Atividade Física

Você sabe o que é dor muscular de início tardio (DMIT)?

setembro 20, 2016
homem deitado de costas com uma mulher fazendo massagem nas costas dele

Por Lana Pessoa

A DOR MUSCULAR ocorre quando geramos micro lesões nos músculos durante o treino, uma vez que elas, assim como qualquer lesão, causam uma inflamação local que ativa receptor da dor.

Quando essa sensação de desconforto aparece entre 24h e 48h após o estímulo, chamamos de DMIT (dor muscular de início tardio).

Até aí, super simples, não é mesmo? Mas tem uma informação que provavelmente você não sabe: apesar da dor que causam, as micro lesões são super desejadas!

O motivo é relativamente simples. A inflamação causada pelo treino ativa o remodelador muscular. Ou seja, a inflamação estimula a adaptação daquele músculo para suportar mais carga, uma vez que o corpo entende que ele, no tamanho que se encontra, não está dando conta do recado. Esse é um dos motivos por você ficar mais forte.

Um erro bastante comum é a ingestão de anti-inflamatórios para fazer essa dor passar. Por quê? Simples: quando tomamos anti-inflamatórios, diminuímos o remodelador muscular, atrapalhando o resultado do seu treino.

Se você tomar esse tipo de remédio, você quebra o processo que tanto esperamos, desinflamando o local e não deixando maximizar o efeito do ganho de massa magra.

E aí? Você toma anti-inflamatório quando está com dor? 

Você também pode gostar

Scroll Up