Mudando sua rotina

Guia completo: como incorporar produtos saudáveis na alimentação?

dezembro 25, 2018
Consumir produtos saudáveis é a maneira mais eficaz de garantir pleno funcionamento do organismo, bom humor e disposição. Uma alimentação balanceada e rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais é a chave para prevenir várias complicações de saúde e garantir o bem-estar durante muitos e muitos anos.
Porém, você sabe reconhecer um alimento saudável? O que é preciso levar em consideração na hora de fazer as compras para o seu dia a dia? E quais ingredientes têm o poder de elevar a sua saúde a outro patamar?
Se você busca a conscientização sobre a própria alimentação e quer se manter saudável, continue a leitura deste post. A seguir, você ficará por dentro de informações valiosas, que realmente ajudarão a incorporar produtos saudáveis às refeições e ter muito mais qualidade de vida. Boa leitura!

Afinal, o que é mesmo um produto saudável?

Na correria do dia a dia, às vezes é praticamente impossível não recorrer a algum salgadinho ou outros alimentos industrializados. Contudo, você já parou para analisar o real valor nutricional desses produtos e o impacto que eles têm para a sua saúde?
Quando pensamos em mudança de hábitos, é fundamental assumirmos o compromisso de incluir na dieta produtos saudáveis, ou seja, realmente capazes de nos nutrir, dar energia e promover a sensação de saciedade.
E existem algumas maneiras simples de perceber se o alimento que você está consumindo é de fato benéfico para o organismo ou apenas mais um vilão do seu bem-estar. Confira algumas dicas logo abaixo.

Analise se o produto é ultraprocessado

Um dos grandes vilões da alimentação moderna é o ultra processamento de ingredientes. Isso porque, nessa técnica, os produtos são acrescidos com grande quantidade de gorduras, sal e açúcar. Isso sem falar nos realçadores de sabor, conservantes e espessantes.
A intenção da indústria com esses procedimentos é deixar os produtos mais crocantes, saborosos e duráveis, e é por isso que grande parte dos alimentos que encontramos nas prateleiras dos supermercados são realmente deliciosos, mas nada saudáveis.
A dica para verificar se o item que você quer comprar é ultraprocessado é ter muita atenção ao rótulo. E cuidado para não cair em chamadas atrativas, que são uma verdadeira estratégia para pegar o consumidor. Nem sempre um produto com zero calorias ou com menos sódio, por exemplo, é bom para o nosso corpo. De modo geral, quanto menos itens aparecem listados no rótulo, melhor.

Verifique a presença de corantes e conservantes

Essas são outras substâncias cada vez mais presentes nos alimentos e que merecem toda a atenção. E o motivo não é banal, já que pesquisas apontam que muitos dos conservantes e corantes têm potencial para favorecer o desenvolvimento de câncer no organismo e até mesmo podem levar ao aparecimento de hiperatividade em crianças.
Por isso, a dica de ter muita atenção ao rótulo continua valendo aqui. Sempre que escolher um produto no supermercado, leia com cuidado a lista de ingredientes. Só o fato de aparecerem nomes que você desconhece já é suficiente para não levar o item para casa.

Escolha uma comida de verdade

Sabe aquele feijão caseiro refogado com alho, cebola e temperado com uma folha de louro? É um bom exemplo de comida de verdade e muito saudável.
O caminho certo para quem deseja viver com muito mais saúde e disposição é optar por refeições preparadas com ingredientes frescos, sem conservantes, corantes e, claro, o ultra processamento.
Se você não tem tempo para cozinhar em casa ou até mesmo habilidade para preparar refeições saborosas e ricas em nutrientes, já pode contar com alimentos congelados de boa procedência.
Ao contrário do que muitos pensam, hoje já existem no mercado diversos produtos congelados de excelente qualidade, incluindo vegetais diversos. Contudo, para ter certeza de que você está optando por um bom alimento, é necessário ter muita atenção à credibilidade da marca, à procedência dos ingredientes e, claro, ao rótulo.

Alimentação saudável e de qualidade: a saúde agradece!

Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde em 2014 revelou que no Brasil 50% das pessoas estão com sobrepeso, 17,5% com obesidade, 6,9% com diabetes e 24,1% com hipertensão. Esses números alarmantes são um reflexo da ausência de alimentos frescos na mesa dos brasileiros e de um aumento constante no consumo de produtos industrializados.
Portanto, para gozar de uma boa saúde até a terceira idade é preciso rever os hábitos no presente, e o melhor caminho para isso é se exercitar regularmente e incluir em todas as refeições produtos saudáveis. Veja, a seguir, alguns dos benefícios de se alimentar de forma balanceada e consciente.

Mais disposição no dia a dia

Ter uma alimentação saudável resulta em muito mais disposição para executar as atividades diárias. Isso porque a carência de certos nutrientes, como ferro, pode se manifestar em forma de cansaço e indisposição.

Melhoria do humor

Bons hábitos alimentares também ajudam a equilibrar o humor e a cultivar a sensação de bem-estar. Alimentos ricos em vitamina B6, como a banana, previnem a depressão e a ansiedade. Já o ácido fólico, muito presente no espinafre, por exemplo, é de grande valor no combate ao cansaço e à insônia.

Equilíbrio hormonal

Os hormônios são responsáveis por uma série de funções em nosso corpo e, por isso, é de extrema importância que fiquem sempre regulados e em bom funcionamento. Nesse aspecto, novamente o consumo de produtos saudáveis é um grande aliado.
Os figos e as folhas de sálvia, por exemplo, podem ser incluídos na rotina de quem deseja regular o ciclo menstrual e o estrogênio. Já a levedura de cerveja é rica em zinco e, por isso, favorece a síntese dos hormônios da tireoide, além da progesterona e testosterona.

Prevenção de complicações de saúde

Alimentos com alto teor de açúcar, sal, gordura e carentes em nutrientes são vilões para o nosso organismo. É por isso que, ao adotarmos uma dieta equilibrada, conseguimos prevenir uma série de problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e complicações cardíacas.
Além disso, alguns ingredientes poderosos têm o poder de potencializar e fortalecer o nosso organismo. Vegetais, verde-escuros, frutas, castanhas e grãos integrais são alguns exemplos que não podem ficar de fora do seu dia a dia.

Quais alimentos garantem uma alimentação balanceada?

Como você viu, incluir produtos saudáveis na alimentação gera inúmeros benefícios, tanto a curto quanto a longo prazo. É por isso que você deve a partir de agora fazer uma escolha mais consciente e balanceada, sempre preferindo as versões naturais e que não tenham passado por ultra processamento.
Confira alguns alimentos que você deve incluir já no seu cardápio.

Vegetais verde-escuros

Espinafre, couve, brócolis, rúcula e agrião são riquíssimos em ferro e podem até mesmo substituir a carne nas refeições, no caso de quem opta por uma alimentação vegetariana ou vegana. Para potencializar o valor nutricional, a dica é dar preferência aos produtos orgânicos e com o mínimo de cozimento possível.

Leguminosas

Grão-de-bico, ervilha, feijões e soja são algumas das maiores fontes de proteína do reino vegetal, além de serem ricos em ferro, mas esses não são os únicos benefícios das leguminosas. O grão-de-bico, por exemplo, é fonte do aminoácido triptofano, ligado à produção do chamado “hormônio da felicidade” (serotonina).
O amendoim é outra leguminosa que pode facilmente ser incorporada a sua rotina. Afinal, uma pasta de amendoim no lanche da tarde ou no café da manhã sempre vai bem.

Sementes

As sementes de abóbora, gergelim, chia, linhaça, entre outras, são uma incrível fonte de cálcio e proteína, e a vantagem é que elas podem ser consumidas cruas, junto das saladas e nos lanches, por exemplo, ou também em forma de farinha ou pasta.
Barrinhas de cereal ricas em semente também são muito práticas no dia a dia. Contudo, nada de optar por um produto rico em açúcar, sódio e gordura, certo?

Cogumelos

Ricos em vários nutrientes, como betacaroteno, vitaminas do complexo B e sais minerais, os cogumelos têm caído no gosto dos brasileiros e também se tornado um perfeito substituto da carne, já que também são uma ótima fonte de proteína.
Existem vários tipos, com formatos e sabores variados. Alguns dos mais comuns são shitake, shimeji e paris, também conhecido como champignon.

