Prático, saudável e gostoso: o que fazer com espinafre nas refeições

A verdade é que não é só coisa de desenho animado, o espinafre faz realmente diferença em nossa saúde. Isso porque ele é rico em fibras alimentares, ferro e vitamina A. A verdura que traz o tom do verde-escuro, além de ter uma cor linda, ainda oferece muito sabor e praticidade na hora de cozinhar. Quer saber o que fazer com espinafre? Então vem com a gente!
O que fazer com espinafre no dia a dia?
A verdade é uma só: o espinafre é um alimento ideal pra enriquecer nutricionalmente o prato e dar um toque especial em diversos tipos de preparações culinárias. Entre tortas, massas, omeletes e saladas, o espinafre sempre faz bonito, além de ser muito fácil de preparar.
Veja só a lista de receitas com espinafre que separamos pra você:
Salada de espinafre, cogumelos paris e vinagrete de mel
Já começamos a lista com essa preciosidade de salada. Teste na sua casa e experimente a crocância do espinafre cru, o frescor dos cogumelos e a criatividade do vinagrete de mel.
Ingredientes
- 1 maço de espinafre
- 2 xícaras (chá) de cogumelos paris frescos
- 1 colher (sopa) de caldo de limão
- ½ colher (sopa) de mel
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Destaque as folhas de espinafre dos talos e lave bem sob água corrente. Transfira para uma tigela com 1 litro de água e o bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
- Numa tigela, coloque o caldo de limão, o mel e o azeite. Misture bem com um garfo e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
- Com um pano de prato úmido limpe os cogumelos. Corte cada um em fatias grossas – cerca de 3 fatias por unidade.
- Retire as folhas de espinafre da água, enxague e seque bem numa centrífuga de saladas. Transfira pra uma travessa, misture com as fatias de cogumelo e regue com o molho. Sirva a seguir.
Espinafre refogado
E aqui vai um clássico! O espinafre refogadinho fica uma delícia como acompanhamento de um almoço nutritivo, gostoso e colorido. Veja só como é fácil de preparar e descubra o segredo pra ele ficar bem verdinho:
Ingredientes
- 1 maço de espinafre
- 1 dente de alho
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal a gosto
Modo de preparo
- Debulhe as folhas dos talos de espinafre; lave sob água corrente e seque bem numa centrífuga de saladas.
- Com a lateral da faca, amasse o dente de alho e descasque – nem precisa picar, ele vai dar sabor ao preparo e depois será descartado.
- Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Regue com o azeite, junte o dente de alho e mexa por 1 minuto pra perfumar.
- Adicione as folhas de espinafre, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos – o espinafre vai murchar e soltar água. Atenção para o tempo, se cozinhar em excesso, o espinafre tende a ficar escuro e amargo. Descarte o alho e sirva a seguir.
Ah! E que tal aproveitar os talos desse espinafre em outra receita? Por isso trouxemos um exemplo aqui embaixo pra você!
Arroz integral com talo de espinafre
Todo mundo tem aquele dia da preguiça, mas isso não é motivo pra comer mal, pelo contrário! Pegue os talos frescos ou congelados que guardou do espinafre e mande ver nesse arroz cheio de personalidade e nutrição. E o arroz também pode estar congelado, viu? Daquelas sobras que você reservou, lembra?
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de arroz integral congelado (ou arroz branco)
- 8 talos de espinafre
- 1 dente de alho pequeno
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal a gosto
Modo de preparo
- Antes de separar os outros ingredientes, retire o arroz do congelador – assim ele perde um pouco do gelo e o bloco de arroz sai mais facilmente do pote. Se necessário, passe o pote sob água corrente pra soltar melhor.
- Lave, seque e pique fino os talos de espinafre – o talo do espinafre é bem fibroso, assim ele fica macio mais rápido ao cozinhar. Descasque e passe o alho pelo espremedor.
- Leve uma panela média ao fogo médio pra aquecer. Regue com o azeite, acrescente os talos de espinafre picados, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar.
- Abaixe o fogo e adicione o bloco de arroz congelado, regue com ½ xícara (chá) de água e tampe. Mantenha a panela em fogo baixo até o arroz descongelar, por cerca de 5 minutos – mexa de vez em quando pra soltar os grãos.
- Assim que o arroz descongelar, abra a tampa e mantenha a panela no fogo pra água terminar de evaporar, mas sem ressecar – cuidado para o arroz não grudar no fundo da panela, ele deve ficar levemente úmido. Sirva a seguir.
Lentilha com espinafre
Huuum… tem coisa melhor que uma lentilha fresquinha pra combinar com o arroz, com a cevadinha ou com o cuscuz marroquino? Só mesmo uma lentilha com espinafre. Olha só:
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de lentilha
- 1 maço de espinafre
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de cominho
- 1 folha de louro
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Antes de mais nada, descasque e pique fino a cebola e o alho.
- Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, então regue com o azeite e refogue a cebola por 3 minutos, até começar a dourar. Acrescente o alho, o cominho, o louro e a lentilha ao mesmo tempo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e misture bem.
- Regue com a água e assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, com a tampa entreaberta, mexendo de vez em quando.
