Nutrição holística e os benefícios para o seu bem-estar
A palavra-chave da nutrição holística é: equilíbrio. Essa ciência tem como objetivo compreender o indivíduo como um todo, ou seja, unir a alimentação ao bem-estar físico e emocional. Além disso, acredita em hábitos e práticas individuais, que se diferem de pessoa pra pessoa. Vamos conversar sobre esse assunto!
O que é a nutrição holística?
A palavra ‘holística’ vem do grego holos, que significa “todo” ou “inteiro”, ou seja, a nutrição holística se preocupa com a alimentação integralmente.
A proposta da nutrição holística é promover uma alimentação que contribua com o equilíbrio do corpo e da mente. É pensada pra compreender todas as nuances de cada paciente. Assim, esse tipo de alimentação abrange os aspectos físicos, emocionais e espirituais da pessoa, tornando-se uma orientação individual, de acordo com as necessidades de cada organismo.
Como funciona a nutrição holística?
Antes de qualquer coisa, a nutrição holística busca entender profundamente as vivências de cada paciente. Sendo assim, são compreendidos:
- O histórico familiar;
- A presença ou ausência de queixas clínicas e comorbidades;
- O modo como o paciente mantém suas relações interpessoais;
- As atividades acadêmicas e a carga de trabalho;
- O nível de estresse e a forma como lida com o mesmo;
- Questões emocionais, como: ansiedade, irritabilidade e frustrações;
- Qualidade do sono;
- Prática de atividades físicas;
- Hábitos e cultura alimentar;
- Necessidades nutricionais e calóricas;
- Espiritualidade.
A partir dessa compreensão global do indivíduo, a nutrição holística auxilia na implementação e manutenção de um estilo de vida que preze pela saúde e bem-estar, de forma harmônica e individualizada.
Quais são os princípios?
Depois de olhar para o indivíduo de forma abrangente, a nutrição holística propõe uma série de atitudes positivas, com um objetivo principal: alcançar uma boa qualidade de vida.
A nutrição holística acredita que tudo o que entra em nosso corpo está intimamente relacionado à saúde, não apenas do corpo físico, mas também da mente e do espírito.
A importância da sensorialidade dos alimentos
A cor, o aroma, o sabor, a textura de cada alimento. Assim como os nutrientes que o compõe, toda a questão sensorial também importa. Chamada de “individualidade bioquímica”, a nutrição holística explica que cada pessoa tem a sua própria genética e, somado a isso, o estilo de vida que influencia a maneira como o corpo responde aos diferentes alimentos.
Ou seja, quando consumimos um determinado alimento que gostamos, é certo que o corpo responderá de forma positiva, trazendo boas sensações. Por isso, ofertar alimentos saborosos, coloridos, saudáveis e atrativos é fundamental ao bem-estar. Percebeu a conexão entre alimento, corpo e mente?
Quais são as principais estratégias alimentares da nutrição holística?
Essa ciência entende que cada indivíduo é singular, sendo assim, não existe um único cardápio ou plano alimentar a ser seguido, no entanto, algumas estratégias podem ser trabalhadas. Entre elas:
- Alimentação funcional, onde todas as propriedades e benefícios de cada alimento são cuidadosamente pensadas;
- Dieta plant-based, a qual prioriza o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, com foco nas verduras, legumes, frutas, grãos e cereais integrais;
- Alimentação alcalina, baseada no pH corporal;
- Dieta Ayurveda;
- Dieta mediterrânea, baseada no consumo de alimentos frescos e naturais, como azeite, frutas, verduras, legumes, cereais, castanhas, sementes e laticínios.
Os principais benefícios da nutrição holística
Sem dúvida, o principal benefício está relacionado ao equilíbrio e bem-estar do corpo e da mente. Mas, de que forma isso é alcançado?
Por integrar o indivíduo com o seu ambiente, a prática holística pode trazer benefícios como: aumento da disposição e energia, retardo do envelhecimento, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição da retenção de líquidos e melhora da cognição, do humor e da percepção da qualidade de vida.
Quem pode seguir a nutrição holística?
A alimentação baseada na nutrição holística pode ser incorporada por qualquer pessoa, afinal, seus princípios são baseados nas orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde. Tais diretrizes visam a uma alimentação mais natural, com a diminuição do consumo de alimentos processados e ultraprocessados.
No entanto, é fundamental buscar o auxílio de um nutricionista. Qualquer mudança alimentar deve ser acompanhada por um profissional especializado, ok?