Granola: o que é, benefícios e qual a melhor para consumir

granola com mel em uma colher

A granola é uma ótima opção para quem está começando a mudar a alimentação e buscando uma vida mais saudável. Até mesmo para quem é adepto de dieta equilibrada já deve ter visto várias receitas e opções de lanches com este mix de cereais.

Antes era mais comum consumi-la apenas no café da manhã de hotéis, hoje ela já se popularizou nas gôndolas dos supermercados, casas de cereais e na mesas daqueles que querem refeições mais nutritivas e balanceadas.

Então, este artigo vem para esclarecer as principais dúvidas sobre esse alimento. Confira a seguir porque ele pode e deve fazer parte do seu dia a dia. Vamos lá?

O que é feito a granola?

A granola é basicamente um mix de cereais (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, floco de arroz e floco de milho), de frutas secas (banana passa e uva) e oleaginosas (amêndoas, castanhas e nozes). Por isso, ela pode ser considerada fonte prioritariamente de carboidratos, tendo a função principal de fornecer a energia necessária para o corpo, e de fibras.

É saudável comer granola?

Como a granola é composta principalmente por carboidratos provenientes de cereais integrais, sementes e grãos, ela apresenta menor índice glicêmico, desde que não seja adoçada com quantidades grandes de açúcar ou mel.

Assim, poderá favorecer o aumento gradual da glicemia no sangue, não ocasionando picos de glicemia no sangue, o que seria prejudicial para o nosso organismo. Isso, se comparada a outras fontes de carboidratos simples e refinados, como o açúcar – presente não só no açucareiro, mas em bebidas prontas e alimentos ultra e cereais não integrais.

Outro benefício importante da granola é a quantidade de fibras alimentares. As fibras ajudam na melhora do trânsito intestinal, ajudando a tratar sintomas como a constipação. Além disso, atuam na manutenção das bactérias boas que fazem parte da microbiota intestinal. Também contribuem com a sensação de saciedade, diminuindo a fome entre as refeições.

No mix de ingredientes que compõem a granola estão presentes minerais importantes inclusive, para o sistema imunológico, dentre eles o zinco. Ainda, minerais como o fósforo (auxilia na formação de ossos e dentes) e o selênio, com ação antioxidante e necessário para a função da glândula tireoide.

Granola ajuda a emagrecer?

Pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento, desde que você esteja fazendo uma alimentação voltada para esse objetivo. Isso porque é um alimento fonte de fibras, tem uma boa quantidade de gorduras boas e proteína também, o que vai contribuir com a saciedade e um intestino mais saudável.  

Toda granola é saudável?

Não necessariamente. Por isso, é importante verificar a embalagem do produto e conferir os componentes nutricionais. Se houver muito acréscimo de sal e açúcar, ela pode ser prejudicial ao funcionamento do organismo. Granola saudável é aquela rica em fibras e com pouca quantidade de açúcar.

Quanto posso consumir por dia?

Depende! Dependerá principalmente do seu objetivo e do dia alimentar. Mas a indicação é consultar com um nutricionista primeiro antes de incluir esse e outros alimentos na sua dieta. E bom, não faz mal comer granola todos os dias, basta dosar a quantidade diária nas refeições.

Granola salgada x granola doce

granola doce em uma mesa

Existe a granola doce e a salgada. A doce é a mais conhecida. É composta, como já citado anteriormente, por um mix de frutas secas, cereais e oleaginosas. Mas é possível obter a versão salgada. Nela, são usados sementes de abóbora, girassol, linhaça, gergelim e chia, por exemplo, além de temperos como salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, entre outros.

A receita de preparo é simples. Primeiramente, unte uma frigideira com um pouco de azeite e misture todos os ingredientes indicados acima. Acrescente, em seguida, um pouco de lemon pepper ou outro tempero da sua preferência e está pronta a versão salgada. Também fica ótima como acompanhamento nas saladas.

Granola pode engordar?

Nenhum alimento sozinho será capaz de te engordar ou te fazer emagrecer! Porém, se ela for consumida em excesso e/ou dentro de um padrão alimentar não saudável, ela poderá sim contribuir com o seu ganho de peso. Portanto, como qualquer alimento, deve haver um equilíbrio no seu consumo.

Como consumir a granola

Como a granola fornece energia, a dica é substituir alimentos do café da manhã ricos em carboidratos (pães, torradas e bolachas) por ela. Ela fica uma delícia com iogurte e leite – esses, de preferência, na versão desnatada Também vale a pena investir antes e após o treino, como forma de disponibilizar energia para treinar bem e recuperar os estoques dessa energia (glicogênio muscular e hepático) que o corpo perdeu durante o treino.

Se a granola ainda não faz parte das suas refeições, que tal adicioná-la? Para mais conteúdos sobre alimentação saudável, é só conferir outros posts sobre o tema aqui no blog da Liv Up.


gabriela parise nutricionista

Gabriela Parise

Formada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em atendimentos a pacientes vegetarianos, veganos e em transição. Doutoranda em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP (FMUSP). Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional. Possui capacitação em Nutrição Vegetariana pela SVB

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