O que comer no pós-treino e quais alimentos evitar?

Para ter uma vida saudável, nada é melhor que o combo de alimentação equilibrada e atividade física, além de outros bons hábitos, é claro. Pensando nisso, você sabe o que comer no pós-treino? Se ainda tem dúvidas, saiba que você não está sozinho.
É bem comum os praticantes de exercícios físicos ficarem confusos na hora de preparar uma refeição para consumir após o treino. Afinal, quais alimentos são bons para esse momento? Trouxemos aqui algumas dicas incríveis do que comer no pós-treino. Dá só uma olhada!
Qual é a importância da refeição pós-treino?
Se você é do tipo de pessoa que não se preocupa com o que vai comer após treinar, é melhor rever essa atitude. Já ouviu falar no ditado “nadar, nadar e morrer na praia”? É mais ou menos isso que acontece quando a gente treina direitinho, mas não se liga na alimentação.
Vamos analisar juntos: o nosso corpo precisa de energia para fazer as atividades e de proteínas para regenerar as células, inclusive os músculos. Além disso, depende das vitaminas, minerais e fibras para regular o seu funcionamento.
Quando a gente pratica uma atividade física, precisamos auxiliar nosso corpo a fazer os reparos necessários para que estejamos melhor adaptados para a próxima sessão de treino. Como resolvemos isso? Por meio da alimentação, obviamente.
Se ingerimos todos os nutrientes necessários para nosso corpo, ele terá seu correto funcionamento. Assim, conseguimos ter uma melhor composição corporal, com adequada proporção entre de gordura e massa muscular.
No entanto, se não consumimos uma refeição equilibrada e com boa estratégia nutricional, a recuperação muscular pode ficar prejudicada e não temos todos os benefícios do exercício físico, entre eles, o de ganho de força e de massa muscular.
É por esse motivo que devemos ficar atentos a nossa dieta para receber todos os nutrientes necessários e obtermos os melhores resultados da prática de atividades físicas: bem-estar e qualidade de vida.
Quais são os melhores alimentos pós-treino?
Agora que você já tem motivo suficiente para ter uma boa refeição pós-treino, chegou a hora de saber o que comer nela. Não se preocupe que não é nada complicado. Olha só.
Ovos
Não é à toa que os ovos são considerados superalimentos. As claras fornecem proteínas de alto valor biológico e de fácil digestão. Já as gemas, além das proteínas, contêm gorduras boas, e colina — uma vitamina importante para a contração muscular.
O que é muito bacana no ovo é a sua versatilidade. Além de cozido, frito ou poché, dá para fazer a omelete e a famosa crepioca (um crepe feito com farinha de tapioca ou polvilho azedo).
Banana
A banana é uma fruta deliciosa, muito usada como pré-treino, mas sabia que também dá para comê-la no pós-treino? Pois é, ela é uma fonte de carboidrato de disponibilidade rápida. Isso significa reposição rápida de energia logo após a atividade física. Além do mais, contém vitaminas e minerais, que ajudam na recuperação muscular.
Iogurte
O iogurte não é só saboroso, esse laticínio fornece proteínas, carboidratos e cálcio ao mesmo tempo, que são itens fundamentais para a regeneração dos músculos no pós-treino. Você pode misturá-lo ao suco de frutas para fazer um delicioso smoothie ou batê-lo com o seu whey protein. Que tal?
Frango
O peito de frango é uma fonte de proteínas bem magrinha. Sendo então uma ótima opção para refeição, pois oferece boa quantidade de proteínas sem oferecer grande quantidade de gorduras e calorias. Você pode consumi-lo acompanhado de batata e vegetais ou desfiado, como um recheio de sanduíche super gostoso e saudável.
Oleaginosas
Entram no grupo das oleaginosas: castanhas, nozes, avelãs, pistaches, amêndoas e amendoins. O que esses itens têm de bom? Eles contêm gorduras boas que ajudam no processo de recuperação, como o zinco e o magnésio. Fora isso, fornecem boa quantidade de calorias para a manutenção muscular. O bom é que eles são tão práticos que dá para levar na bolsa e carregar para qualquer lugar.
Pasta de amendoim
A pasta de amendoim é super popular nos EUA, mas há algum tempo invadiu a alimentação brasileira. Isso por conta do seu alto valor nutricional, que inclui gorduras boas e proteínas. Por ser muito gostosa, ela vai bem com banana, torrada, panqueca, batida com whey protein e em muitas outras receitinhas.
O que evitar no pós-treino?
Além de saber o que comer no pós-treino, é interessante conhecer o que não se deve fazer. Algumas atitudes podem sabotar a sua alimentação e você não terá os resultados desejados. Confira!
Não beber água
A hidratação do corpo é fundamental a qualquer hora do dia, ainda mais depois de suar bastante, como no treino. O organismo precisa estar hidratado para funcionar direitinho. Por isso, não deixe de beber água, ok?
Comidas não nutritivas
Não é só porque você malhou que vai cair de boca em um fast food ou nas guloseimas, está bom? Além de não dar os nutrientes necessários, esse tipo de comida contém aditivos químicos que fazem mal à saúde, indo na contramão de uma alimentação saudável.
Pensar apenas em uma refeição
Como vimos, é preciso oferecer todos os nutrientes para o corpo após o treino. Sendo assim, além da refeição imediatamente após o treino, devemos pensar em todas as demais refeições posteriores à ela para ofertar os nutrientes necessários ao longo de todo o período de recuperação.
Bebidas alcoólicas
O álcool inibe a síntese proteica, o que prejudica a manutenção muscular em um período muito importante: pós treino.
Tirou suas dúvidas sobre o que comer no pós-treino? Entenda que essa refeição é super importante para que seu organismo possa se recuperar da atividade física e corresponda aos treinos. Como vimos, malhar sem se alimentar adequadamente não é um bom hábito e deve ser evitado.
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais