Existem snacks que não engordam?

snacks que não engordam

Um bom acervo de snacks pode ser um grande aliado de quem tem uma vida agitada e pouco tempo. Melhor ainda, se forem opções saudáveis, que saciam a fome e mantêm a alimentação equilibrada. Mas, por fim, existem mesmo snacks que não engordam ou prejudicam a saúde?

A dúvida é comum, afinal de contas, esses lanchinhos nem sempre são exatamente os alimentos mais nutritivos. Fazer pequenas refeições ao longo do dia, para enganar a fome, é uma prática bastante corriqueira. Mais que isso, até encorajada. Consumir porções menores entre as refeições principais evita que se coma em dobro mais tarde, e ajuda a manter o metabolismo mais rápido. 

Mas, para que esses benefícios sejam mantidos, é importante investir naqueles que não são ricos em calorias ou ultraprocessados. Normalmente, o que torna um snack ruim, do ponto de vista nutricional, é o fato de que contêm altos níveis de sódio e gordura saturada ou trans. Além disso, muitos levam corantes, conservantes, aditivos e outros ingredientes prejudiciais à saúde.

Essas opções, como por exemplo salgadinhos e biscoitos recheados, possuem pouquíssimos nutrientes e têm menor poder de saciedade. Pra contornar esse problema, inclua proteínas, fibras, carboidratos complexos e gorduras boas nos seus lanches. 

Os snacks saudáveis

Uma das melhores estratégias na hora de se alimentar é variar nas escolhas, pois alimentos diferentes apresentam nutrientes diferentes. Com opções diversificadas, é possível ter acesso a tudo que seu corpo precisa. Fica ainda mais fácil se encontramos lanchinhos saborosos. Afinal, a probabilidade de conseguirmos manter uma alimentação equilibrada aumenta quando ela inclui alimentos que agradam também ao paladar.

Felizmente, existem opções que, além de saciarem a fome, possuem nutrientes balanceados e contribuem para uma alimentação equilibrada.

Confira a seguir algumas de snacks saudáveis e seus benefícios à saúde:

Mix de oleaginosas: nozes, amêndoas e castanhas-do-pará são excelentes fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais. São alimentos com ação antioxidante, anti-inflamatórias e anticancerígenas. Graças aos ácidos graxos presentes em sua composição, aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. São fáceis de transportar, e, por isso, muito práticas. Seu consumo deve ser moderado, pois são bastante calóricas. Além disso, por serem ricas em fibras alimentares, devem ser ingeridas acompanhadas de bastante água. 

Saladas de frutas: prática e deliciosa, essa receita contém alto teor de frutose – um açúcar natural que fornece energia e disposição.

Por serem ricas em fibras, as frutas ajudam na digestão, proporcionam sensação de saciedade, além de prover ao corpo muitas vitaminas e minerais. Quanto mais variadas as porções, mais variados os benefícios – entre eles o combate à depressão e à retenção de líquido. Uma das versões mais básicas leva banana, maçã, laranja, abacaxi e suco de fruta. Deliciosa, simples e saudável.

Chips de vegetais: seja ele preparado com batata-doce, beterraba, abobrinha, mandioquinha, cenoura, entre outros, esse tipo de snack é um dos mais populares entre as opções salgadas. Dê preferência sempre aos assados. Além de saborosos, oferecem crocância e são práticos para carregar na bolsa. 

Sanduíches naturais: para quem precisa de lanches mais completos e reforçados, os sanduíches integrais e naturais são perfeitos. São snacks reforçados, que oferecem saciedade e energia por um tempo mais prolongado. 

Eles permitem combinações diversas, mas para que sejam saudáveis, devem levar pães integrais e ricos em grãos e fibras, e proteínas magras, como ricota e peito de frango desfiado. Não esqueça de adicionar vegetais, como cenoura ralada e alface, para acrescentar mais sabor e saúde ao prato. 

Crepioca: bastante conhecida entre o público fitness, a tapioca é queridinha de muitos que buscam uma alimentação mais leve. Como é feita de mandioca, tem baixo teor de sódio, não possui gordura nem glúten. Unida ao ovo, forma a prática receita de crepioca, que possui vitaminas do complexo B, como B1, B6 e ácido fólico, ferro e cálcio. A receita combina com uma infinidade de recheios. Dê preferência, é claro, por aqueles mais saudáveis e nutritivos. 

Suco verde: esse é um alimento com muitas funções e benefícios para o corpo. Ajuda a eliminar toxinas, diminui a retenção de líquidos, fortalece o sistema imunológico e fornece energia. Além de refrescante e saboroso, tem um preparo bastante simples na maioria das receitas. Para quem não tem tempo ou como preparar fora de casa, existem opções já prontas bastante saudáveis. 

Quantos snacks posso consumir?

É importante lembrar, ainda, que segundo as recomendações nutricionais, as refeições principais devem conter de 20% a 35% do total de calorias diárias. Assim, os lanches devem representar de 5% a 15% desse montante. Mais importante que somente o valor calórico, é essencial escolher alimentos que sejam nutritivos. Afinal, mesmo com pouco tempo, é possível se alimentar de forma saudável — basta realizar boas escolhas. 

Os snacks da Liv Up

Os snacks oferecidos pela Liv Up estão disponíveis em duas versões: doces e salgados. 

Estão disponíveis em duas versões, os doces e os salgados. São lanchinhos saudáveis e super saborosos, preparados com ingredientes naturais, frescos e de qualidade. Os doces são produzidos com diferentes mix de frutas secas e oleaginosas. Os salgados possuem ingredientes e temperos variados, de chips de legumes a empadinhas. Existem, ainda, opções vegetarianas e veganas, indicadas para quem possui restrições alimentares, como intolerância à lactose. 

Bateu vontade de um lanchinho? Você encontra essas e outras opções de snacks salgados e doces no nosso cardápio. Assim, você não corre o risco de sentir fome ou ter baixa energia ao longo do dia – tudo isso, sem fugir de um cardápio saudável. 

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