Fato ou fake: esquentar comida no microondas faz mal?
Quem nunca leu por aí ou escutou de alguém que esquentar comida no microondas faz mal? Mesmo sendo o herói na rotina de muita gente, o microondas recebe a fama de vilão. Na maioria dos casos, essa ideia entra na categoria dos mitos, assim como a história de que faz mal comer manga e tomar leite (apesar de realmente não ser a melhor combinação pro paladar).
A seguir, te explicamos direitinho o que faz mal ou não, além de alguns cuidados no que se refere ao processo de preparo e aquecimento dos alimentos. Vem com a Liv Up!
Esquentar comida no microondas faz mal?
Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, não é verdade que aquecer alimentos no microondas faz mal à saúde ou que é perigoso esquentar comida no microondas. Muito se fala nestes assuntos pelo fato do aparelho utilizar a radiação para aquecer os alimentos. E a radiação é uma palavra que assusta muito as pessoas, já que não faz parte do nosso dia a dia, né? Pois isso também não é verdade.
O tipo de radiação utilizada pelo microondas é a eletromagnética de baixa frequência, que é a mesma presente em lâmpadas e rádios. Então, por mais que a palavra possa assustar ou dar a ideia de que irá prejudicar a comida e a nossa saúde, ela é inofensiva ao organismo humano e à saúde dos alimentos. Então se alguém te perguntar o que a radiação do microondas pode causar, a resposta é: comida quentinha.
Felizmente para quem precisa de praticidade no dia a dia, essa informação não passa de um mito. De acordo com a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), se o aparelho for utilizado de acordo com as instruções do fabricante, não há qualquer perigo ou malefício ao utilizá-lo para esquentar sua comida. Então aquele esquema de marmitas que você tanto gosta pode seguir firme e forte, viu?
Ah, e caso você não tenha conseguido implementar o preparo de marmitas nas refeições do dia a dia porque simplesmente não consegue tempo para fazer tudo ou porque acha chato ter toda essa mão de obra, a Liv Up tem a solução para você. Temos uma linha marmitas também organizada por kits, onde você decide como montar sua rotina de refeições da maneira mais prática, saudável e gostosa possível.
Como esquentar comida no microondas do jeito certo?
Antes de mais nada, você deve sempre seguir as instruções que o fabricante esclarece e exemplifica no manual do eletrodoméstico, pois assim já evita grande parte das possíveis complicações. Depois disso, no caso de alimentos industrializados congelados, há o indicativo de tempo e potência justamente na embalagem de cada para que você tenha o informativo ideal de como aquecê-los ou descongelá-los.
No caso de alimentos caseiros, procure sempre colocá-los em um prato para que possa aquecer de maneira uniforme. Enquanto para as marmitas procure deixar a tampa (ou a proteção que vem junto com o microondas) por cima do pote para evitar que o conteúdo fique muito seco.
O que não pode esquentar no microondas?
Quando falamos de alimentos, não há nenhum que de fato tenha alguma restrição ao aquecer no microondas quando tratamos da integridade. No entanto, há alimentos que não são ideais por conta da textura, por exemplo. Na maioria dos casos, tem menos a ver com o microondas e mais a ver com o congelamento dos alimentos. Afinal, existem técnicas que ajudam a preservar melhor o sabor e outras propriedades.
E quando falamos de materiais, existe uma seleção limitada de elementos que podem ser usados no microondas para aquecer sua refeição ou preparar suas refeições.
Veja o que não pode esquentar no microondas:
- Metais;
- Madeira;
- Isopor;
- Garrafas térmicas;
- Alguns tipos de plásticos;
- Alumínio;
- Sacos e sacolas comuns;
No caso dos materiais citados, estes não reagem bem com o processo de aquecimento que o microondas utiliza, sendo perigoso em vários casos – podendo danificar o eletrodoméstico, o recipiente utilizado para aquecer e até mesmo gerar incêndios. Melhor não arriscar, né?
