Bem-estar

É possível emagrecer com saúde? Veja 7 passos para você seguir

janeiro 27, 2020
emagrecer com saúde

Provavelmente, você deve saber de casos em que pessoas perderam grande quantidade de peso, mas colocaram o bem-estar em risco. Por isso, é comum duvidar que esse processo possa ser feito de maneira saudável. No entanto, é preciso saber que é possível sim emagrecer com saúde. Quer saber como?

Reduzir os quilos na balança não basta, é necessário que o emagrecimento traga qualidade de vida. De que adianta entrar naquele jeans preferido, se não tem disposição para as tarefas do dia a dia ou se está com o organismo comprometido? Bom, neste post, contamos como você pode emagrecer com saúde em apenas alguns passos fundamentais. Vamos lá?

1. Tenha o melhor propósito

Antes de decidir emagrecer é interessante fazer uma reflexão: o principal objetivo é ficar com o corpo em forma ou ter mais saúde? Saiba que o primeiro nem sempre traz o segundo, já o contrário, sim. Quando a gente busca somente a perda de peso por beleza, nem sempre recorre ao melhor caminho e caímos em dietas restritivas e terrorismos alimentares, que nos trazem prejuízos.

Já quando escolhemos ser saudáveis acima de tudo, optamos por uma alimentação que nutre o organismo, por exercícios físicos que trazem bem-estar e por hábitos que melhoram a qualidade de vida. Nesse caso, o emagrecimento vem por consequência e assim ele é mais duradouro e tranquilo.

2. Consulte especialistas

Qualquer revista dá a você um cardápio de uma dieta pronta. No entanto, considerando que é algo padronizado e nosso organismo é tão individual, será mesmo que funciona? A resposta é não. Pode até dar algum resultado no início, mas é quase insustentável em longo prazo.

Por isso, consulte um nutricionista para fazer um menu personalizado de acordo com as suas preferências e as necessidades nutricionais do seu corpo. Além disso, passar por um check-up médico para saber se está tudo ok com a saúde e ter ajuda de um educador físico para fazer as atividades físicas corretamente são passos superimportantes.

3. Siga uma alimentação saudável

A alimentação saudável é essencial para quem quer emagrecer com saúde. Apenas privar o corpo das calorias, sem se preocupar com a qualidade dos alimentos não é a maneira correta, ainda mais se aliar ao jejum inadequado.

Sendo assim, invista em um cardápio com alimentos nutritivos, cheios de vitaminas e minerais, que realmente fazem bem e melhoram a sua relação com a comida. Legumes, verduras e frutas devem ser a base das refeições. Cereais integrais, leguminosas, carnes de todos os tipos, laticínios e ovos também fazem parte de um plano alimentar equilibrado.

Com esses ingredientes, dá para fazer diversos pratos deliciosos e saudáveis. Você verá que dá para comer bem e emagrecer sem prejudicar o seu organismo. Pelo contrário, trazendo muitos benefícios a ele.

4. Pratique atividades físicas

A prática regular de atividades físicas é necessária para um emagrecimento saudável. Esse hábito melhora o sistema cardiovascular e previne doenças. Além disso, acelera a queima calórica e tonifica os músculos, amenizando a flacidez que costuma aparecer na perda de peso.

Entre tantas modalidades disponíveis, escolha as que você mais se identifica. Pode ser as de academia, como funcional e musculação, ou ao ar livre, como pedalar e correr. O que importa é se mexer! Saiba que 30 minutos por dia já são suficientes para começar a sentir os efeitos positivos das atividades.

5. Durma bem

Sabia que dormir bem ajuda no emagrecimento? Pois é! A privação do sono estressa o organismo e faz com que ele produza hormônios que estimulam o apetite. E o pior: a vontade é de comer alimentos açucarados e gordurosos. Dessa maneira, ter boas noites de sono ajuda a controlar o apetite.

Para isso, faça uma refeição mais leve à noite, pois a digestão pesada perturba o sono. Coloque uma música relaxante ou leia um livro, desligue os aparelhos eletrônicos e desconecte-se da internet. Assim, você consegue adormecer mais rápido e sem interrupções, melhorando a qualidade do seu sono.

6. Faça boas escolhas

A vida é feita de escolhas, não é mesmo? Na nossa alimentação isso não poderia ser diferente. As boas opções nos levam ao emagrecimento com saúde. Sendo assim, faça substituições de alimentos não saudáveis pelos que têm maior qualidade nutricional.

Por exemplo, embora o refrigerante zero açúcar não tenha calorias, é cheio de aditivos químicos que não fazem bem. Já o suco natural, além de gostoso, traz vitaminas e minerais para o organismo.

Hoje em dia, é possível encontrar opções de pratos, lanches e sobremesas que são gostoso e saudáveis sendo melhores escolhas em vez de alimentos cheios de calorias e com poucos nutrientes.

7. Tenha paciência

Paciência é o que mais a gente precisa, se quiser ter um emagrecimento saudável. Sabemos que a ansiedade é grande para ver logo os resultados, ter mais qualidade de vida e bem-estar. No entanto, como fala o ditado: a pressa é a inimiga da perfeição. O seu corpo precisa de tempo para se adaptar aos novos hábitos e a mente também necessita acostumar com a novidade.

Perder peso é um processo de adaptação tanto fisiológico quanto mental. Dessa maneira, o ideal é focar em se alimentar da forma adequada, praticar atividades físicas e dormir bem. Logo, logo você verá que os resultados começarão a aparecer. O mais interessante é que serão duradouros, pois um emagrecimento lento permite adquirir e manter bons hábitos de vida.

Lembrando que para emagrecer com saúde é preciso ter disciplina. Mudar os hábitos não é fácil, mas necessário quando se trata da perda de peso. Persista por alguns dias, respeite os seus limites e permita-se ter um melhor relacionamento com a comida. Ela não é sua inimiga, pelo contrário, você deve considerá-la uma aliada que nutre o seu corpo. Assim, fica mais fácil fazer boas escolhas alimentares e adotar um estilo de vida mais saudável.

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