Qual a diferença entre light e diet?

prateleiras com produtos light e diet

Para combater a obesidade e doenças crônicas, como diabetes, e para ter uma boa qualidade de vida e longevidade, uma dieta leve é fundamental. Em busca disso, vale entender a diferença entre light e diet, afinal, são uma boa opção dependendo da pessoa. Aliás, não é raro encontrá-los em grande escala nas prateleiras dos supermercados, e confundi-los. Mas será que é claro qual a indicação para cada um deles?

Saber a diferença entre um e outro é fundamental para descobrir qual melhor se adequa aos seus objetivos. Até 1988, no Brasil, essa categoria de alimentos era encontrada apenas em farmácias. Atualmente, indicados para a população com restrições alimentares, são cada vez mais consumidos. Confira quais as diferenças entre os alimentos diet e light e suas indicações.

Alimentos diet

A palavra diet significa que um alimento ou bebida é isento de algum nutriente. Seja ele açúcar, gordura ou sal, independentemente do número de calorias. Os alimentos diet são para fins especiais, como no caso de diabéticos ou usados em dietas em que se deve restringir um nutriente.

Diferente do que pensam, eles não estão atrelados ao controle de peso corporal. Isso porque, não, necessariamente estão isentos de açúcar em sua composição. Para manter a textura e sabor, normalmente algum outro ingrediente é incluso, como uma gordura, adoçante ou edulcorante.

São para pessoas com algum distúrbio físico, metabólico ou alguma outra disfunção. Por exemplo, hipertensos, que devem consumir produtos diet pela ausência total de sódio.

Isso não significa que o produto seja menos calórico. O chocolate diet é um bom exemplo de alimentos light e diet, pois, apesar de apresentar ausência total de açúcar, é rico em gordura, o que torna seu valor calórico elevado.

Alimentos light

A comida light, por sua vez, se refere a uma redução de no mínimo 25% de um determinado ingrediente, como gordura, sódio ou açúcar, logo, tem uma diminuição também das calorias em relação a versão convencional.

Por exemplo, um iogurte light, possui 25% a menos de açúcar e gordura comparado a sua versão tradicional.

Essa categoria de produtos é aposta para pessoas que desejam diminuir o consumo de calorias visando a perda de peso. No entanto, isso só é possível se aliado à uma dieta leve e à prática de atividades físicas regulares.

O que é mais saudável light ou diet?

Consumir alimentos diet e light não necessariamente significa uma alimentação saudável. Todo alimento modificado pode causar variações no funcionamento fisiológico do organismo.

A maioria dos alimentos com classificação light e diet são ultraprocessados e contem uma grande lista de ingredientes, que é tudo que não precisamos para o nosso dia a dia. Quando estamos falando de saúde e bem estar, a ideia principal é focar em comer comida de verdade e deixar os industrializados para momentos mais esporádicos e específicos.

Como tudo na vida, é necessário um equilíbrio entre o consumo de alimentos orgânicos e naturais de baixa calorias e os diet e light, para ter uma alimentação saudável. Portanto, o uso desses produtos depende do seu objetivo e dos verdadeiros benefícios que eles podem trazer para você.

O consumo em excesso pode causar tanto mal quanto alimentos ricos em açúcares, gorduras e sódio, por exemplo. Portanto a recomendação é consumir com moderação, mesmo que com a redução de calorias. E sempre lembrar de ler as instruções contidas no rótulo das embalagens.

Por isso, para ter uma vida saudável o ideal é ter uma dieta leve, com acompanhamento de um especialista. E reeducar o paladar para comidas mais saudáveis, dando preferência a alimentos in natura, pouco processados e que você conheça a procedência.

Conteúdo revisado por Vitoria Falcao


Nutricionista pós-graduada em bioquímica clínica e nutrição esportiva, aprimorada em transtornos alimentares e especializada em dietoterapia chinesa, nutrição ayurvedica, alimentação vegetariana e vegana e alinhamento energético.

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