Oleaginosas

Além de serem muitos saborosas, as nozes, castanhas e amêndoas são altamente nutritivas e servem de coringas para aquele lanche do meio da tarde ou para incrementar um café da manhã com frutas.
Por terem em sua composição magnésio, vitamina B2, fósforo, fibras, proteína, auxiliam na redução do nível de LDL (chamado de colesterol ruim) e no aumento do HDL (colesterol bom). Além disso, 92 gramas de amêndoas têm 24% da ingestão recomendada de cálcio para um dia.

Peixes e frutos do mar

Com uma enorme concentração de nutrientes, os peixes são alguns dos melhores alimentos para se incluir em uma rotina saudável. O grande diferencial desse tipo de produto são os ácidos graxos e o ômega-3, muito importantes para o funcionamento do cérebro e do coração. O recomendado para garantir uma boa saúde é consumir de 2 a 3 vezes na semana algumas variedades como salmão, atum e sardinha.
Camarões, lulas e polvos também são ótimos para a saúde, já que fortalecem o sistema imunológico, ajudam a reduzir os níveis de colesterol e previnem contra a demência, diabetes e depressão.

O que analisar na hora de adquirir esses produtos?

Agora que você já sabe o que são os produtos saudáveis e os benefícios que eles proporcionam à sua saúde, vamos falar um pouco sobre o que você precisa levar em consideração na hora de escolher um alimento para você e para a sua família. Continue a leitura.

Dê preferência aos orgânicos

Cada vez mais, os agrotóxicos e outras substâncias para controle de pragas são utilizados de forma indiscriminada no Brasil e em outras partes do mundo. Por isso, o recomendado é sempre que possível optar por alimentos orgânicos, de preferência oriundos da agricultura familiar.
E não são só os vegetais que são produzidos de forma orgânica. Atualmente, já é possível encontrar ovos, carnes e até vinhos produzidos dessa forma.

Tenha muita atenção ao rótulo

Como dissemos, o rótulo e a lista de ingredientes são grandes aliados para quem deseja consumir produtos saudáveis. Procure adquirir o hábito de interpretar a tabela nutricional, sempre verificando a quantidade de sódio, açúcar e gorduras, e não apenas as calorias do alimento.
Porém, o contrário também vale! Analise as vitaminas e quantidades de proteínas que cada alimento oferece e acrescente nutrientes à sua dieta.
Outro ponto importante é ter sempre em mente que a ordem dos ingredientes usados na fabricação de cada produto aparece no rótulo em ordem decrescente. Ou seja, os que aparecem em primeiro na lista estão presentes em maior quantidades. Sendo assim, quando o primeiro colocado for “açúcar” ou “gordura”, esse é um péssimo sinal.

Pesquise a procedência dos produtos

Cada vez mais a natureza tem mostrado ao ser humano a necessidade de ser tratada com respeito e equilíbrio. Nesse contexto, torna-se muito importante ter atenção à forma de produção dos insumos, para que todos consigam se alimentar de forma saudável e sem sacrificar a biodiversidade.
Ao incluir mais legumes, hortaliças e outros ingredientes à sua rotina, pesquisa a procedência dos produtos, como são fabricados e até transportados. Sempre que possível, também é interessante dar preferência a produtores locais, já que isso favorece a economia da sua região.
Se você tem uma rotina cheia e agitada e não consegue ter tempo para pesquisar todos esses detalhes, a grande dica é contar com empresas sérias de alimentação saudável e até mesmo com um clube de assinatura. Dessa forma, você consegue ter acesso a produtos de excelente qualidade de forma muito prática.

Que tal adotar outros hábitos para uma rotina saudável?

Além de manter uma boa alimentação, é muito importante buscarmos o equilíbrio de outras formas. Assim, controlamos o nível de estresse e melhoramos o humor e a satisfação de realizar as atividades diárias. Confira algumas dicas.

