O que acontece com o seu corpo se você parar de comer açúcar?

donuts em uma mesa

O organismo pode reagir de diversas formas quando deixamos de comer açúcar. Seja diminuindo o aparecimento de acnes e crises de enxaquecas, ou até mesmo contribuindo para a redução de riscos de doenças como obesidade e diabetes. 

Entenda um pouco mais sobre como o nosso organismo responde e o que muda no corpo durante esse processo.

Motivos para parar de comer açúcar

O consumo de açúcar (entenda-se carboidratos/glicose e não aquele açúcar de mesa branco), com moderação, é importante para manter o equilíbrio do organismo. 

Se você ainda tem dúvida de por que cortar o açúcar, saiba que o maior problema é o volume que as pessoas costumam consumir. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa, seja adulta ou criança, deve consumir no máximo 50 gramas de açúcar por dia. Porém, o ideal mesmo é que o consumo seja de 25 gramas por dia, o que significa cerca de duas colheres de sopa.

O que acontece é que os brasileiros, em média, consomem cerca de 150 gramas por dia. A quantidade representa o triplo do máximo recomendado, e seis vezes mais do que o indicado. Se parar para analisar, é difícil imaginar que colocamos 12 colheres de açúcar em nossas receitas, né?

No entanto, comemos muito açúcar sem perceber, pois estão escondidos em alimentos e bebidas, principalmente produtos industrializados e ultraprocessados. Por isso, é bastante importante maneirar na dose. 

O excesso de glicose gera uma produção maior de insulina e, além do aumento de peso, o organismo passa a desenvolver resistência à insulina, podendo causar diabetes. Além disso, esse excesso pode acarretar outros sintomas de comer muito açúcar. Conheça alguns deles:

  • Aumento da fermentação gástrica;
  • Aumento do nível de colesterol ruim, o LDL;
  • Cárie;
  • Dor de cabeça;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico;
  • Insônia;
  • Perda de memória;
  • Prisão de ventre;
  • Surgimento de acnes;

Desintoxicação de açúcar: como o corpo reage?

Embora conheçamos os males do açúcar, cortá-lo totalmente da nossa dieta nem sempre é tarefa fácil. Principalmente se o organismo já está acostumado com uma determinada quantidade diária. Quando cessamos a ingestão do açúcar abruptamente, é comum nosso corpo passar por algumas fases até se acostumar. 

Quanto tempo dura abstinência de açúcar?

A primeira fase, a de “desintoxicação”, tende a ser menos tolerável. Ela tende a durar entre 15 a 21 dias, inclusive é normal se sentir irritado, cansado e com falta de concentração. Também é comum sentir ainda mais vontade de comer doces. Isso porque o açúcar ativa alguns receptores no cérebro que são responsáveis pelas vontades e pela sensação de bem-estar, então nosso corpo acaba sentindo muita falta desse estímulo.

Neste momento, é essencial não se deixar levar pela vontade. Isso porque se você não passar por essa fase de desintoxicação, o seu organismo jamais se acostumará com a ausência de açúcar. E, assim, você sempre voltará à estaca zero. 

A partir da segunda semana, o corpo começa a se acostumar com a falta de açúcar. Sendo assim, o organismo começa a reagir e entende que não precisa de tanta glicose para manter a energia. Contudo, ainda não é possível sentir grandes resultados. 

Os efeitos positivos costumam aparecer após pelo menos um mês sem comer açúcar. Aliás, é quando chegamos na terceira fase. Nesse momento, já podemos notar algumas mudanças, como melhora na disposição, intestino melhora e até, perda de peso. Mas, em contrapartida, é também o momento em que ficamos mais relaxados. Então, cuidado para não abrir mão de todo o esforço feito até aqui.

Benefícios de parar de comer açúcar

Após 30 dias que você cortar o açúcar, já é possível notar mudanças no corpo e no organismo. Entre as principais alterações estão: 

  • melhora de parâmetros laboratoriais que podem diminuir risco de aparecimento de doenças;
  • melhora na disposição e no humor;
  • redução de acnes;
  • melhora na qualidade do sono;
  • perda de peso;
  • redução de celulites;
  • melhora da saúde intestinal.

Certamente, sabemos que não é fácil ficar sem aquele docinho depois do almoço ou uma sobremesa gostosa no fim de semana. Mas calma, pois já existem sobremesas sem açúcar e substituições que podem ser feitas.


gabriela parise nutricionista

Gabriela Parise

Formada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em atendimentos a pacientes vegetarianos, veganos e em transição. Doutoranda em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP (FMUSP). Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional. Possui capacitação em Nutrição Vegetariana pela SVB

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