O que é endorfina e como estimular no dia a dia?
Você já deve ter ouvido alguns conselhos como: “pratique atividade física pois ela ajudar a liberar endorfina” ou, “saboreie sua comida favorita pois isso te deixa feliz e libera endorfina”. Mas, o que exatamente é a endorfina e de que modo podemos aproveitar seus benefícios? Continue acompanhando a leitura para descobrir mais sobre esse poderoso hormônio do bem.
O que é endorfina?
Em síntese, a endorfina é um neurotransmissor responsável por todos os momentos de felicidade, amor e satisfação que sentimos. É uma substância natural produzida pelo cérebro (na glândula hipófise – retirar). Sua denominação se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico).
A sensação de bem-estar do corpo é, portanto, proveniente dessa substância. Vale lembrar que há quatro substâncias químicas naturais no nosso corpo. Sãos denominadas, assim de “o quarteto da felicidade”: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.
Qual é a função da endorfina?
A endorfina tem uma ação de prazer. Por isso, ao ser liberada, estimula a sensação de alegria, conforto, satisfação, melhora o estado de humor e aumenta o bem-estar. Durante uma atividade física, por exemplo, o processo de produção e liberação da endorfina pela cérebro acontece durante e depois da atividade física, por isso as vezes é tão difícil começar uma atividade física, mas depois de um tempo ela se torna tão prazerosa.
A substância também atua no humor, controlando problemas emocionais como estresse, ansiedade e até quadros de depressão.
O que fazer para liberar endorfina?
Se a endorfina tem tudo a ver com felicidade e bem-estar, para produzir endorfina no dia a dia é simples: basta desfrutarmos de alguns momentos de alegria fazendo algo que gostamos muito, como viajar, sair com os amigos e comer uma boa comida. Quer mais dicas? Veja essas:
Use o poder do chocolate
O chocolate estimula a liberação de neurotransmissores relacionados com o bem-estar, e por isso a pessoa se sente mais feliz. Mas nada de comer uma barra de chocolate inteiro, ok? A dica é comer um quadradinho por dia. Dê preferência aos chocolates com pelo menos 70% de cacau em sua composição, já que esse tipo de chocolate tem menos gordura e açúcar.
Cerca de 20g por dia é indicado para termos os benefícios do cacau e ainda desfrutarmos da ação desse neutotransmissor.
Alimente-se bem
A alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes nos dá mais energia e nos torna menos suscetíveis a doenças como obesidade, câncer, diabetes e hipertensão. Banana, aveia, abacate e ovos, por exemplo, são fontes excelentes de disposição, energia e bem-estar.
Aproveite para caprichar no preparo dos seus pratos e torná-los bem bonitos e coloridos, pois isso também estimula a sensação de prazer visual, e logo, temos novamente a ação da endorfina.
Aproveite para conhecer o mercado saudável da Liv Up 🙂
Sorria mais
Sim, sorrir e dar boas gargalhadas pode garantir bons momentos de felicidade. Pesquisas mostram que quando uma pessoa sorri, o organismo libera endorfina, levando à sensação de tranquilidade e bem-estar.
Além disso, favorece a circulação sanguínea, ajudando no combate ao estresse. Por isso, é muito comum vermos grupos de palhaços visitando hospitais para alegrar as pessoas que ali se encontram internadas, minimizando os efeitos da doença.
Sexo libera endorfina
Na relação sexual, o corpo produz várias substâncias entre neurotransmissores e hormônios. Uma delas é a endorfina. Além disso, o sexo é uma excelente atividade física que, além de queimar calorias, tonifica os músculos do corpo. Mas vale lembrar: o sexo apresenta esses benefícios e muitos outros quando as relações sexuais são satisfatórias, regulares e com quem nos sentimos bem!
Fácil produzir endorfina, não? “Bora” seguir as dicas acima e ser feliz!
Conteúdo revisado por Vitoria FalcaoNutricionista pós-graduada em bioquímica clínica e nutrição esportiva, aprimorada em transtornos alimentares e especializada em dietoterapia chinesa, nutrição ayurvedica, alimentação vegetariana e vegana e alinhamento energético. |