Sustentabilidade

Índice de carbono: o que é e para que serve

janeiro 21, 2020
índice de carbono: entenda o que significa

Atualmente, a pauta da sustentabilidade ambiental está bastante popular, afetando inclusive os investimentos. Hoje, a tendência é investir em empresas que atendem à critérios de sustentabilidade, como o índice de carbono.

Acompanhando essa onda, as bolsas de valores ao redor do mundo resolveram criar índices próprios de sustentabilidade, a fim de acompanhar as empresas que se preocupam com o planeta. 

Sabendo que o aquecimento global e as mudanças climáticas são os grandes desafios para o futuro, no Brasil, essa realidade não é diferente.

A Bolsa de Valores Oficial do Brasil (B3) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criaram um novo índice de mercado – o Índice Carbono Eficiente (ICO2). 

O que é Índice de Carbono Eficiente?

O Índice Carbono Eficiente é um índice de sustentabilidade. Seu principal objetivo é impulsionar uma economia de baixo carbono, ou seja, com baixa emissão de poluentes

Esse indicador é composto pelas empresas participantes do índice IBrX-50, que avalia o retorno das cinquenta ações mais negociadas na Bolsa que aceitaram participar dessa iniciativa. Essas empresas devem adotar práticas transparentes com relação às suas emissões de gases de efeito estufa.

Toda empresa participante é responsável por apresentar dados de seu inventário anual de gases do efeito estufa. Esse inventário deve estar de acordo com o nível de abrangência e prazo definidos. 

Cada empresa, então, recebe o seu Índice Carbono Eficiente, calculado a partir de dois pontos principais:

  1. grau de eficiência para emissões dos gases de efeito estufa. De modo geral, ele analisa a eficiência da produção de cada empresa que implica na redução da emissão de poluentes;
  2. O número total de ações que a empresa destina à livre negociação no mercado. Ou seja, o índice considera todas as ações da empresa que se encontram em circulação, excluindo aquelas mantidas na própria companhia. Esse número é conhecido como free float.

Simplificando a linguagem do mercado financeiro: o Índice Carbono Eficiente analisa empresas com grande potencial econômico com critérios ambientais e sustentáveis.

Pra que serve o Índice Carbono Eficiente?

A missão desse índice de sustentabilidade, é incentivar as empresas a aferir, divulgar e monitorar a sua emissão de gases de efeito estufa. Dessa maneira, é possível fomentar uma economia com menor índice de emissão de carbono, sendo mais sustentável para o meio ambiente.

O índice também serve como indicador do mercado, referente à performance das empresas que se preocupam com questões relacionadas às mudanças climáticas.

Índice Carbono Eficiente e Sustentabilidade: qual a relação?

É esperado, cada vez, mais que os gestores das grandes corporações adotem posturas éticas e tomem decisões que visem minimizar ou solucionar os impactos causados ao ambiente, decorrentes das ações dos negócios.

O aquecimento global é uma dura realidade enfrentada por todos. Sendo assim, a pressão de ambientalistas, cientistas, da mídia e da sociedade, impõem restrições e mudanças desafiadoras para as empresas. Especialmente àquelas em que suas atividades diretas resultam em processos produtivos que aumentam a emissão de gases do efeito estufa. 

Analisando dessa forma, entendemos que o Índice Carbono Eficiente foi criado pra ajudar a identificar empresas com menor índice de emissão desse poluente. Além disso, também possui a capacidade de avaliar aquelas que possuem preocupação ambiental. Por isso, é o indicador essencial aos investidores que valorizam critérios sustentáveis.

Empresas e seus Índices de Carbono

Atualmente, mais de 25 empresas compõem o Índice Carbono Eficiente. Confira o nome de algumas delas:

  • Itaú Unibanco
  • Bradesco
  • Gol
  • Grupo Natura
  • B2W Digital

Pra conferir a lista completa e também os seus respectivos índices, clique aqui e tenha acesso às informações diárias.

Referências bibliográficas:

J. S. Barbosa; S. M. L. Altoé; W. V.da Silva; L. B. de Almeida. Índice carbono eficiente (ICO2) e retorno das ações: um estudo de eventos em empresas não financeiras de capital aberto. Rev. Cont Org.19, 2013.

BM&FBovespa. Índices de Sustentabilidade. Disponível em: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/indices

Portal B3. Índice Carbono Eficiente (ICO2). Disponível em: http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/indices/indices-de-sustentabilidade/indice-carbono-eficiente-ico2-emissao-de-gases.htm

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up