Mudando sua rotina

Mindful eating: Conheça mais e tire suas dúvidas

dezembro 22, 2018

Já ouviram falar em mindful eating? Ainda não? Pensando nisso, nós da Liv Up elaboramos um guia completo sobre esta técnica que tem ganhado bastante popularidade entre as pessoas.

Preparado? Vamos lá!

O que é mindful eating?

O primeiro passo é entender o que é o tal do mindful eating.

Mindful eating é uma técnica utilizada para auxiliar no ato de comer de forma consciente, ou seja, com atenção redobrada sob o que está, de fato, comendo.

Isso significa, que ele é uma estratégia que o indivíduo desenvolve para entender se está realmente com fome ou gula, por exemplo.

Além disso, o mindful eating também é uma prática que exercita:

  • A atenção para escolha dos alimentos;
  • A escolha em quantidades corretas;
  • Formas de mastigar;
  • A escolha de locais mais calmos para realizar a refeição;

Bastante usada na nutrição comportamental, ela também é usada para tratar transtornos alimentares, como a obesidade, anorexia ou bulimia, por exemplo.

Técnicas

As técnicas relacionadas ao mindfulness não estão ligadas apenas a alimentação.

São técnicas que podem ser aplicadas em todas as áreas da vida, como na prática de exercícios físicos ou rotina de trabalho.

O importante é o indivíduo entender que precisa estar focado nas atividades que está realizando naquele momento, assim como prestar atenção nas escolhas alimentares e nas quantidades.

Quais são os benefícios?

São muitos os benefícios decorrentes da prática do mindful eating. Por isso, vamos citar apenas alguns deles.

  • Melhora na digestão dos alimentos;
  • Reduz a compulsão alimentar;
  • Controla a ansiedade e o estresse;
  • Melhora do foco e concentração nas atividades diárias;
  • Melhora o gerenciamento da escolha dos alimentos;
  • Gera equilíbrio alimentar;

Como auxiliar na alimentação?

Bom, agora você deve estar se perguntando: como esta técnica vai me auxiliar na alimentação.

Através do mindful eating, o indivíduo passará a observar e entender o real motivo físico ou emocional, pelo qual está com fome, gula, ansiedade ou estresse.

Dessa forma, será possível escolher os alimentos nas quantidades certas para cada tipo de refeição.

Com o passar do tempo, você vai se acostumando, conhecendo melhor o próprio corpo e aumentando cada vez mais a prática.

Ele nos ajuda a ouvir o próprio corpo sobre fome, satisfação, vontades físicas e emocionais que você está sentindo.

Através das técnicas, criamos consciência para perceber quais atitudes devemos tomar em relação as vontades do nosso corpo.

Atualmente, existem profissionais especializados em nutrição comportamental e mindful eating.

É importante procurar recomendações destes profissionais para que a técnica seja bem aplicada no seu dia a dia e gere resultados satisfatórios, obtendo benefícios para todas as áreas da sua saúde.

E a meditação?

A meditação está diretamente relacionada com o mindful eating. No caso, um pode auxiliar o outro.

O mindful eating pode ser aplicado juntamente com a prática de meditação antes das refeições ou em outros horários do dia.

No entanto, existem pessoas que sentem dificuldade em fazer a meditação, algo bastante normal.  Assim, o ideal é tentar se concentrar entre 2 e 3 minutos por dia ao acordar ou quando for deitar na cama para dormir.

 

Gostaram da técnica?

 

*Texto contou com a colaboração da nutricionista Bruna Pavão, da BP Marketing Nutricional.

 

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