Orgânicos

Veja como a Liv Up utiliza produtos orgânicos em seus alimentos

fevereiro 10, 2020

Quem está em busca de alimentação saudável provavelmente já ouviu falar sobre os produtos orgânicos, e a preocupação com a qualidade do que a gente consome faz aumentar nosso interesse em entender melhor sobre a produção dos alimentos.

Por isso, conversamos com Pedro Martins, coordenador de sourcing, e Paula Honda, coordenadora de lançamentos e tendências, ambos da Liv Up, sobre como a empresa utiliza produtos orgânicos em suas receitas e os benefícios desses ingredientes. 

O que são produtos orgânicos?

Os produtos orgânicos são produzidos sem o uso de substâncias químicas, como agrotóxicos e fertilizantes, no caso dos vegetais, e antibióticos e hormônios, no caso de animais e derivados. Neste último caso, os animais também devem ser alimentados apenas com ração e pasto orgânicos. Eles são cultivados com a ajuda de métodos alternativos que protegem o meio ambiente e a saúde dos agricultores e consumidores.

Essas características mostram que o orgânico gera muita vantagem quando consumido, já que é mais saudável, e quando produzido, pois contribui na proteção do meio ambiente.

Como a Liv Up utiliza produtos orgânicos em seus alimentos?

De forma resumida, os ingredientes da Liv Up são divididos em 3 grandes áreas: proteínas, vegetais e secos. Na primeira área, é onde se encontram frango, peixe, ovo etc. Na segunda, estão as frutas, verduras e legumes, enquanto a terceira é a parte de farinhas, grãos, arroz, feijão, tempero.

“Hoje o nosso grande foco no uso de orgânicos é na parte de frutas, legumes e verduras. Buscamos maximizar o volume de orgânicos em todas as receitas, mas também trabalhamos com alguns ingredientes convencionais”, ressalta Pedro, coordenador de sourcing.

De acordo com ele, a escolha do que é ou não orgânico é muito alinhada com a base produtiva. A Liv Up pretende fazer com que o máximo de alimentos orgânicos sejam comprados. É claro que a escolha de quais ingredientes serão utilizados depende da disponibilidade no momento e da produtividade dos agricultores.

Em janeiro de 2020, a Liv Up passou a ter em seu cardápio pratos com certificação orgânica. Para obter o selo oficial do Ministério da Agricultura, diversas regras devem ser seguidas, da escolha de fornecedores certificados e total rastreabilidade dos ingredientes à higienização de instalações e equipamentos usados no preparo do alimento.

Segundo a coordenadora de lançamentos e tendências, Paula Honda, durante o desenvolvimento de cada produto já existe a sinalização dos alimentos que estão disponíveis. “Desenvolvemos as receitas levando em conta a disponibilidade dos ingredientes orgânicos para que esses alimentos estejam cada vez mais presentes em nosso portfólio”, explica Paula.

Para oferecer mais transparência aos clientes, a Liv Up passou a usar selos e informações sobre orgânicos na página dos produtos também.

Qual é a relação da Liv Up com os agricultores?

A Liv Up busca conciliar ingredientes de qualidade com um bom relacionamento com agricultores e produtores. “O fato de nós termos contato com a cadeia produtiva faz com que consigamos alinhar o padrão diretamente com o agricultor. Então ele consegue entender quais são as nossas necessidades, e vice-versa”, ressalta Pedro.

A partir desse relacionamento, é possível ter impacto na vida dos agricultores. De acordo com Pedro, o principal diferencial dessa relação também é o alinhamento do que será comprado com antecedência, permitindo que o agricultor coloque a semente na terra sabendo que aquele produto já está vendido. Desse modo, ele não precisa se preocupar com a comercialização, focando na parte de produção agrícola.

Além disso, a Liv Up disponibiliza o acompanhamento de um profissional de forma gratuita para os produtores. “O agrônomo acompanha a produção de forma gratuita, o que é muito bom para o agricultor e para nós também, pois conseguimos entender a realidade do campo”, considera Pedro.

Dessa maneira, é possível entender se o plantio está se desenvolvendo e não sofrer imprevistos na hora da colheita. Com esse acompanhamento, a previsão é feita de maneira estruturada, trazendo mais qualidade para a produção.

Outro ponto positivo é que se cria uma rede de colaboração entre os produtores. Quando a Liv Up se preparava para obter a certificação orgânica, por exemplo, agricultores que ainda não eram certificados ou que tinham alguma pendência foram incentivados a buscar sua certificação e conseguiram fazer isso de forma conjunta, reduzindo os custos que teriam se fizessem isso individualmente.

Quais são os benefícios dos produtos orgânicos?

A utilização de produtos orgânicos não seria tão importante se eles não trouxessem benefícios para quem os consome e para a natureza. Vamos conhecer alguns dos principais deles a seguir.

Mais nutrientes

Os solos sem agrotóxicos e com adubos naturais, como acontece nas plantações de orgânicos, contribuem com a produção de alimentos mais ricos em nutrientes.

Mais saúde

Esses alimentos evitam problemas causados pela ingestão de substâncias químicas, como agrotóxicos, fertilizantes, antibióticos e hormônios. Isso contribui para a saúde de forma geral, mantendo os consumidores longe desses problemas.

Menor impacto no solo

Eles também trazem vantagens para a natureza. Por meio das metodologias utilizadas, como rotação de culturas, plantio consorciado e compostagem, a terra fica resguardada. O resultado disso é um solo fértil e produtivo.

Maior preservação do meio ambiente

Os métodos de cultivo respeitam o equilíbrio da natureza. Desse modo, protegem as vidas animal e vegetal, preservando e conservando as áreas naturais.

De que maneira eles contribuem para a sustentabilidade?

Os fatores apresentados demonstram como a produção orgânica contribui para a sustentabilidade, com a finalidade de atingir uma produção adequada de alimentos hoje e também para as gerações futuras.

Ao consumir esses produtos, você contribui com a geração de renda para os agricultores que estão por trás da cadeia, mas também com uma gestão ambiental mais sustentável. “Esse tipo de produção está pensando na questão da preservação da biodiversidade, dos mananciais, do solo e da água e, de forma geral, em aumentar realmente a produtividade da terra”, ressalta Pedro Martins.

Gostou de conhecer mais sobre a produção da Liv Up? Então aproveite pra conhecer a linha de orgânicos.

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up