Mudando sua alimentação

Um dia completo Low Carb: Entenda como funciona

novembro 3, 2018

A restrição de carboidratos existe há dezenas de anos, mas sempre muito ligado a finalidade de perder alguns quilos. O carboidrato era visto como vilão da balança, algo que precisava ser retirado da alimentação para alcançar o resultados estéticos.

Porém nos últimos anos, algo novo começou a fazer parte da vida dos brasileiros preocupados com a própria saúde: o estilo de vida Low Carb.

Embora algumas pessoas também usem o termo “dieta low carb”, muitos nutricionistas preferem que os futuros adeptos não a tratem como dieta da moda, apenas para “secar para o verão”. A ideia é passar a ser encarado como  estilo de vida, modificando sua alimentação a longo prazo e consequentemente, vivendo de forma mais saudável.

Mas como você sabe, todas as mudanças alimentares da nossa vida passam por uma reeducação alimentar. Nesse período, é normal sentirmos receio e muitas dúvidas. E as principais são: “Mas o que eu vou poder comer?” “Como vou conseguir me alimentar fora de casa?” “É muito caro?”

Pensando nisso, nós da Liv Up montamos um dia de Low Carb completo, para que você entenda como funciona essa rotina e tirar, de vez, todas as dúvidas desse novo universo.

Você está pronto? Então vem com a gente!

 

Café da Manhã Low Carb

Todo mundo já ouviu que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, não é mesmo? E é verdade! Pense só: Você passa a noite dormindo, e consequentemente sem se alimentar, portanto, no momento em que você acorda, é necessário suprir a necessidade de energia do seu corpo, para que assim você possa iniciar seu dia bem e com disposição.

Uma das dúvidas comuns no início do plano alimentar Low Carb, é como suprir as energias corretamente, se o carboidrato vai estar reduzido nesta refeição, e ele é a principal fonte de energia? Bem, a verdade é que você precisa ingerir outras fontes de energia, e essas fontes são as proteínas e as gorduras boas.

Como nós da Liv Up sabemos que pode ser difícil ter ideias do que inserir nessa refeição, trouxemos alguns exemplos de alimentos que caem muito bem logo pela manhã e estão dentro do plano alimentar Low Carb. São eles:

  • Ovos
  • Queijos
  • Iogurtes Naturais
  • Pão especial Low Carb
  • Bolos Low Carb (a base de farinhas de coco, linhaça, etc)
  • Frutas
  • Leites vegetais (leite de coco, leite de castanhas, amêndoas, etc..)

Já dá para montar um ótimo café da manhã com estes alimentos como base, não é? E nós garantimos: você vai se sentir saciado e sem fome por um bom tempo!

No início pode parecer difícil assimilar a ideia de um café da manhã sem pão francês ou outros cereais, pois nossa cultura alimentar ainda está muito presa aos costumes antigos, como por exemplo, café da manhã sendo montado a base de misto quente e achocolatado. Quem nunca fez essa refeição quando era mais jovem?

O nosso conselho aqui é: abra sua mente para um novo universo de possibilidades, e se permita experimentar a alimentação natural, com comida de verdade e veja a resposta positiva que o seu corpo irá te enviar!

 

Lanche da Manhã Low Carb

É muito comum que algumas pessoas necessitem fazer uma refeição intermediária entre o café da manhã e o almoço, principalmente se o horário de acordar for muito cedo e o horário de almoço muito tarde. Outras no entanto, não sentem fome neste período, por conta da proximidade entre os horários das refeições ou simplesmente por não sentirem fome.

Tudo vai depender dos horários, rotinas e hábitos de cada pessoa, mas como a alimentação Low Carb é totalmente naturalista e instintiva, em caso de ausência de fome, não há necessidade de comer por obrigação. Escute os sinais do seu corpo e respeite-os.

Mas caso você realmente sinta fome e precise fazer essa refeição, temos algumas sugestões de alimentos para você optar, veja só:

  • Castanhas (de Caju ou Pará)
  • Nozes
  • Amendoim
  • Frutas
  • Avelãs
  • Amêndoas
  • Barras de Cereais naturais Low Carb com oleaginosas

Como este é um lanche intermediário entre duas grandes refeições, sua carga calórica é normalmente um pouco menor. Porém, como já foi dito: se ainda sentir fome, coma!

 

Almoço Low Carb

Assim como o café da manhã, o almoço tem grande importância dentro de um plano alimentar. Por se tratar de uma refeição onde consequentemente comemos uma quantidade maior de alimentos, é um dos momentos que devemos aproveitar para inserir o máximo de nutrientes, vitaminas e minerais essenciais que for possível.

