlia Sommer Canabarro nutricionista

Júlia Sommer Canabarro

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduada em Nutrição Esportiva, e pós-graduanda em Nutrição Estética, ambas pelo IPGS. Trabalha como nutricionista na Dietbox, na área de Experiência do Cliente. Também atua em consultório com foco em emagrecimento saudável e reeducação alimentar.

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