Alimentação Saudável

Jejum intermitente faz bem para o corpo? Saiba mais

fevereiro 24, 2020
jejum intermitente

O jejum intermitente é um método bastante utilizado pelas pessoas quando o assunto é emagrecer. Mas como funciona essa estratégia? É perigosa? Existem pontos positivos? Essas são algumas perguntas básicas que é necessário saber antes de entrar de cabeça nessa “moda”.

O que é jejum intermitente?

É um método de emagrecimento que busca intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo dessa fórmula é fazer com que o corpo use os estoques de gordura para eliminar a massa gorda.

Normalmente, as pessoas fazem entre 10 a 24 horas de jejum, consumindo apenas água, chá e café sem açúcar.

Existem casos ainda mais “radicais”, onde as pessoas ficam em jejum por 36h ou até 2 dias inteiros sem comer.

Quais os benefícios dele?

O jejum intermitente pode ajudar a melhorar a imunidade, potencializar a desintoxicação e melhorar a disposição.

Além disso, essa prática ajuda na renovação celular, que é um mecanismo de auto limpeza e renovação das células do corpo. Durante o jejum, os níveis de insulina no sangue também diminuem bastante.

Parece muito positivo, não é mesmo? Calma. O jejum não é algo impossível, mas precisa estar preparado fisicamente e psicologicamente antes de iniciar o processo. Então, não pense que só existem pontos positivos.

Quais os pontos negativos do jejum intermitente?

Não é novidade pra ninguém que precisamos de energia para funcionar. Evitar comida pode interferir na nossa memória e nos níveis de concentração e atenção.

Isso sem falar que, quando não comemos, ficamos irritados, mau humorados – tudo bem, isso varia de pessoa para pessoa. Mas sim, o aspecto comportamental muda quando entramos de cabeça em um método como esse.

Quando o corpo não fica em posição confortável, ele busca nutrientes das nossas reservas e, nem sempre, isso vai fazer perder apenas gordura – também pode perder músculos. Essa, certamente, não é a melhor forma para emagrecer, certo?

Quais os pontos de atenção?

Quer entrar nesse desafio? Procure alguma orientação médica. Como vimos anteriormente, os benefícios e pontos negativos existem e variam muito de pessoa para pessoa. Portanto, não arrisque a sua saúde sem antes consultar um especialista.

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