Saiba o que é reflexologia e como ela pode te ajudar

Sabe aquela massagem nos pés ou nas mãos que parece relaxar o corpo inteiro? Pois é, a reflexologia, também chamada de zonaterapia, é uma prática terapêutica alternativa que pode trazer muitos benefícios à sua saúde e ao seu bem-estar geral. Vamos entender melhor o que é e como ela pode te ajudar.
O que é reflexologia?
Pautada na anatomia e na fisiologia humana, como o próprio nome diz, a reflexologia é o estudo dos reflexos do corpo. Ou seja, estuda as consequências que o estímulo de uma determinada parte do corpo promove em outra região. Aliás, a técnica surgiu a partir dos conhecimentos da medicina chinesa e também da acupuntura.
De forma geral, a reflexologia consiste na aplicação de pressão em determinados pontos, principalmente dos pés e das mãos, produzindo assim efeitos em outras partes do corpo, incluindo os órgãos internos.
Os pontos específicos trabalhados através dessa terapia são chamados de plexos nervosos. de acordo com especialistas, quando estimulados corretamente, podem equilibrar a energia do corpo, aliviando tensões, ativando a circulação, aumentando a vitalidade e evitando problemas físicos e emocionais.
A pressão aplicada nos plexos pode ser feita com os polegares, dedos e mãos do reflexoterapeuta, ou com uma ferramenta chamada ponteiro, seguindo sempre técnicas específicas.

Quais são os benefícios da reflexologia?
Por ser uma técnica holística, ou seja, que observa o indivíduo como um todo, a reflexologia pode trazer muitos benefícios.
Segundo estudiosos dessa prática, tais vantagens acontecem visto que cada órgão ou região específica está representada ou refletida nas plantas das mãos e dos pés. Desta forma, a pressão exercida nesses locais provoca alterações físicas no restante do corpo, trazendo benefícios como:
- Melhora da percepção e consciência do seu próprio corpo;
- Redução do acúmulo de fluídos e melhora do funcionamento do sistema circulatório;
- Estímulo da comunicação entre o cérebro e todo o organismo;
- Auxílio ao equilíbrio dos sistemas presentes no corpo através do estímulo dos pontos de órgãos pouco ativos e, por outro lado, atenuando áreas muito ativas;
- Promoção da consciência do estado de saúde física e emocional através do toque;
- Melhora da saúde e do bem-estar geral, como influência positiva na saúde intestinal, na qualidade do sono, no alívio de tensões, de edemas, de dores musculares e de cabeça, e na redução da ansiedade e do estresse, por exemplo.
Quais são os tipos de reflexologia?
Existem três tipos principais de técnicas de reflexologia, sendo elas:
- Reflexologia podal: pontos específicos são estimulados nas plantas dos pés, proporcionando o relaxamento do corpo, o alívio de dores específicas e a melhora da circulação do sangue;
- Reflexologia facial: com toques na região da face, essa técnica relaxa e tonifica os músculos do rosto, ajudando na circulação sanguínea e na diminuição de inchaços. As orelhas também apresentam plexos nervosos importantes;
- Reflexologia das mãos (quirodal): pontos específicos são estimulados nas palmas das mãos, os quais se relacionam diretamente com os pontos dos pés. Essa técnica auxilia no equilíbrio do corpo, além de promover relaxamento físico e mental.
Ah! A reflexologia também conta com uma técnica realizada na coluna vertebral, chamada de “percussão”. Essa prática consiste em efetuar golpes bem suaves, daí o nome “percussão”, com o dedo médio fletido, estimulando a região das vértebras.
Veja que interessante são os mapas dos pontos (ou plexos nervosos) dos pés e das mãos, Observe que cada ponto específico representa um órgão ou região do corpo:


É possível fazer em casa?
Qualquer técnica terapêutica que você decida implementar em sua rotina deve ter sempre a orientação e o cuidado de um profissional especializado. Com a reflexologia não é diferente. Apenas os terapeutas especialistas sabem aplicar a correta pressão nos pontos específicos e já tão mapeados por eles.
No entanto, é possível trazer parte da reflexologia pra dentro da sua casa. Veja alguns movimentos que você pode fazer pra aliviar o estresse:
Pra liberar a tensão da cabeça e do pescoço: com os dedos das mãos entrelaçados com os dos pés, junte-os com pressão, fazendo movimentos de leve rotação.
Pra aliviar o estresse: junte a ponta dos dedos das duas mãos, logo depois, aplique uma leve pressão entre eles, com movimentos de pulsação. Você também pode massagear a ponta de cada dedo com o polegar até sentir que o estresse foi embora.
Agora que você já conheceu a reflexologia e todas as suas vantagens, que tal relaxar ainda mais? Então vem conhecer a prática de yoga facial e seus benefícios pra pele e pra sua saúde 🙂
Você vai gostar de ver…

Secar a barriga: saiba como perder gordura abdominal
Já ouviu falar que aquela gordurinha localizada é a mais difícil de perder? Pois não é à toa! Afinal de contas, quando emagrecemos, o corpo queima gordura como um todo

Descubra o que faz perder massa muscular e como evitar
Sabia que alguns hábitos comuns podem atrapalhar a realização dos nossos objetivos, principalmente quando estamos tentando levar uma vida mais saudável e incluir exercícios na rotina? Quando se trata da

Foco no objetivo: correr antes ou depois do treino?
Você já deve saber que o exercício cardiovascular é tão importante quanto a musculação no planejamento dos treinos, mas e a ordem? Afinal, você deve correr antes ou depois do