Alimentação Saudável

Massas e molhos: faça a combinação perfeita

janeiro 27, 2020
massas e molhos

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, o macarrão está presente em 99,5% das casas brasileiras. Além disso, o nosso país é o terceiro maior produtor desse alimento no mundo, o que revela a paixão que temos por esse prato. Versátil e com diferentes formas de preparo, é possível fazer a combinação perfeita de massas e molhos, de modo a agradar o paladar de amigos, visitantes e familiares.

Para que o prato seja saboroso, não existe de fato uma combinação perfeita, uma vez que cada um tem as suas preferências. No entanto, apresentaremos boas soluções que são nutritivas e que combinam muito para você se sair muito bem na cozinha. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os diferentes tipos de massas?

Antes de mais nada, é preciso entender quais são os diferentes tipos de massas. Elas são divididas em três grupos: secas, frescas e recheadas. Nesses grupos há subdivisões. Entenda!

Massas secas

No caso das secas, por exemplo, há as curtas e as longas.

Curtas:

  • penne;
  • fusilli;
  • minifusilli
  • farfalle;
  • minifarfalle;
  • sedani, entre outras.

Longas:

  • carpanelli;
  • riccioli;
  • garganelli, entre outras.

Esses produtos são em grande parte industrializados e sem sabor. Mas se você deseja variar no molho e fazer com que todos tenham uma experiência incrível com o seu prato, essa é a mais indicada justamente por absorver bem o sabor.

Massas frescas e recheadas

As massas frescas são feitas com ovos, o que combina perfeitamente com algum tipo de molho mais suave. É preciso considerar que nem todas são elaboradas com ovos, pois há alguns exemplos de secas que também são preparadas com essa base.

Já as massas recheadas, como o próprio nome já diz, permite ousar mais em seus ingredientes. Ao forno e gratinada, vai encantar qualquer pessoa que experimentar o seu prato, além de contar com opções diversas:

  • ravioli;
  • capeleti;
  • canelone;
  • rondelli, entre outros.

Quais são os tipos de molhos mais conhecidos?

Existem aqueles tipos de molhos que são tradicionais e bastante conhecidos. Entre eles, podemos destacar:

  • alho e óleo — no qual o alho é o verdadeiro protagonista;
  • ao sugo — feito à base de tomate e com o tempero de sua preferência;
  • bechamel — farinha branca, farinha e leite;
  • bolonhesa — molho ao sugo com acréscimo de carne moída;
  • pesto — manjericão, azeite e queijo parmesão;
  • ragu — carne (ou outro tipo de ingrediente de sua preferência), vinho, legumes e extrato de tomate.

Como fazer a combinação perfeita?

Agora que você já entende os principais tipos de massas, chegou o momento de apresentarmos dicas de como fazer uma combinação perfeita.

Espaguete

É um dos mais tradicionais tipos de massas nas mesas dos brasileiros. Por serem longos, é mais indicado usar molhos líquidos ou que sejam pouco encorpados. Você pode optar por aquele que todos gostam, como à bolonhesa, mas também é possível apostar em outras alternativas mais ousadas, como um de frutos do mar.

Caso receba alguma visita que seja vegetariana, que tal fazer ao alho, à base de azeite ou até mesmo com ervas frescas e vegetais? Além disso, se estiver cansado do tempero de nosso país, você pode também fazer um yakisoba, que combina bastante com o molho shoyu.

Ravioli

Esse é um tipo de massa recheada, também muito versátil, sendo que o preparo vai de acordo com o gosto dos visitantes. Pode ser servido gratinado ou em sopa. Para os fãs de saladas, aqui vale caprichar, pois cabem muito bem para harmonizar.

Quais molhos combinam com o ravioli? Aqueles à base de manteiga, bechamel e molho de tomate são as opções mais tradicionais. O ideal é verificar qual foi o acompanhamento escolhido e entender se realmente combina com a sua massa.

Lasanha

Sabe aquele domingo em que você vai receber colegas, amigos e familiares e não sabe o que servir para agradá-los? Nessas ocasiões, a lasanha é um tipo de massa que não tem erro. Também muito versátil, o molho vai ser escolhido de acordo com o recheio, uma vez que é preciso haver harmonização.

Se o seu recheio for mais suave, com ervas ou legumes, por exemplo, o molho deve ser mais forte e encorpado. Por outro lado, se você exagerou nas escolhas dos ingredientes e colocou muitas opções que chamam a atenção no paladar, é melhor optar por apenas um molho de tomate ou o bechamel. Uma coisa é fato: vai fazer o maior sucesso!

Penne

Você encontra o penne facilmente em qualquer estabelecimento. Essa massa tem curvas, o que faz com que ela absorva de maneira mais facilitada o molho. Apesar de combinarem perfeitamente com os mais variados tipos de acompanhamento, os refogados são a pedida ideal, justamente por seus contornos absorverem os ingredientes e proporcionarem um gostinho pra lá de especial.

Por essa razão, opte por um preparo à base de carnes, legumes e até mesmo cremosos, acrescentando queijos. Para os que gostam de uma opção mais simples e sem muito acréscimo de ingredientes, também há a possibilidade de fazer ao sugo, alho e óleo ou bechamel. Versatilidade é o que não falta, concorda?

Cabelo de anjo

Certamente você já se deparou com aquela massa que vem enroladinha dentro do pacote. Popularmente a chamamos de cabelo de anjo. É bem fina, característica que a torna ideal para gratinar. Aqui, a escolha do molho vai depender dos ingredientes escolhidos, com o objetivo, novamente, de trazer a tão importante harmonia ao seu prato.

São algumas opções:

  • molhos à base de ervas;
  • molho de tomate;
  • manteiga com ervas;
  • alho e óleo.

Com a leitura deste post você pôde entender mais sobre os tipos de massas e molhos existentes, além de conferir algumas dicas para a combinação perfeita. O bom é utilizar a criatividade, pois não existe uma regra específica para o prato ideal. Apesar de um molho ser indicado para determinado tipo de massa, é o tempero que vai fazer toda a diferença, bem como o modo de preparo.

Quer conhecer algumas dessas opções ou até mesmo adquirir alguma massa já pronta? Conheça a nossa sessão de massas e molhos e saboreie!

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up