Bem-estar

O que acontece quando deixamos de comer açúcar?

Maio 19, 2020
deixamos de comer açúcar

O organismo pode reagir de diversas formas quando deixamos de comer açúcar. Seja para conter acnes e crises de enxaquecas, ou até mesmo para evitar doenças como obesidade e diabetes, muita gente precisa cortar o açúcar

Entenda um pouco mais sobre como o nosso organismo responde e o que muda no corpo durante esse processo. 

Por que deixar de comer açúcar?

O consumo de açúcar, com moderação, é importante para manter o equilíbrio do organismo. Ele é responsável por fornecer a glicose que o corpo precisa, já que a falta dela pode trazer problemas à saúde, como fadiga, fraqueza e outros. Além disso, o açúcar contém cálcio, fósforo, ferro, cloro, potássio, sódio, magnésio e vitaminas do complexo B. 

Mas, o problema é que consumimos uma quantidade muito maior do que deveríamos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa, seja adulta ou criança, deve consumir no máximo 50 gramas de açúcar por dia. Porém, o ideal mesmo é que o consumo seja de 25 gramas por dia, o que significa cerca de duas colheres de sopa.

O que acontece é que os brasileiros, em média, consomem cerca de 150 gramas por dia, o triplo do máximo recomendado, e seis vezes mais do que o indicado. Se parar para analisar, é difícil imaginar que colocamos 12 colheres de açúcar em nossas receitas, né? No entanto, comemos muito açúcar sem perceber que estão escondidos em outros alimentos e bebidas. Por isso, é bastante importante maneirar na dose. 

O excesso de glicose gera uma produção maior de insulina e, além do aumento de peso, o organismo passa a desenvolver resistência à insulina, podendo causar diabetes. Além disso, esse excesso pode acarretar outros sintomas. Conheça alguns deles: 

  • Aumento da fermentação gástrica;
  • Aumento do nível de colesterol ruim, o LDL;
  • Cárie;
  • Dor de cabeça;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico;
  • Insônia;
  • Perda de memória;
  • Prisão de ventre;
  • Surgimento de acnes;

Como o corpo reage aos primeiros dias sem açúcar?

Embora conheçamos os males do açúcar, cortá-lo totalmente da nossa dieta nem sempre é tarefa fácil. Principalmente se o organismo já está acostumado com uma determinada quantidade diária. Quando cessamos a ingestão do açúcar abruptamente, é comum nosso corpo passar por algumas fases até se acostumar. 

A primeira fase, a de desintoxicação, é a pior. Ela tende a durar 15 dias e é normal se sentir irritado, cansado e com falta de concentração. Também é comum sentir ainda mais vontade de comer doces. Isso porque, o açúcar ativa alguns receptores no cérebro que são responsáveis pela vontade.

Neste momento, é essencial não se deixar levar pela vontade. Se você não passar por essa fase de desintoxicação, o seu organismo jamais se acostumará com a ausência de açúcar. E, assim, você sempre voltará à estaca zero. 

A partir da segunda semana, o corpo começa a se acostumar com a falta de açúcar. O organismo começa a reagir e entende que não precisa de tanta glicose para manter a energia. Contudo, ainda não é possível sentir grandes resultados. 

Os efeitos positivos costumam aparecer após pelo menos um mês sem comer açúcar. É quando chegamos na terceira fase. Nesse momento, já podemos notar algumas mudanças, como melhora na disposição e perda de peso. Mas, em contrapartida, é também o momento em que ficamos mais relaxados. Então, cuidado para não abrir mão de todo o esforço feito até aqui. 

Os benefícios de cortar o açúcar 

Após 30 dias sem açúcar, já é possível notar mudanças no corpo e no organismo. Entre as principais alterações estão: 

  • diminuição no risco de doenças cardiovasculares e doenças crônicas; 
  • melhora na disposição e no humor;
  • melhora na qualidade do sono;
  • redução de acnes; 
  • perda de peso;
  • redução de celulites;
  • diminuição de colesterol e triglicérides.

Certamente, sabemos que não é fácil ficar sem aquele docinho depois do almoço ou aquela sobremesa gostosa no fim de semana. Mas, pode ficar tranquilo que já existem sobremesas sem açúcar e substituições que podem ser feitas. Aqui, damos algumas dicas de como substituir o açúcar nos doces.

A Liv Up te ajuda a ter uma alimentação saudável sem abrir mão das receitas deliciosas. 

You Might Also Like

1
Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
mais novos mais antigos
Marcos Aurélio Gama de Oliveira
Membro
Marcos Aurélio Gama de Oliveira

(BLOG LIVUP) DESCUBRA COMO CONTROLAR A GLICEMIA SEM SE PRIVAR DE NADA,
COMENDO OS MAIS DIFERENTES E DELICIOSOS TIPOS DE COMIDAS!

acesse esse link e se dê uma oportunidade.

https://bit.ly/ControlarGlicemiaComendoDeliciasZeroAçucar

Scroll Up