Nutri responde o que comer no almoço para emagrecer

Quem busca uma perda de peso saudável, certamente já esbarrou em muitas receitinhas milagrosas na internet ou então em dietas focadas em restrições. Mas aqui na Liv Up a gente sabe – e prova! – que comer bem pode ser sinônimo de sabor e de alcançar seus objetivos. Tanto é que convidamos uma nutricionista para te contar o que comer no almoço para emagrecer sem precisar fazer loucuras.
O que comer no almoço para emagrecer?
Conforme estabelece a nutri, “é muito importante fazer uma refeição completa, evitando que fique com fome logo em seguida.” Se você estiver procurando um almoço saudável, diminuir o tamanho da refeição apenas para comer uma quantidade menor não é a melhor solução. “Dessa forma, o almoço deve ter uma fonte de carboidrato, uma fonte de proteína (vegetal ou animal) e fibras. Um ótimo exemplo é nosso queridinho arroz e feijão”, ressalta.
Segundo a nutricionista, montar um almoço para emagrecer não significa comer quantidades minúsculas ou comer apenas salada, por exemplo. Maneirar na quantidade com certeza pode auxiliar na ingestão de um número menor de calorias, mas um almoço que emagrece é aquele que te nutre e te deixa satisfeito, sem aquela vontade de comer mais alguma coisa logo após.
É nesse cenário que entra o famoso básico que funciona, como o arroz e feijão citado pela nutri. Esse prato tão brasileiro só tem a adicionar no seu dia a dia, pois é nutritivo e saudável. Adicionando outros clássicos como o franguinho grelhado, mix de legumes e outros itens super acessíveis, você já consegue montar almoços equilibrados e sem grandes mistérios!
Um exemplo prático disso são as marmitas fitness. Na Liv Up, elas são combinações super caseiras e feitas com alimentos naturais, comida de verdade. É uma forma de você comer bem, ter sempre algo saudável à mão e com muito sabor.
O almoço pode ajudar a emagrecer?
Na prática, o emagrecimento só vem quando há déficit calórico. Ou seja, você só começará a emagrecer quando, ao final do dia, gastar mais calorias do que consumiu.
Existem, é claro, alimentos (e refeições) que são mais propensos a fazer você emagrecer justamente pelo fato de possuírem um baixo índice calórico. Dessa forma, você gasta o seu equivalente em calorias mais facilmente.
Para te dar um exemplo: não adianta fazer apenas uma refeição se ela contém um número altíssimo de calorias, é preferível fazer várias refeições que tenham um valor calórico final menor e te ajudem a garantir saciedade.
Mas você sabe o que consumir? Quais alimentos auxiliam nessa caminhada de combinar menos calorias com ótimos nutrientes? Para isso, contamos com a ajuda da nutricionista Bettina Del Pino, que vai tirar algumas dúvidas sobre os almoços aliados da perda de peso.
Buscar a saudabilidade não significa se privar de comer coisas boas e a nutrição está aqui para provar isso. Acompanhe com a gente e descubra maneiras de aprimorar a sua alimentação com uma dieta para emagrecer saudável. Bora lá?
Como montar um prato saudável?

É difícil cravar ao certo a melhor composição de um prato de comida, pois cada organismo funciona da sua própria maneira e tem respostas únicas a cada grupo de alimentos. No entanto, Bettina explica que é possível montar um prato que atenda às necessidades básicas de todo mundo, trazendo mais saudabilidade à alimentação e aliando esse processo com comidas gostosas do dia a dia.
Passo a passo de um prato saudável
Veja como a refeição deve ser composta:
- Meio prato de vegetais, sendo eles crus ou cozidos (sempre cuidando com os temperos que serão utilizados para temperar a salada);
- Um quarto do prato de carboidratos. Podendo ser arroz, macarrão ou batata doce, por exemplo;
- Mais um quarto (para fechar com chave de ouro) do prato de proteína vegetal e/ou animal. Feijão e outras leguminosas no caso das proteínas vegetais. Frango, carne vermelha ou peixe como proteína animal.
+ Descubra qual a quantidade ideal de consumo de proteínas
Essas proporções atendem as necessidades básicas de um organismo funcional, levando em consideração a energia necessária para as atividades do cotidiano, um nível bom de nutrientes e uma boa quantidade de alimentos para proporcionar a saciedade. Lembrando: quanto mais proteína, maior a sensação de que se está satisfeito.
Quais alimentos devo evitar?
Assim como existe o consumo de alimentos para emagrecer (com índices calóricos baixos, por exemplo), há também os alimentos que te empurram na direção contrária se tratando de saudabilidade e consumo exagerado de calorias. “Deve-se evitar alimentos fritos e com creme de leite, maionese ou nata. Esses alimentos possuem um valor calórico mais elevado por conta do excesso de gordura”, explica Bettina.
Mas não são apenas esses. A nutri também lembra: “Além disso, temperos prontos e alimentos ultraprocessados possuem muitos aditivos químicos, além de excesso de sódio e açúcar. Dessa forma, também devem ser evitados. Na hora da sobremesa, experimente trocar os doces calóricos por um chocolate 70% cacau ou uma porção de frutas.” Então o cuidado não pode se limitar ao almoço, deve se estender até a sobremesa – que deve ser levada também em conta no seu balanço calórico.
Dentro de uma dieta saudável você encontrará uma esfera enorme de alimentos possíveis de serem consumidos, inclusive alguns com um valor calórico maior. A grande questão desses produtos é que a quantidade será bem menor do que de alimentos mais leves.
Como uma reeducação alimentar se trata também de abandonar velhos hábitos, comumente temos a visão de “eliminar” alimentos, mas não precisa ser bem assim. Equilíbrio é a chave! Apostar em ingredientes de qualidade também!
Cardápio do que comer no almoço para emagrecer

Agora que você tem “a faca e o queijo na mão”, chegou a hora de se inspirar e colocar a mão na massa montando seu cardápio saudável e que te ajudará nesse processo de emagrecimento.
A gente sabe que as tarefas do dia a dia e o tempo apertado podem ser um desafio na hora de manter uma alimentação equilibrada. Por isso, a Liv Up dispõe para você um cardápio extenso com vários pratos, complementos e até mesmo marmitas a partir de R$ 19,90 a unidade dentro dos kits. Assim, fica prático e acessível e você sempre saberá o que comer no almoço para emagrecer.
Confira alguns exemplos do nosso menu de marmitas:
- Frango assado, arroz com brócolis e purê de batata
- Carne moída, purê de abóbora e brócolis no vapor
- Frango assado, couscous e legumes mediterrâneos
- Frango com limão siciliano com arroz de brócolis
- Estrogonofe de frango, arroz e batata assada
- Carne moída, arroz integral e feijão carioca
- Estrogonofe de frango e arroz de couve-flor
Entre no nosso site e comece a mudar a sua vida em um dos aspectos mais fundamentais e deliciosos – a alimentação. Saudáveis, rápidos, simples e práticos, as refeições da Liv Up possuem somente ingredientes naturais para fazer de cada refeição uma nova experiência em prol da sua saúde e do seu bem-estar. Vem experimentar!
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais