Dietas da moda: como elas podem prejudicar a sua saúde

dietas da moda

As dietas da moda como: a dieta da lua, da sopa, baseada em sucos, com restrição de carboidratos, dieta detox, jejum intermitente entre diversas outras, prometem resultados milagrosos. Contudo, muito cuidado pois é consenso que nenhum alimento, por si só, abrange todos os nutrientes necessários para suprir as necessidades individuais diárias ou que possui, isoladamente, a capacidade de emagrecer, engordar ou curar o organismo.

Por isso, tenha atenção com as dietas da moda, que podem causar transtornos alimentares e ganho de peso ainda maior, no longo prazo. Isso sem contar outros problemas sérios de saúde, como anemia, desidratação, aumento de colesterol e sobrecarga renal, entre outros. A promessa de perda rápida de peso, com algum tipo de restrição que compromete o equilíbrio alimentar, é um grande risco para a saúde.

Quer entender as razões e descobrir maneiras mais eficientes de perder peso, manter a saúde e não voltar a engordar? Confira o nosso post!

Dietas da moda e suas consequências

Seja por conta do verão ou por qualquer desejo estético, vira e mexe alguém resolve perder alguns quilos de maneira rápida, seja para ficar bem nos trajes de banho, seja para se sentir melhor com roupas mais curtas, decotadas ou ousadas.

Com esse foco, a saúde acaba ficando em segundo plano, tanto no que diz respeito à “nova” rotina alimentar escolhida, quanto pelo fato de que o objetivo não é ter um corpo mais saudável e sim visualmente mais magro.

Em casos mais extremos, por exemplo, a questão do emagrecimento está fortemente relacionada à saúde mental. Por isso, dietas restritivas podem acabar sendo ainda mais perigosas porque, a longo prazo, aumentam o risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, como bulimia, anorexia ou compulsão.

Além desse aspecto, as dietas restritivas podem causar vários problemas ao organismo, seja pela carência de nutrientes, já que todos os legumes, verduras e frutas contêm carboidratos; aumento do colesterol, em função da elevação do consumo de gorduras; e sobrecarga renal, pelo excesso de proteínas.

Vale destacar que, em muitas dietas da moda, a aparente eliminação do peso inicial é, na verdade, uma perda de líquidos que estavam acumulados no organismo. Por exemplo, cada grama de carboidrato é capaz de armazenar 3-4 g de água no organismo. Portanto, com a retirada desse nutriente o que se perde inicialmente não é gordura e sim, água que está nos músculos e fígado. Isso sem contar a redução de massa magra, que também é bastante comum.

Um dos grandes problemas dessas estratégias é que o indivíduo, normalmente, recupera todo o peso perdido logo que introduz novamente os alimentos restringidos. Assim, embora a nova dieta passe a sensação de perda de peso no começo, sem a reeducação alimentar a tendência é que todos os quilos perdidos sejam recuperados rapidamente.

Isso ocorre porque o organismo reage à privação aumentando o apetite e acumulando gordura. A redução do metabolismo é uma maneira natural do corpo se proteger em situações de carência nutricional.

Quais são as dieta da moda?

Existem tantas dietas diferentes (e malucas) divulgadas nas redes sociais que é praticamente impossível elencar todos os riscos de cada uma delas. Considerando as principais restrições que vemos por aí, é possível entender alguns dos perigos de embarcar nessas estratégias, que são:

Restrição de carboidratos

Sabemos que os carboidratos refinados não são saudáveis e que o excesso do consumo está associado ao ganho de peso. No entanto, é importante entender que existe uma enorme distância entre a quantidade de carboidratos presente em um vegetal de baixo índice glicêmico e em um pacote de pão de forma, por exemplo.

Isso não significa que o pão não deve ser consumido. Mas, se você quer ou precisa perder peso, faz sentido diminuir a quantidade. O problema é que existem algumas dietas que pregam a redução total de carboidratos. Causando todos os problemas anteriormente citados.

