Low Carb Vegetariano? Sim, isso é possível! Saiba tudo aqui

low carb vegetariano

O estilo de vida Low Carb ganha cada dia mais adeptos. Novos benefícios estão sendo descobertos, e as pessoas estão fascinadas com esse universo. O mesmo tem acontecido com o estilo de vida vegetariano. Além disso, a dieta está ficando cada vez mais famosa na medida que os mitos em relação à ela vão desaparecendo. Mas será que é possível comer um prato Low Carb Vegetariano? Com certeza!

A Liv Up te explica os conceitos e te ensina a ter uma dieta saudável seguindo esses estilos de vida. Contudo, vale ressaltar que este post não substitui o acompanhamento e prescrição nutricional de um profissional capacitado, certo? Então, vamos lá!

O que é Low Carb? 

O estilo de vida Low Carb, primeiramente, consiste em reduzir a quantidade de carboidratos do seu plano alimentar. Mas, ao contrário do que muita gente acredita, ele não visa somente resultados estéticos, embora sabemos que eles consequentemente aparecerão.

Antes de tudo, esse estilo de vida proporciona diversos benefícios à saúde, e quem deseja entrar em harmonia com seu corpo, mente e sentimentos relacionados à comida, encontra no Low Carb um novo universo.

E o vegetarianismo?

Os vegetarianos são aqueles que não consomem um ou mais tipos de carnes. Em suma, são inúmeros os benefícios e existem muitas razões que motivam as pessoas a se tornarem vegetarianas, seja por estarem preocupadas com os animais ou por simplesmente serem alérgicas a essa proteína. Entretanto, independente delas, quem escolhe seguir essa dieta está muito satisfeito e contente com sua decisão.

Aderindo ao Low Carb Vegetariano

Quando você adere a uma dieta Low Carb, alguns ingredientes acabam saindo da sua despensa e consequentemente do seu prato. Assim, alimentos ultraprocessados, ricos em amido, doces e açúcar acabam sendo descartados, deixando as calorias que você necessita por conta de proteínas e gorduras boas.

Mas quais carboidratos você poderá ingerir? Dá uma olhadinha nesta tabela e veja, em seguida, quais fontes de carboidratos ENTRAM e quais fontes de carboidratos SAEM da sua rotina alimentar:

                  Low Carb – Consumir diariamente                 Carboidratos para consumir eventualmente
AbobrinhaFeijões
BeringelaPães e Grãos
VagemMilho
TomateBatata
PepinoMassas
Couve FlorCervejas
EspinafreGrão de Bico
BrócolisErvilhas
BeterrabaAçúcar
CenouraArroz
Saladas folhosasBiscoitos industrializados
Frutas (principalmente as vermelhas), maracujá, abacate, pêssego, açaí, limão, damasco e mirtilos.Frutas como: Banana, maçã, manga, pêra e uvas passas, por exemplo.

Se você está aderindo a esse estilo de vida e ainda é vegetariano, as opções se reduzem ainda mais. Mas não desespere. No início, pode ser um processo difícil, pois estamos inseridos em uma sociedade que está habituada a consumir quantidades muito altas de carboidratos, carnes e seus derivados, porém com o passar dos dias, você se sentirá renovado e perceberá mudanças em seu corpo.

Se você é um ovolactovegetariano, ou seja, exclui apenas carnes, a alimentação fica um pouco mais flexível, pois haverá mais opções proteicas para inserir na alimentação. Já os veganos – em outras palavras, aqueles não consomem nada de origem animal – precisarão explorar e utilizar diariamente os alimentos vegetais ricos em proteínas.

Mas sabe qual é a melhor parte? Em suma, todos os alimentos ricos em proteínas do reino vegetal são “Low Carb” e é nesse momento em que estes dois estilos de vida se encontram!

Alimentos para um prato Low Carb Vegetariano

Se você ingere ovos e laticínios, então estes alimentos continuarão fazendo parte da sua alimentação normalmente. No entanto, você ainda precisará estar atento às fontes de proteína vegetal, e precisará incluí-las no seu prato. E, se você não consome nenhum alimento de origem animal, a lista a seguir vai te ajudar a montar um prato Low Carb vegetariano delicioso.

