Sustentabilidade

O que é plantio sustentável e quais seus benefícios?

Maio 19, 2020
plantio sustentável

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), 40% do solo do planeta é utilizado para a agricultura. Além disso, ela contribui com cerca de 26% das emissões de CO2 (dióxido de carbono) no mundo, sendo que 5% das emissões de CO2 ocorrem no Brasil. Estes dados demonstram a relevância do tema para o plantio sustentável, termo em alta seja nas reflexões coletivas, quanto nas atitudes que podemos tomar como indivíduos em sociedade.

Sustentabilidade vem do termo “sustentável”, que, por sua vez, deriva do latim sustentare, que significa sustentar, defender, conservar.

Plantio sustentável: as boas práticas

Uma população que não para de crescer e deve ser alimentada em um cenário de grande utilização de recursos: essa é, em suma, a realidade em que vivemos. É preciso ir além dessa perspectiva, que pode ser assustadora, para compreender que há muito o que ser feito e que esse processo pode ser impulsionado por nós.

É aí que surge o plantio sustentável como uma das opções mais simples e acessíveis para virar esse jogo, uma vez que é muito viável para ser colocado em prática.

O que é o plantio sustentável e como deve ser feito?

Quando falamos do plantio sustentável pelos grandes agricultores, quatro pilares devem ser considerados no processo: o técnico, o econômico, o ambiental e o social. Enquanto novas técnicas de exploração do solo recebem apoio financeiro, o meio ambiente é menos prejudicado e os envolvidos são favorecidos com iniciativas que consideram a comunidade e seu crescimento.

Este tipo de plantio, portanto, olha para a cadeia produtiva em todas as suas etapas e busca reduzir os impactos que, inevitavelmente, causa.

Seja utilizando pesticidas orgânicos ou técnicas de preservação do solo, como a sua cobertura e conservação, a agricultura inteligente já tem opções para quem tem consciência de que não há “fora” quando pensamos em mundo e que todos os habitantes podem conviver em harmonia quando contribuem para o bem-estar e preservação da natureza.

Quais são os benefícios dessa prática?

Além dos benefícios para o planeta, investir em práticas sustentáveis pode trazer impacto direto em produtividade. Entre os benefícios listados estão:

  • melhor gestão de água, da qualidade do solo e da vida no campo;
  • maior diversificação da biodiversidade local;
  • aumento do valor agregado do produto e da diversidade nas lavouras;
  • impacto positivo na comunidade local.

Como praticar o plantio sustentável?

Esse papo não é só para (e sobre) os grandes empreendimentos: a prática pode começar por você, montando a sua própria horta orgânica em casa.

Alimentar-se bem só traz benefícios, aumentando assim a qualidade de vida, o bem-estar e até ajudando no tratamento de doenças crônicas ou prevenindo-as. Por isso, a horta é uma opção fácil para você aderir ao plantio sustentável, consumindo alimentos de forma mais consciente.

Com pequenos gestos, você pode começar a fazer a diferença no que vai para o seu organismo e, quem sabe, até inspirar quem te rodeia, levando adiante o conceito de plantio (e vida) sustentável. Que tal começar agora?

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up