Para ficar claro, é importante destacar que faz sentido reduzir o consumo de carboidratos para perder peso, assim como de qualquer outro tipo de alimento, já que o que causa a perda de peso é consumir menos calorias do que você gasta em um dia. Só é preciso entender que reduzir é diferente de eliminar. E que para isso acontecer de forma saudável, você deve buscar acompanhamento com o nutricionista, o qual, vai avaliar as melhores estratégias sem que elas prejudiquem sua saúde.

Nessa categoria de redução de carboidratos estão as dietas cetogênica, Dukan, Atkins e a Low Carb. Em alguns casos, elas até podem ser eficazes, mas não arrisque por conta própria sem o acompanhamento de um profissional.

Dieta do tipo sanguíneo

Essa estratégia é um tipo de alimentação onde cada indivíduo deve se alimentar de acordo com o seu grupo sanguíneo. Supostamente, dependendo do seu tipo sanguíneo, determinados alimentos teriam maior potencial de causar obesidade.

Embora o emagrecimento e os alimentos mais indicados em cada situação específica devam ser escolhas individualizadas, nenhum estudo científico correlaciona o emagrecimento com a tipagem sanguínea. Portanto, esses são conceitos já caíram por terra há muito tempo. Mas que mesmo assim ainda gera confusão entre as pessoas.

Além disso, é importante ressaltar que esse tipo de dieta com o tempo pode causar deficiências nutricionais, anemia, constipação intestinal entre diversos outros problemas.

Dieta da sopa

A dieta da sopa é com base no consumo de sopas de legumes/ carnes magras nas refeições principais e chás, iogurtes, frutas ao longo do dia, além do alto consumo de água entre as refeições.

Embora o consumo de legumes e de proteínas presentes nos pratos seja saudável, basear toda a alimentação nessa forma de preparo, com o objetivo de perda de peso, é um equívoco, pois na maioria das vezes o que é perdido são líquidos e não gordura, como já vimos anteriormente. A monotonia do cardápio provoca déficits de vitaminas e minerais, além de poder gerar uma sobrecarga pelo excesso dos nutrientes existentes na dieta adotada. Portanto, traz malefícios para o funcionamento metabólico do corpo.

As sopas são nutritivas e podem ser excelentes escolhas alimentares. Entretanto, não é possível basear todo o plano alimentar durante algum tempo nessa forma de preparo. Até porque, já sabemos os problemas a longo prazo

+ Leia mais sobre o assunto: “Jantar sopa emagrece?”

Detox

Essa é a mais famosa das dietas, com certeza você já deve ter escutado sobre alguns famosos/celebridades fazendo ela. A intenção por trás desse conceito seria desintoxicar o organismo, eliminando as toxinas que se acumulam no organismo.

A mesma promete melhorar pele, cabelos, unha, desânimo e também a perda de peso. Assim como as outras dietas citadas, visa a restrição calórica. Para isso, a dieta se baseia na ingestão de muitos líquidos (água, chás e sopas, além de sucos com vários ingredientes naturais).

Não que esses alimentos não sejam saudáveis — pelo contrário! No entanto, é preciso ter um consumo conjunto com outras opções. Ao utilizar apenas produtos que podem causar efeito diurético, a perda de peso é ilusória.

Saiba como perder o peso de maneira saudável

Como você percebeu, dietas da moda não funcionam de forma efetiva para a perda de peso e, pior, podem causar sérios efeitos colaterais. Por essa razão, se você deseja ou precisa emagrecer, o melhor caminho é investir na alimentação saudável. Acima de tudo, priorize uma consulta com o nutricionista que é quem poderá te auxiliar da melhor forma para mudanças alimentares.

Dicas para uma alimentação saudável:

  • Reduza itens industrializados;
  • Reduza açúcares;
  • Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes ao longo do dia ;
  • Dê preferência para alimentos integrais;
  • Mastigue devagar todos os alimentos, vai te ajudar na percepção da saciedade;
  • Coma a salada primeiro;
  • Beba aproximadamente 2L de água por dia;
  • Insira atividade física no seu dia.

Quer conhecer algumas opções de alimentação balanceada, sem o risco de perda de nutrientes? Continue a visita e saiba mais sobre a dieta vegetariana.


Denise Cardoso

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada em Nutrição Vegetariana. Atualmente, em curso profissionalizante de Natural Chef.

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