Como o estilo de vida Low Carb é totalmente naturalista e focado em alimentos frescos, a obtenção de vitaminas e nutrientes essenciais não é problema. Na verdade, é mais fácil do que em uma alimentação convencional.

O  almoço na verdade, é uma das refeições de montar. Veja algumas sugestões de alimentos para incluir nesta refeição:

  • Frango
  • Carne Vermelha
  • Peixes
  • Ovos
  • Legumes
  • Verduras
  • Azeite de Oliva

A ideia é deixar a proteína brilhar no seu prato e caprichar nos legumes, montando um prato colorido e atrativo. E uma dica preciosa: Desencane dessa história de contar calorias! Apenas coma com prazer! E caso você ainda esteja com fome e deseje repetir, por que não? Afinal, pode levar alguns dias para seu corpo acostumar com sua nova rotina, então relaxe e não se culpe por sentir fome, ok?

 

Lanche da Tarde Low Carb

Assim como o lanche da manhã, o lanche da tarde é um intermediário entre duas grandes refeições (neste caso, almoço e jantar) e normalmente é feito pela maioria dos adeptos ao estilo de vida Low Carb, pois a fome geralmente dá as caras neste período, principalmente se você almoçou cedo, pratica exercícios físicos, etc..

Por isso, ele costuma contar com uma carga de alimentos um pouco maior que o lanche da manhã, assemelhando-se um pouco mais com o café da manhã. Veja algumas dicas de alimentos para incluir nesta refeição.

  • Vitamina de Frutas
  • Pão ou bolos Low Carb
  • Ovos
  • Frutas frescas
  • Iogurtes Naturais
  • Castanhas, nozes, avelãs

Você pode montar um lanche utilizando alguns itens dessa lista, e garantir um lanche cheio de vitaminas e nutrientes! Seu corpo agradece!

 

Jantar Low Carb

Assim como o almoço, o jantar é uma refeição de porte um pouco maior, e a concentração de alimentos é maior, portanto, aproveite para variar os alimentos! Se você tiver a possibilidade de montar um prato com ingredientes diferentes do almoço, melhor ainda, pois a variedade alimentar é amiga da nutrição e saúde!

A lista de alimentos a serem incluídos no jantar são os mesmos do almoço, portanto, você já pode se organizar para as compras e deixar algumas coisas pré-prontas para facilitar sua rotina.

 

Ceia Low Carb

Esta refeição é totalmente opcional, e normalmente é feita por pessoas que dormem muito tarde, e costumam ter fome por conta disso. Neste caso, um pequeno lanche pode resolver o problema e te proporcionar uma noite de sono tranquila. Veja alguns alimentos para incluir na ceia:

  • Frutas
  • Castanhas
  • Iogurte natural
  • Vitamina de Frutas

 

Consumo de Líquidos

É muito importante que juntamente com a alimentação, você se hidrate adequadamente. Portanto, é indicado que você consuma em torno de 2 Litros de água, pois além de hidratar seu corpo, você contribui para o funcionamento adequado do seu intestino, que necessitará de bastante água por conta das fibras ingeridas na alimentação.

Chás naturais e sucos de fruta sem açúcar também estão liberados, e além de deliciosos, combinam muito bem com seu novo estilo de vida saudável!

 

Principais Benefícios da Alimentação Low Carb

A pessoa que adere ao estilo de vida Low Carb é beneficiada de várias formas. Além de se sentir saciada e sem a famosa sensação de fome constante, também melhora o funcionamento do intestino, graças a grande oferta de alimentos integrais.

Através da alimentação Low Carb também é possível aumentar o colesterol bom (HDL), e baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, índices estes que costumam assombrar grande parte da população, devido à dificuldade de controlá-los.

Dito isso, é fundamental que frisemos a importância de procurar um nutricionista para que seu plano alimentar seja calculado e suas necessidades pessoais possam ser alcançadas com a alimentação, visto que aqui sugerimos apenas os alimentos que fazem parte da rotina alimentar Low Carb e não as quantidades necessárias para você.

Como você pôde ver, a alimentação Low Carb é de fácil adesão, saborosa, te deixa saciado e ainda te fornece diversos benefícios à saúde, portanto é sem dúvida uma decisão que causará um impacto muito positivo na sua vida!

Ciente de todos estes benefícios, nós da Liv Up criamos opções de refeições completas, saborosas e nutritivas especialmente para você, que aderiu a este estilo de vida saudável! Dê uma olhadinha no nosso site e escolha já as suas refeições!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up