Intestino preguiçoso: sintomas, causa e como regular

intestino preguiçoso o que fazer

O funcionamento saudável do intestino é um componente crucial para o equilíbrio da nossa saúde. Aliás, ele impacta não apenas o bem-estar físico, mas também influencia no nosso humor e produtividade diária. Assim, no centro desse equilíbrio está o tema do “intestino preguiçoso“. 

Quando o intestino não está funcionando bem, isso não apenas desencadeia uma série de sintomas desconfortáveis. Isso porque pode afetar significativamente nosso estado emocional e níveis de energia.

Para te deixar por dentro desse assunto, a seguir abordamos os sintomas característicos do intestino preguiçoso, suas possíveis causas e, mais importante, estratégias eficazes para regular o funcionamento intestinal.

E, para isso, contamos com a presença ilustre da nutri Ana Ruiz, que ajudou a Liv Up a responder algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Bora lá? 

O que é intestino preguiçoso?

O termo “intestino preguiçoso” diz respeito a uma condição em que o sistema digestivo opera de maneira mais lenta do que o normal, levando a sintomas como constipação – popularmente conhecida como prisão de ventre.

Quando o intestino não consegue mover os resíduos através do trato digestivo, pode resultar em fezes endurecidas e dificuldade para evacuar. Aquele sensação de estar trancado, sabe? 

Numa análise dos sintomas do intestino preguiçoso, é comum notar que, além da obstipação, as pessoas frequentemente experimentam desconforto abdominal, inchaço e uma persistente sensação de que a digestão não está ocorrendo como deveria. Essa condição, influenciada por diversos fatores, desde dietas carentes em fibras até falta de atividade física, desidratação e, surpreendentemente, o estresse, pode ser um verdadeiro desafio.

A boa notícia é que a solução pode estar ao alcance de hábitos saudáveis. A inclusão de alimentos ricos em fibras na dieta, a manutenção de uma hidratação adequada, a prática regular de atividade física e a gestão do estresse são medidas comprovadas para aliviar os sintomas do intestino preguiçoso. 

Além disso, consultar um profissional de saúde é aconselhável, fornecendo orientações específicas sobre como restabelecer o equilíbrio intestinal de maneira segura e eficaz.

O que fazer quando o intestino está preguiçoso?

intestino preguiçoso beber água

Quando o intestino está preguiçoso, existem algumas táticas comuns que podem ser adotadas para estimular o seu funcionamento e aliviar os sintomas associados à constipação. Como ressalta a nutricionista Ana Ruiz: 

Praticar um exercício físico auxilia muito para estimular os movimentos que o intestino faz. Além disso, o consumo de água (1,5-2L por dia) e fibras também é essencial. Outro ponto importante é diminuir o consumo de ultraprocessados, que são alimentos com um alto grau de processamento industrial, são embalados e possuem uma grande quantidade de ingredientes, incluindo corantes e estabilizantes que são nomes que, normalmente, não conhecemos”. 

Além dessas táticas, é importante abordar quaisquer preocupações específicas com um profissional de saúde. Eles podem fornecer orientações personalizadas, recomendar mudanças na dieta e, se necessário, prescrever medicamentos ou suplementos para ajudar a regular o funcionamento intestinal. Com a própria nutri lembra:

Ter um cuidado especial com a sua microbiota intestinal nesse momento também se faz necessário. Consumir alimentos fermentados como: iogurte natural, kombucha, kimchi, entre outros também podem ser aliados nesse momento. Caso possua o acompanhamento de um profissional, o uso de probióticos ou simbióticos também podem auxiliar”. Ela ainda complementa com uma receita indicada para aqueles dias de muito desconforto: 

Coquetel Laxativo

  • Em 50ml de água, coloque 5 ameixas pretas, deixando na geladeira na véspera.
  • Mamão sem casca (1 pedaço)
  • Laranja sem casca e sem semente (1 unidade)
  • Iogurte ou creme de leite-2 col. de sopa
  • Gelo picado (estimula o intestino)

Modo de fazer: liquidificar tudo e tomar pela manhã em jejum.

Quais os sintomas do intestino preso?

Os sintomas mais comuns do intestino preguiçoso são as fezes endurecidas ou fragmentadas (tipo 1 ou 2 da escala de bristol) , esforço prolongado para evacuar, sensação de evacuação incompleta, menos de 3 evacuações por semana, distensão abdominal, dor no momento de evacuar e desconforto na região abdominal”, explica Ana.

O intestino preso, também conhecido como constipação intestinal ou intestino preguiçoso, pode manifestar diversos sintomas. É importante observar que a intensidade e a presença desses sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Aqui explicamos melhor sobre esses sinais comuns de intestino preso:

Fezes difíceis ou secas: fezes endurecidas e difíceis de passar são características comuns da constipação. A dificuldade ao evacuar pode causar desconforto.

Inchaço abdominal: A constipação pode levar ao acúmulo de gás no intestino, resultando em inchaço abdominal e desconforto.

Desconforto ou dor abdominal: A constipação pode causar dor ou desconforto abdominal, muitas vezes devido ao esforço durante as evacuações.

