Frutas de Natal: 10 opções pra uma ceia saborosa
O período de final de ano, além das celebrações, é marcado por pratos especiais e bem característicos, não é? Reunir a família e amigos ao redor da mesa é um momento super esperado. E entre as delícias, não podem faltar opções como peru, panetone e, é claro, as frutas natalinas.
Para além da divisão de opiniões sobre as passas, existem outros itens em alta nessa época do ano. Que tal aproveitar a sazonalidade para comer bem e levar frutas natalinas brasileiras e um colorido a mais para os pratos? Vem com a gente!
Quais são as frutas de Natal?
A época de natal traz junto dela refeições deliciosas e, na maioria das vezes, elas vêm um pouco mais festivas do que estamos acostumados a comer no dia a dia.
Além da sua variedade e do sabor incomparável, as frutas natalinas servem para ajudar também a balancear essas refeições, seja ao agregá-las nos pratos salgados ou utilizando-as na sobremesa. Separamos uma listinha com algumas opções de frutas para uma ceia de natal simples no preparo e super deliciosas que não podem faltar na sua mesa agora no final de ano. Bora lá?
Cereja
Apesar de não ser característica brasileira, a cereja é uma ótima adição à nossa culinária, pois é rica em vitaminas A, B e C, boa fonte de minerais e de fibras alimentares. Versátil, a fruta vermelha pode ser utilizada na preparação de sobremesas e também de pratos salgados, servindo como calda para carnes em opções exóticas e agridoces, por exemplo. Dê uma chance para essa iguaria de origem asiática, principalmente na finalização dos pratos.
Uva-passa
Uma das principais frutas do natal, essa versão da uva normal passa por um processo de desidratação bem específico. Geralmente sendo utilizadas as uvas Thompson e Moscatel, para que se chegue na uva passa, é necessário deixar a fruta ao sol de duas a três semanas, você sabia? Segue sendo elencada como umas das principais frutas secas natalinas, mas como ela contém muito açúcar, a uva passa precisa ser consumida com moderação.
Lichia
Pelo fato da sua colheita acontecer entre novembro e janeiro, a lichia se popularizou na gastronomia brasileira como característica das refeições de final de ano, se tornando assim uma fruta natalina. Carregada de potássio, vitamina C e cálcio, é fácil de aplicar nas mais diversas situações, desde bebidas refrescantes para conciliar com o verão brasileiro até nas receitas de doces e compotas. Se você quiser inovar, há ainda receitas de bebidas deliciosas com lichia. Procure essa fruta para arrasar nas confraternizações.
Romã
Popularmente conhecida por fazer parte de diversas simpatias no final de ano, a romã é originária do continente asiático, se fazendo também presente na região mediterrânea, mas tem ficado cada vez mais comum aqui no Brasil. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias bem conhecidas, sendo inclusive utilizada em tratamentos alternativos de alguns quadros clínicos. Para surpreender até mesmo o chef, a romã pode ser a base de geléias, molhos, sucos, doces e até opções de drinks natalinos. Delícia pura!
Ameixa
Essa é uma das mais famosas composições de sobremesas e sucos aqui no país. Ela provém vários benefícios para a saúde pois é rica em fibras, contribuindo para um melhor funcionamento do sistema digestivo, além de ser fonte das vitaminas A, C e K. Apesar de doce, é rotineiramente adicionada a pratos salgados por casar bem e trazer novos sabores às refeições, principalmente nessas épocas festivas de final de ano, sendo uma das principais frutas para ceia de natal.
Damasco
Seja em sua forma natural como desidratada, o damasco é muito presente na gastronomia brasileira e nas comemorações de final de ano não é diferente. Muito utilizada em pratos doces e salgados, tem essa característica de fruta natalina pois tem sua safra entre os meses de dezembro e março. Além de um excelente companheiro de pavês e queijos, pode ser usado até mesmo em drinks. Benefícios como bom fornecedor das vitaminas A e C e boa fonte de fibras são chamarizes extras e que são sempre muito bem-vindos.
Figo
Sendo uma das primeiras frutas cultivadas na história da humanidade, o figo é muito versátil e pode fazer parte de caldas, geléias, molhos, bolos, compotas, tábuas, sobremesas e até mesmo pratos salgados. Sua fama não é apenas pela sua versatilidade, mas também pelos seus benefícios nutricionais: alimento rico em fibras, vitaminas A, B1, B2, K, C e E e o seu alto poder antioxidante.
Framboesa
Tendo altos níveis de vitamina C, apresentando vitamina K e manganês, a fruta traz também benefícios pelos efeitos de ação antioxidante e anti-inflamatório. É uma excelente adição aos mais variados pratos, pois pode compor sucos, drinks, sobremesas, caldas e é também muuuuito gostosa quando consumida pura. Desde um sorvete com calda de framboesa até uma cumbuca cheia dessa fruta fresca servem como itens de sucesso em um menu de final de ano.
Tâmara
A tâmara é outra figurinha carimbada nas refeições natalinas, podendo até ser uma das frutas de natal secas, já que também pode ser desidratada, tal qual a uva passa. Por seu alto nível de açúcar, pode ser substituta do açúcar refinado em dietas e principalmente compor as mais variadas sobremesas. Também é conhecida por ajudar a manter o organismo regulado, já que contém as vitaminas A, B e K, ácido fólico, cálcio, ferro, minerais e manganês.
Pêssego
Presente não apenas na refeição, mas também na decoração da mesa, o pêssego é ingrediente clássico e uma das principais frutas para a ceia à noite. Além de contribuir para a saúde sendo agente do melhor funcionamento intestinal, a fruta possui vitaminas A e C e até mesmo proteína. Além de drinks e sucos, o pêssego em calda é muito utilizado como sobremesa por seu gosto inconfundível.
Como servir as frutas de Natal?
Existem diversas maneiras de incorporar as frutas natalinas à mesa, viu? Das bebidas aos grelhados, esses alimentos fazem bonito e ainda emprestam seu sabor, trazendo aquele gostinho de quero mais. Anote aí algumas ideias que vão surpreender seus convidados:
- In natura: Lave bem as frutas, descasque-as e corte-as (para facilitar o consumo). Em seguida, selecione uma tábua ou travessa para colocar as frutas já prontas, organizando conforme sua preferência. Lindo e prático!
- Em calda: Depende da fruta e do resultado desejado. O processo de transformar a fruta em calda ou compota pode incluir a fruta picada com ou sem casca, em um recipiente de alumínio ou de vidro, sem nenhum adicional ou com calda de açúcar sobreposta. Depois, basta utilizar o cozimento conforme indicado e saborear!
- Nas receitas salgadas: super versáteis, as frutas podem fazer parte de receitas doces e salgadas. Afinal, elas trazem seus sabores marcantes e únicos de forma saudável para o prato.
- Na salada: O jeito perfeito de dar um toque ainda mais gostoso e saudável ainda para a sua salada. Não se prenda à ideia de salada só leva folhas e hortaliças, aproveite a explosão de sabor que unir frutas à sua salada podem trazer para o seu cardápio.
- Em bebidas: unindo o útil ao agradável, aproveite que a época de final de ano acontece no verão brasileiro e faça sucos e drinks refrescantes com as frutas. Caipirinhas e clericots são comuns nas festividades, além de preparar coquetéis sem álcool.
As frutas natalinas são uma maneira criativa e saborosa de trazer mais nutrientes para o seu prato. E como descomplicar a alimentação saudável é assunto por aqui o ano todo, temos opções gostosas e nutritivas que facilitam sua rotina te esperando no site.