Alimente-se nos horários certos

Tão importante quanto escolher bem o que vai no prato é ter atenção aos horários das refeições. Tudo bem que na correria do dia a dia às vezes é difícil ter tempo para fazer um lanche no meio da manhã ou no fim da tarde, mas tenha em mente que ao comer a cada 3 horas o metabolismo se mantém mais acelerado, os níveis de energia permanecem elevados e os nutrientes são mais bem absorvidos pelo organismo.
Para incorporar esse hábito à rotina, recorra a snacks saudáveisfrutas frescas ou secas e até mesmo a uma pequena porção de castanhas. Aos poucos, você vai sentir a diferença e até mesmo evitar os ataques de fome que aparecem após várias horas sem se alimentar.

Beba bastante água

Você consome 2 litros de água por dia? Talvez você não saiba, mas a água é responsável por fazer o transporte dos nutrientes em nosso corpo e auxilia no funcionamento de vários órgãos, como o intestino.
Outros motivos para você atentar para o consumo de água é que a desidratação pode causar fraqueza, dores de cabeça, tontura e fadiga. Então, nada de esperar sentir sede para tomar um copo d’água, pois esse já é um sinal de que o corpo está desidratado.
Adquira o hábito de ter sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos e estipule uma meta de consumo diária. Assim, fica muito mais fácil se manter hidratado e saudável.

Mantenha uma rotina de exercícios

Se você deseja cultivar uma vida mais saudável, a prática de exercícios não pode ficar de fora da sua lista de prioridades.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa adulta deve praticar 150 minutos de atividade leve ou moderada por semana. Ou seja, apenas 20 minutos de exercícios por dia são suficientes para fortalecer os ossos e músculos, reduzir o nível de ansiedade e estresse e melhorar a disposição.

Evite o consumo excessivo de álcool

Um estudo publicado pelo periódico The Lancet revelou que não existe um nível seguro para o consumo de álcool, o que é bem preocupante em uma sociedade em que os jovens têm amplo acesso às bebidas e começam a consumi-las cada vez mais cedo.
Em se tratando de saúde, estima-se que o organismo leve até 24 horas para eliminar completamente o álcool consumido, e isso causa desidratação, desequilíbrio gastrintestinal e dores de cabeça. Então, uma boa dica é reduzir ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas. O seu corpo agradece!

Tenha atenção à qualidade do sono

Se você demora muito para dormir, acorda durante a noite e sente muito sono durante o dia, é melhor refletir um pouco sobre a qualidade do seu descanso. Afinal, uma boa noite de sono é imprescindível para seguir uma rotina saudável e ter um dia produtivo.
A primeira dica é cortar o hábito de mexer no celular já na cama. Comece a se desconectar uma hora antes, de preferência tomando um banho morno para iniciar o processo de relaxamento.
Outra boa estratégia para ter uma boa noite de sono é fazer uma leitura leve e agradável e jamais ocupar os pensamentos com as obrigações do dia seguinte. Tenha em mente que os minutos que antecedem o sono influenciam muito na qualidade do descanso e nos sonhos.

Tudo pronto para incluir produtos saudáveis na alimentação?

Ao longo do texto, você aprendeu que existem várias estratégias para incorporar produtos saudáveis à alimentação de forma natural, apenas com algumas mudanças de hábito. A partir de agora, tenha bastante atenção ao rótulo dos produtos, evite os alimentos ultraprocessados e procure consumir comida de verdade, ou seja, preparada com ingredientes frescos e sem a utilização de aditivos.
Você também viu que vegetais, sementes, oleaginosas e outros alimentos são verdadeiros coringas na hora de manter uma rotina muito mais saudável, já que aumentam a sensação de bem-estar, a disposição e ainda previnem uma série de problemas de saúde.
Além disso, agora você já sabe que mesmo quem tem uma rotina agitada ou mesmo quem não gosta de ir para a cozinha pode contar com empresas sérias na hora de consumir produtos saudáveis. Portanto, faça uma boa pesquisa, avalie a reputação das marcas e escolha a alternativa ideal para você.
A Liv Up é uma empresa que oferece um novo conceito em alimentação. Acesse o site, confira o cardápio e se surpreenda com a variedade de produtos selecionados e saborosos que estão à disposição dos consumidores mais exigentes.
Com certeza, é a estratégia que falta para você começar a incluir de vez os produtos saudáveis no seu dia a dia. Até a próxima!
 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up