10 frutas brasileiras diferentes para surpreender o paladar
Que o Brasil tem uma das maiores biodiversidades do planeta, todo mundo sabe. Mas o que muita gente ainda não conhece são as frutas brasileiras nativas. Aliás, é comum acreditar que itens bem populares, como a manga por exemplo, entram na lista, quando na verdade elas foram apenas trazidas pra cá. Acredita?
A verdade é que é quase impossível conhecer todas as variedades de um país com uma flora tão grande, mas a seguir listamos 10 frutas brasileiras exóticas e também te contamos quais frutas tropicais parecem muito brasucas, mas não são!
Quais são as frutas brasileiras?
Na hora de variar o cardápio, dá pra ir muito além da laranja, banana e maçã. Isso porque existem muitas frutas desconhecidas ou não tão populares, igualmente saborosas e nutritivas.
Vem descobrir outras delícias!
Graviola
Dentre as frutas do nordeste das regiões litorâneas, a graviola é conhecida, mas pouco consumida no país. E olha que opções não faltam: por ser aromática e docinha, ela é ingrediente para o preparo de sucos, licores, sorvetes e também pode ser consumida in natura.
Jenipapo
Com nome científico de Genipa americana, ela é o fruto do jenipapeiro, uma árvore nativa da Amazônia e também da Mata Atlântica. E quando o assunto é saúde ela manda bem: contém vitamina C e B, ferro e cálcio. Dá pra comer purinha, ou então usar no preparo de doces e sucos.
Jatobá
Este é um fruto típico do nosso cerrado, encontrado na Bahia, Mato Grosso do Sul, Piauí, São Paulo e Goiás. Além de comer o fruto in natura, ele pode virar farinha – usada para o preparo de pães, bolos, mingaus e outras receitinhas. Além disso, ele é rico em ferro, potássio, fósforo e vitamina C, além de ser considerado um energético natural.
Cambuci
Tem um formato exótico, um sabor ácido, mas é super versátil. Essa fruta que parece um disco voador é característica do Sudeste brasileiro. Ah, e ela é tão bacana que existe até uma rota gastronômica do cambuci para divulgar e promover as maravilhas desse alimento. Ele pode ser usado para consumo in natura, em saladas de frutas, sucos, vitaminas, geleias, compotas, chá e ainda fabricação de cosméticos.
Cupuaçu
Se você ainda não conhece o cupuaçu, então chegou a hora de experimentar! E estamos falando de um ingrediente zero desperdício, pois dele tudo se aproveita, até as sementes. Aliás, são elas que dão origem aos produtos mais famosos feitos do cupuaçu, como o cupulate, um doce que remete ao chocolate no sabor e na textura. Entre os seus nutrientes estão o cálcio, o magnésio, o potássio e as vitaminas do complexo B e C.
Cajá
De casca lisa e amarelada, é utilizada como alimento e também pelas suas propriedades medicinais. Os frutos são apreciados principalmente pelo sabor incrível da sua polpa levemente ácida. Seu consumo traz benefícios à saúde, graças às fibras alimentares, vitamina C e minerais como o ferro, cálcio e fósforo.
Bastante popular no Nordeste, essa fruta apresenta três variedades:
- Cajá-manga: fruto grande e cheio de espinhos;
- Cajá-mirim: menorzinho, mas com sabor semelhante ao do cajá-manga;
- Umbu-cajá: um híbrido do umbu com o cajá.
Fisális
Nativa de regiões quentes e subtropicais em todo o mundo, tem fisális aqui no Brasil, principalmente na Amazônia. Esse frutinho alaranjado e pequeno, é rico em vitamina A, C e B, antioxidantes e outros nutrientes bacanas. Na culinária, traz um gostinho especial em saladas, doces, licores e iogurtes.
Buriti
Existem duas espécies encontradas aqui no Brasil: Mauritia flexuosa, característico da Amazônia; e o Trithrinax brasiliensis, uma espécie de palmeira raríssima encontrada no Rio Grande do Sul.
Seu fruto é rico nas vitaminas A, B e C, mas também cálcio e proteínas. Na hora de usar e abusar do buriti, ideias não faltam. Ele vira doce, suco, picolé, licor e sobremesas. Rende também um óleo com valor medicinal, usando como vermífugo, cicatrizante e energético. Por fim, é ingrediente para diversos produtos de beleza, como cremes, xampus e sabonetes suuuper aromáticos.
Jabuticaba branca
A jabuticaba é uma espécie nativa bem conhecida e certamente está entre as frutas brasileiras mais consumidas, embora muita gente não conheça sua variedade, a jabuticaba branca. Esse fruto continua verde mesmo depois de maduro, além disso, fornece vitamina B e C, ferro, fósforo e outros minerais.
Cagaita
Originário do cerrado brasileiro, o fruto da cagaiteira tem um gostinho ácido, poucas calorias, além de propriedades laxativas e quantidades bacanas de vitamina C, e antioxidantes. Vai bem em sucos, assim como picolés, doces e sorvetes.
3 frutas que não são nativas do Brasil
Você sabia que algumas das frutas mais amadas e consumidas no país – que muita gente acredita serem brasileiras – na verdade, são simplesmente espécies que se adaptaram bem ao nosso clima? Aliás, da lista de mais consumidos no Brasil, apenas três frutos são nativos: o abacaxi, a goiaba e o maracujá.
Ou seja, outras espécies tropicais como a manga, abacate e banana, que até remetem à nossa cultura, são originais de outros continentes.