                           Alimento             Quantidade de Proteína
Tempeh41 gramas (1 xícara)
Tofu20 gramas (1/2 xícara)
Edamame20 gramas (1 xícara)
Seitan30 gramas (1 xícara)
Leite de soja11 gramas (1 xícara)
Brócolis cozido4 gramas (1 xícara)
Quinoa9 gramas (1 xícara)
Semente de Girassol6 gramas (1/4 xícara)
Abacate4 gramas (1 xícara)
Chia5 gramas (3 colheres de sopa)
Linhaça4 gramas (2 colheres de sopa)
Espinafre cozido5 gramas (1 xícara)
Caju5 gramas (1/4 xícara)

Outros alimentos para incluir no seu prato

Na tabela anterior, destacamos os principais alimentos vegetais fonte de proteínas, mas obviamente eles não são os únicos que você terá à disposição na hora de montar um prato Low Carb vegetariano. Outros alimentos vegetais e fontes de gorduras boas devem estar na sua rotina alimentar. Veja os principais:

  • Vegetais: folhas verdes (rúcula, couve, chicória, alface, etc..), couve flor, abobrinha, rabanete, chuchu, cenoura, beterraba, berinjela e aspargo.
  • Frutas: pêssego, limão, mirtilo, maracujá, açaí e frutas vermelhas em geral.
  • Gorduras boas: castanhas, nozes, amêndoas e azeites de linhaça, oliva e canola, por exemplo.

Receitas rápidas e práticas Low Carb vegetarianas da Liv Up

A Liv Up tem, aliás, uma série de opções para agradar a todos os paladares, inclusive aqueles que seguem uma dieta Low Carb vegetariana. Uma opção é o nosso delicioso arroz de pupunha com legumes. Além do palmito pupunha cortado em formato de grão de arroz, ele tem abóbora menina orgânica, tomate, cebola roxa, azeite extra virgem, limão tahiti orgânico, sal rosa, salsinha orgânica, cebolinha orgânica, manjericão orgânico. Ou seja, uma maravilha!

Outra receita super gostosa é o quibe de abóbora com grão de bico, arroz negro e brócolis no vapor. A textura única do arroz negro combina perfeitamente com o toque das nozes no nosso quibe e com o sabor suave do brócolis no vapor, temperado apenas com sal rosa. Limão, tahine e cebola são alguns dos ingredientes que se destacam. Se preferir, você pode adquirir só o quibe.

Um prato também super gostoso é o mix oriental de vegetais e cogumelos. Na Liv Up somos apaixonados por cogumelos, que deixam nossas refeições ainda melhores e mais saudáveis. Sendo assim, nessa porção, o shimeji, o shitake e o edamame dão a quantidade perfeita de carboidrato que a gente precisa. O resultado, só provando pra entender: a mistura de sal, doce e acidez vai fazer você viajar sem sair do lugar. E claro, é uma receitinha bem prática.

Hora do doce low carb vegetariano

Para adoçar a vida, que tal uma receitinha de trufa de chocolate?

Os ingredientes são:

  • 1 colher (sopa) de adoçante xilitol
  • 1/3 xícara (chá) de farinha de amêndoa
  • 1 colher (sopa) de pasta de amendoim
  • 1 colher (sopa) de Água
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó (opcional)
  • Canela

Aprenda a fazer:

  1. Primeiramente, no processador ou liquidificador, bata as nozes e as tâmaras até obter uma farofa com pedacinhos. Em uma tigela, amasse a farofa até que vire uma massa com liga. Unte a fôrma (do tipo de pão de mel quadrada) com óleo de coco e espalhe a massa subindo nas laterais. Reserve.
  2. Em seguida, amasse as bananas e leve ao fogo com o açúcar de coco e 1 pitada de canela. Deixe aquecer por uns 5 minutos ou até conseguir um creminho de banana. Recheie então a massa de nozes e tâmaras com o creme.
  3. Derreta o chocolate em banho-maria (ou no micro-ondas, não esquecendo de verificar a consistência a cada 30 segundos).
  4. Por fim, coloque a calda por cima (uma camada fina) e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora. Sirva em seguida.

Se você gosta mais de milk shake, a gente também traz pra você uma receita Low Carb e vegana de morango e açaí.

