O que é uma dieta detox?
Se você costuma ler bastante sobre alimentação, com certeza já ouviu falar da dieta detox. Essa dieta entrou na moda em 2015 e ainda faz bastante sucesso. Mas, o que de fato é a dieta detox? Será que é sempre indicada? Vamos conversar sobre os detalhes desse estilo alimentar.
O que é a dieta detox?
Segundo a mídia
Primeiramente, na sabedoria popular, a dieta detox é, muitas vezes, vista como milagrosa. Ela é tida como capaz de eliminar toxinas do corpo por meio de alimentos específicos. Favorecendo, assim, um processo de desintoxicação (vem do inglês “detoxification”), como o próprio nome diz. Dessa forma, teria a capacidade de auxiliar na qualidade de vida e na perda de peso.
Dentre os alimentos considerados “detox” é possível citar: chá verde, alho, couve, gengibre, limão, maçã, abacaxi, pepino, berinjela, por exemplo. De modo geral, a dieta detox é baseada em um consumo bastante restrito de sopas, caldos, vitaminas, shakes e sucos preparados com os ingredientes detox.
Segundo a ciência
De fato, a ciência comprova a capacidade da dieta detox na redução do peso corporal. No entanto, isso pode acontecer com qualquer dieta restrita em alimentos e calorias. É comum que quem siga a dieta detox por um longo período acabe deixando de consumir nutrientes essenciais pra saúde e bem-estar. Entre eles, os presentes em alimentos ricos em proteínas (carnes, ovos, leites, queijos, iogurtes) e em alimentos ricos em carboidratos e fibras alimentares (arroz integral, aveia, cevadinha).
Mas, e sobre a “detoxificação”? Primeiramente, é preciso saber que toxinas são substâncias que podem ser originadas dentro do próprio corpo (bactérias e micro-organismos, por exemplo). Podem também vir de fontes externas (medicamentos, metais pesados e produtos químicos).
Sabemos que o nosso corpo é uma máquina bastante inteligente. Possui mecanismos pra eliminar tais toxinas através de órgãos como o fígado, os rins, o intestino, a pele e até mesmo os pulmões. Algumas destas ferramentas agem como “peneiras”, absorvendo o que o corpo precisa e estimulando a eliminação de substâncias prejudiciais. Será mesmo que precisamos, então, restringir nossa alimentação apenas aos alimentos detox? O nosso corpo já faz tudo isso por nós!
Também já está comprovado que os antioxidantes, as fibras, as proteínas e as famosas gorduras “do bem”, presentes em alimentos comuns em nosso dia a dia, trazem tais benefícios naturalmente. Ou seja, a palavra de ordem é: tenha sempre uma alimentação saudável e balanceada, contendo todos os grupos de alimentos de maneira equilibrada.
É importante ressaltar que, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alegações de que o consumo de alimentos detox ajuda no funcionamento dos rins e fígado, promovendo a eliminação de toxinas acumuladas no corpo, não foram comprovadas cientificamente. Em suma, nenhum alimento pode veicular alegações em rotulagem ou propaganda que indiquem propriedades medicamentosas ou terapêuticas.
O que está comprovado cientificamente sobre dieta detox?
Alguns alimentos são chamados de “alimentos funcionais“. Eles possuem nutrientes com comprovado papel metabólico ou fisiológico no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.
Isso significa que os alimentos funcionais, além de nutrir o corpo, podem produzir efeitos benéficos à saúde. Por exemplo, as fibras alimentares que auxiliam no bom funcionamento do intestino, desde que seu consumo esteja associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
A lista de alegações funcionais permitidas pode ser acessada no portal da ANVISA.
O que podemos aprender com a dieta detox?
A dieta detox, embora muito restritiva e não comprovada cientificamente, traz alguns conceitos que, de forma isolada, são essenciais pra saúde e qualidade de vida:
Hidratação
Um correto funcionamento do corpo como um todo e, especificamente, do sistema renal, devemos consumir, em média, 2 litros de água mineral por dia. Além disso, complementar a hidratação com outras fontes. Entre elas, sucos naturais de frutas, chás sem adição de açúcar, águas aromatizadas, água de coco e sopas.
Consumo de frutas, verduras e legumes
As frutas, as verduras e os legumes são alimentos que devem estar diariamente em nosso cardápio. Isso porque, além de possuírem grande quantidade de fibras, também são ricos em vitaminas e minerais essenciais pra manutenção da saúde. Contêm, ainda, antioxidantes, os quais ajudam no combate aos radicais livres, substâncias que prejudicam as células saudáveis do corpo. Consuma esses alimentos de diversas formas: in natura, assados, cozidos, grelhados, em saladas, sucos, caldos, sobremesas, pratos principais…
Lembre-se sempre: uma alimentação variada e equilibrada é a chave pra uma vida melhor, com mais sabor, saúde e prazer. Procure sempre um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta alimentar.
Não esqueça de espiar também o cardápio da Liv Up, com opções orgânicas, nutritivas, práticas e saborosas.
Conteúdo revisado por Denise CardosoNutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada em Nutrição Vegetariana. Atualmente, em curso profissionalizante de Natural Chef. |