Cólicas: Algumas pessoas experimentam cólicas abdominais associadas à constipação, especialmente durante tentativas de evacuação.

Náuseas ou falta de apetite: Em casos mais graves de constipação, pode ocorrer uma sensação de náusea ou falta de apetite.

Sensação de mal-estar geral: A constipação prolongada pode causar uma sensação geral de mal-estar e fadiga.

É importante procurar orientação médica se os sintomas persistirem ou se houver preocupações específicas. 

O que causa intestino preguiçoso?

A nutricionista Ana aponta alguns fatores que podem causar um intestino preguiçoso, por isso a importância de realizar uma avaliação caso a caso. “Um dos motivos  pode estar relacionado com a idade, com o passar dos anos nosso corpo vai sofrendo alterações e a partir dos 60 anos pode se tornar mais frequente essa reclamação e neste momento o uso de suplementos, além dos cuidados com a alimentação e estilo de vida são mais prováveis de ser necessário. Além disso, algumas medicações podem afetar o nosso trato gastrointestinal levando a sintomas de intestino preguiçoso, inclusive laxantes se utilizados com frequência, leia a bula e pergunte para o seu médico. 

Porém, observamos em consultório com muita frequência a constipação causada pelo estilo de vida em que a pessoa se encontra, ou seja, falta de exercício físico, consumo insuficiente de fibras e água, aliado ao consumo excessivo de ultraprocessados. O aumento do tecido adiposo e distúrbios do sono também podem ser desencadeadores do intestino preguiçoso”.

Por fim, a nutricionista aponta uma razão que está interligada com todas as causas citadas anteriormente: a alteração da microbiota intestinal. Ela pode ser pontual ou crônica dependendo da duração dos sintomas e de fatores genéticos. Nesses casos, há uma redução nas bactérias obrigatórias no intestino e um aumento de bactérias patogênicas e isso pode levar à inflamação. 

O intestino preguiçoso, ou constipação intestinal, como você viu, pode ser causado por uma variedade de fatores. Aqui destacamos mais alguns deles: 

Sedentarismo

A falta de atividade física regular pode afetar o funcionamento do intestino. O exercício estimula os músculos do trato gastrointestinal, promovendo o movimento adequado das fezes através do intestino.

Ignorar o impulso de evacuar

Ignorar repetidamente o impulso de evacuar pode levar à constipação. Quando a oportunidade de evacuar é perdida, as fezes podem se tornar mais secas e difíceis de serem eliminadas.

Estresse

estresse intestino preguiçoso

Ele pode dar uma bagunçada no nosso sistema digestivo, sabia? Se você vive estressado, isso pode deixar o processo de digestão mais devagar e bagunçar os padrões intestinais, o que acaba contribuindo para a constipação, aquela dificuldade de ir ao banheiro.

Além do estresse, algumas condições médicas, como a síndrome do intestino irritável, o hipotireoidismo e até alguns remédios, também podem deixar o intestino preguiçoso. Se você está lidando com constipação sempre, é bom procurar um médico para uma avaliação completa e um plano de tratamento que seja certinho pra você.

5 dicas para combater o intestino preguiçoso

Veja agora alguns hábitos que você pode estabelecer na sua rotina e que vão trabalhar a favor da saúde do seu intestino:

Aumente a ingestão de fibras

intestino preguiçoso receitas

Inclua alimentos ricos em fibras na sua dieta, como frutas, vegetais, grãos integrais e legumes. As fibras adicionam volume às fezes e facilitam o movimento através do intestino.

Hidratação Adequada

Certifique-se de beber água suficiente ao longo do dia, isto é, pelo menos 2L de água. A hidratação adequada ajuda a manter as fezes macias e facilita o processo de evacuação.

Inserir o exercício físico na sua rotina

Introduza atividades físicas regulares na sua rotina. O exercício estimula os músculos do trato gastrointestinal, promovendo o movimento adequado das fezes.

Estabeleça hábitos regulares para evacuar

Tente criar um horário regular para evacuar, preferencialmente após as refeições. Isso ajuda a aproveitar os reflexos naturais do corpo, facilitando o processo.

Considere suplementos de fibras ou probióticos

Se necessário, consulte um profissional de saúde sobre a possibilidade de tomar suplementos de fibras ou probióticos. Esses suplementos podem auxiliar na regularidade intestinal e na saúde digestiva.

Lembre-se de que é super importante abordar quaisquer preocupações específicas com um profissional de saúde. Eles podem fornecer orientações personalizadas com base na sua situação de saúde individual e te ajudar a ter seu sistema digestivo funcionando direitinho. 

Além disso, se a ideia é aumentar a qualidade da sua alimentação, a Liv Up pode te ajudar. Em nosso site ou app, você encontra refeições naturais, saborosas e equilibradas que vão ajudar a sua saúde digestiva.


ana ruiz nutricionista

Ana Ruiz

Sou nutricionista clínica com foco em comportamento alimentar, trabalhei por 1 ano na Dietbox na área de CX, realizei o curso de aprimoramento em transtornos alimentares no AMBULIM e sou mestranda em psicologia na PUCRS onde estudo sobre processos de mudança na alimentação e a classificação NOVA de alimentos.

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