Os ingredientes são:

  • 1/2 xícara (chá) de leite de coco
  • 1 polpa de açaí puro congelado
  • 2 xícaras (chá) de morango
  • 1 unidade de abacate
  • 1 colher (sopa) de geleia de morango sem açúcar
  • Cubos de gelo
  • 1 scoop de proteína vegetal de baunilha
  • 1 colher (sopa) de adoçante xylitol

Aprenda a fazer:

Em suma, bata tudo no liquidificador, exceto a geleia. Use-a para decorar o copo. Beba gelado.

Consumo de água

Como você viu, a alimentação Low Carb Vegetariana é composta por alimentos de origem vegetal, sendo assim, estará ingerindo muitas fibras (e isso é ótimo!), porém você precisa estar atento ao consumo de água para que estas fibras consigam “trabalhar a seu favor” e manter sua saúde intestinal em dia.

Por isso, você deve manter o consumo de, aproximadamente, 2 litros de água ao dia. Assim, seu intestino funcionará regularmente e seu corpo se manterá hidratado e sadio!

Vitamina B12

Vegetarianos geralmente apresentam deficiência de vitamina B12, portanto é de extrema importância que você controle seus níveis desta vitamina por meio de acompanhamento médico e suplementação, pois a deficiência de B12 recorrente acarreta vários problemas de saúde.

Muitos benefícios

Como você viu, a dieta Low Carb vegetariana é de fácil adesão e conta com diversos alimentos para você montar o seu plano alimentar. O início da alimentação com baixo carboidrato pode ser um pouco difícil, pois trata-se de um novo hábito que o nosso corpo estará reconhecendo. Mas diante dos benefícios que você alcançará, nós garantimos: vale muito a pena!

Quando aderimos ao estilo Low Carb, algumas alterações acontecem no organismo. Veja a seguir:

  1. Menor armazenamento de gordura: Quando ingerimos mais carboidratos que o necessário, aquilo que não foi utilizado pelo corpo é estocado em forma de gordura corporal. A longo prazo, pode ocasionar o aparecimento de doenças relacionadas ao acúmulo de gordura corporal. Assim, ingerindo menos carboidratos, você garante que o corpo receba a energia necessária, sem excessos.
  2. Queima da gordura em excesso: ao aderir à a alimentação Low Carb, “educamos” o corpo a utilizar a gordura em excesso como fonte de energia.
  3. Saciedade: ao contrário do que seja possa imaginar, a Low Carb tem um bom poder de saciedade. Afinal de contas, as calorias da sua refeição serão constituídas de proteínas, gorduras (boas) e claro, uma pequena quantidade de carboidratos.
  4. Sensação de bem estar: sabe aquela sensação de estufamento e fome precoce? Muitas vezes, ela está associada ao consumo de carboidratos simples. Por isso, aderindo ao Low Carb você se sentirá mais leve e disposto.
  5. Controle dos níveis de glicose e perfil lipídico: essa alimentação melhora os níveis de glicose no sangue, sendo assim benéfica para diabéticos. Além disso, controle os níveis de triglicerídeos e colesterol.

Nós da Liv Up ficamos muito felizes por você, que estará melhorando sua saúde e usufruindo de todos os benefícios da dieta Low Carb para vegetarianos. Assim, não poderíamos deixar de participar desta nova e maravilhosa fase da sua alimentação!

Por isso, criamos refeições Low Carb vegetarianas ultracongeladas, que unem praticidade, sabor e qualidade. Visite então nosso site e escolha já suas refeições!

Você vai gostar de ver…

déficit calórico dos alimentos

Déficit calórico: como funciona a fórmula das calorias

Quem quer emagrecer certamente já esbarrou por aí no conceito de déficit calórico, até porque é impossível perder peso sem ele. Entender essa relação entre as calorias ingeridas e as

refeição cardápio para o dia a dia

Cardápio para o dia a dia: 20 receitas pra experimentar

Quando o assunto é alimentação saudável, um dos grandes desafios é elaborar um cardápio para o dia a dia que reúna refeições práticas, mas também saborosas. Afinal de contas, a

iogurte saudável com frutas

Iogurte saudável: como escolher o melhor

Saboroso, versátil e bem equilibrado, o iogurte saudável é uma opção queridinha na hora de montar um cardápio bacana. Vai bem com frutas, com granola, em molhos para saladas e

Permissão de cookies

Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.