Além disso, alguns tipos de plástico podem liberar substâncias nocivas quando aquecidos. Pois é, a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos são algumas delas. O problema é que o BPA e os ftalatos são conhecidos por imitar hormônios humanos, o que pode causar alterações na tireoide, no processo de puberdade e no desenvolvimento fetal. Já a presença de dioxinas no plástico pode prejudicar o sistema imunológico e reprodutivo.
E não para por aí: os ftalatos também podem estar relacionados ao aumento do risco de alguns tipos de câncer. Por isso, é importante ficar atento aos plásticos que usamos e só destinar ao microondas aqueles indicados para esse tipo de utilização.
Quais alimentos não pode ir no microondas:
- Ovo inteiro;
- Vegetais inteiros;
- Salsichas e linguiças inteiras;
- Folhas de vegetal.
- Óleo;
- Água;
Em relação aos alimentos citados, alguns deles possuem uma característica bem marcante, que é a possibilidade de explodir. Como o ovo, alguns vegetais crus e algumas carnes embutidas possuem uma “proteção” (a casca do ovo, a casca dos vegetais e a película dos embutidos), o calor pode ser excessivo e gerar pressão a ponto de causar explosão dos alimentos. Já as folhas murcham e perdem nutrientes.
Refeições: esquentar comida no microondas perde nutrientes?
Quando utilizado corretamente, o microondas não causa perda significativa de nutrientes ou danifica a estrutura molecular dos alimentos. No entanto, se utilizado por longos períodos de tempo ou com potência e calor excessivos, o eletrodoméstico pode causar essa perda de qualidade, principalmente nas verduras folheadas.
A quantidade de nutrientes perdidos pode variar dependendo do tempo de aquecimento, do tipo de alimento e da forma como ele é preparado. Alguns nutrientes, por exemplo a vitamina C, podem ser sensíveis ao calor e podem ser perdidos durante o processo de aquecimento, seja ele feito no microondas ou não.
5 maneiras de usar o microondas ao seu favor
O microondas é um excelente aliado, portanto seu uso (quando bem feito) é muito bem-vindo. Aliás, é ferramenta necessária para quem adere às marmitas saudáveis que a Liv Up fornece, por exemplo.
Separamos alguns exemplos de como colocá-lo para trabalhar a seu favor, anota aí:
- Descongelar carnes: apertou o tempo na cozinha? Ele é seu melhor amigo: use o recurso para descongelar alimentos rapidamente. Ah, e lembre de virá-los ocasionalmente para garantir que eles descongelem de maneira uniforme.
- Preparar um lanchinho da tarde da Liv Up: quando bate a fome e você não quer perder o equilíbrio no meu, vale sempre recorrer a snack ou salgado fitness da Liv Up. Tem pão de queijo low carb, tortinha de legumes, croissant e crepioca.
- Torrar castanhas e coco: sabia que dá para torrar castanhas e coco em um tempo recorde usando o micro-ondas? Isso mesmo! Em apenas 2 ou 3 minutos na potência máxima, você consegue deixá-los crocantes e deliciosos, sem precisar esperar o tempo que seria necessário no forno convencional. É uma opção superprática para quem quer desfrutar dessas gostosuras rapidinho!
- Aprontar aquela pipoquinha: em vez de usar pipocas industrializadas cheias de manteiga e sal, coloque um punhado de grãos de milho em um recipiente para microondas e aqueça por alguns minutos. Essa opção é mais saudável e permite que você adicione seus próprios temperos naturais.
- Aquecer a sua marmita delícia da Liv Up: fica tudo pronto em minutos, não suja louça e é gostoso demais. Você escolhe seus favoritos e depois é só aquecer no microondas, fácil assim!
Gostou das dicas? Então agora que você sabe que esquentar comida no microondas da maneira correta não faz mal, é só correr pro site da Liv Up e montar seu cardápio sem medo de ser feliz. É comida de verdade, com ingredientes selecionados e muuuuito sabor.