Alimentação Saudável

Granola: o que é, como comer e seus benefícios

abril 30, 2020
granola

Se você está começando agora a mudar sua alimentação e buscando uma vida mais saudável ou se já é adepto de uma dieta equilibrada, já deve ter visto várias receitas e opções de lanches com granola. Antes comum apenas no café da manhã de hotéis, hoje ela já se popularizou nas gôndolas dos supermercados, casas de cereais e na mesa daqueles que querem refeições mais nutritivas e balanceadas.

Então, esse artigo foi pensado exclusivamente para esclarecer as principais dúvidas sobre esse superalimento. Confira a seguir porque ele pode e deve fazer parte do seu dia a dia. Vamos lá?

O que é granola

A granola é basicamente um mix de frutas secas (banana passa e uva), cereais (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, floco de arroz e floco de milho) e oleaginosas (amêndoas, castanhas e nozes). É composta por carboidratos e tem a função de fornecer a energia necessária para o corpo.

Benefícios desse alimento

Como a granola é composta principalmente por carboidratos provenientes de cereais integrais, sementes e grãos, ela apresenta menor índice glicêmico. Assim, favorece o aumento da glicemia mais lentamente no sangue. Isso, se comparada a outras fontes de carboidratos simples, como o açúcar refinado – presente não só no açucareiro, mas em bebidas prontas e alimentos ultra processados.

Outro benefício importante da granola é a quantidade de fibras alimentares. As fibras ajudam no bom trânsito intestinal, auxiliando na melhora da constipação. Além disso, atuam na manutenção das bactérias boas que fazem parte da microbiota intestinal. Também ajudam a manter a saciedade, diminuindo a fome entre as refeições.

No mix de ingredientes que compõem a granola estão presentes minerais importantes inclusive, para o sistema imunológico. Entre eles, fósforo (auxilia na formação de ossos e dentes), e selênio, com ação antioxidante e necessário para a função da glândula tireoide.

Granola ajuda a emagrecer?

Sim, desde que você mantenha uma alimentação regular no dia a dia. Aliás, ingerindo, inclusive, bastante água, pois a granola é rica em fibras. As fibras vão ajudar a controlar a saciedade por um tempo maior. Ou seja, fazer com que você tenha menos fome.

Toda granola é saudável?

Não necessariamente. Por isso, é importante verificar a embalagem do produto e conferir os componentes nutricionais. Se houver muito acréscimo de sal e açúcar, ela pode ser prejudicial ao funcionamento do organismo. Granola saudável é aquela rica em fibras e com pouca quantidade de açúcar.

Quanto posso consumir por dia?

Em média, a dica é consumir em torna de 40g de granola por dia – em outras palavras, umas 4 colheres de sopa. Mas sempre é indicado se consultar com um nutricionista primeiro antes de incluir esse e outros alimentos na sua dieta. É possível comer todos os dias, basta dosar a quantidade diária nas refeições.

Granola salgada X granola doce

Existe a granola doce e a salgada. A doce é a mais conhecida. É composta, como já citado anteriormente, por um mix de frutas secas, cereais e oleaginosas. Mas é possível obter a versão salgada. Nela, são usados sementes de abóbora, girassol, linhaça, gergelim e chia, por exemplo, além de temperos como salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, entre outros.

A receita de preparo é simples. Primeiramente, unte uma frigideira com um pouco de azeite e misture todos os ingredientes indicados acima. Acrescente, em seguida, um pouco de lemon pepper e está pronta a versão salgada. Ela também pode ser usada para temperar saladas.

Granola pode engordar?

Sim, se você não souber controlar a quantidade diária permitida de consumo do alimento. Ela é rica em carboidratos e, em excesso, pode se transformar em gordura corporal.

Como consumir a granola

Como a granola fornece energia, a dica é substituir alimentos do café da manhã ricos em carboidratos (pães, torradas e bolachas) por granola. Ela pode ser consumida acompanhada de iogurte e leite – esses, de preferência, na versão desnatada/light. Ela também pode ser adicionada após o treino, como forma de recuperar os estoques de energia do corpo.

Se a granola ainda não faz parte das suas refeições, que tal adicioná-la? Para mais conteúdos sobre alimentação saudável, é só conferir outros posts sobre o tema em nosso blog.

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