- Enquanto isso, destaque as folhas dos talos de espinafre e lave sob água corrente – reserve os talos para outra preparação.
- Assim que a lentilha estiver cozida, desligue o fogo, adicione as folhas e misture – o espinafre vai cozinhar com o calor do caldo. Sirva a seguir.
Omelete de espinafre
Pra um almoço rapidinho ou um jantar leve, o omelete é sempre uma boa pedida. Melhor ainda quando recheado de vitaminas e minerais. É isso o que acontece quando o espinafre entra em campo.
Ingredientes
- 2 ovos
- 2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 ½ colher (sopa) de manteiga
- sal e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo
- Destaque as folhas dos talos do espinafre – aliás, você pode armazenar os talos na geladeira ou lavar, picar e congelar pra outras receitas. Lave as folhas sob água corrente e seque numa centrífuga de saladas.
- Leve uma frigideira antiaderente média com ½ colher (sopa) de manteiga ao fogo médio. Assim que derreter, adicione o espinafre, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar.
- Sobre uma tigela, coloque o espinafre refogado numa peneira e aperte delicadamente as folhas pra extrair o excesso de líquido; reserve. Nem precisa lavar a frigideira, passe apenas um papel-toalha no fundo, pois ela será utilizada pra fazer a omelete.
- Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez pra verificar se estão bons e transfira pra outra tigela. Então bata os ovos com um garfo pra misturar as claras com as gemas e tempere com sal e pimenta a gosto – não bata em excesso pra omelete não ficar dura.
- Volte a frigideira ao fogo baixo. Quando aquecer, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e deixe derreter, mas fazendo um movimento circular com a frigideira pra untar todo o fundo.
- Coloque os ovos batidos e mexa com uma espátula de silicone, empurrando as beiradas para o centro da frigideira, por cerca de 1 minuto – não se assuste, a mistura vai ficar toda enrugada mesmo. Contudo, com esse processo, a parte que ainda está líquida da omelete escorre pra borda e cozinha rapidamente. O resultado é uma omelete úmida no centro e dourada na superfície.
- Quando a omelete já estiver cozida (as beiradas desgrudam das laterais, mas o centro ainda está úmido), disponha o espinafre refogado no centro da omelete e polvilhe com o parmesão ralado. Com a espátula, dobre as beiradas da omelete para o centro, cobrindo o recheio.
- Pra servir: segure a frigideira pelo cabo e vire a omelete sobre um prato, de uma só vez – assim, a parte dourada fica voltada para cima.

Salada de macarrão com shiitake, pimentão e pesto de espinafre
Todo chef de cozinha, profissional ou amador, deve saber preparar um delicioso pesto de espinafre. Essa “carta na manga”, o verdadeiro molho de espinafre, combina com diversas receitas, incluindo essa criativa salada de macarrão. É perfeita pra receber amigos!
PARA O PESTO DE ESPINAFRE
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de folhas de espinafre (½ maço)
- ⅓ de xícara (chá) de nozes
- ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- ½ xícara (chá) de azeite
- sal a gosto
- 1 dente de alho pequeno
- 2 cubos de gelo
Modo de preparo
- Destaque as folhas dos talos de espinafre e lave sob água corrente (se quiser, separe alguns brotinhos para decorar os pratos). Transfira pra uma tigela com 1 litro de água e o bactericida da sua escolha e deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, aproveite pra cozinhar o macarrão.
- Retire as folhas da tigela e transfira pra um escorredor. Enxágue sob água corrente e deixe escorrer bem o excesso de água.
- No liquidificador, junte as folhas de espinafre, as nozes, o parmesão ralado, o dente de alho, o azeite e os cubos de gelo ao mesmo tempo – eles deixam o molho mais verdinho e bem fresco pra salada. Bata até formar um molho liso: comece no modo pulsar e misture com uma espátula entre as etapas pra ficar mais fácil de bater. Prove e ajuste o sal. Reserve.
PRA SALADA
Ingredientes
- 400 g de rigatoni
- 300 g de shiitakes limpos
- 1 pimentão amarelo
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- lascas de queijo parmesão pra servir
- nozes tostadas e picadas a gosto pra servir
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, leve uma panela grande com cerca de 5 litros de água ao fogo alto. Assim que ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e coloque o macarrão. Misture e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar al dente – sempre que for usar a massa como salada, retire da água 1 minuto antes do tempo de cozimento indicado na embalagem.
- Assim que o macarrão estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento. Escorra e passe o macarrão sob água corrente fria pra cessar o cozimento.
- Transfira o macarrão pra uma tigela grande e misture 2 colheres (sopa) de azeite – assim um não gruda no outro até a hora de servir.
- Lave, seque e corte o pimentão ao meio. Então descarte as sementes e corte as metades em quadrados de 2 cm. Corte os cogumelos ao meio – caso estejam muito grandes corte em quartos.
- Numa frigideira grande, de preferência antiaderente, coloque os cogumelos e regue com 3 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos até a água secar – evite mexer demais pra que os cogumelos não liberem líquido. Assim que a água secar, regue com ½ colher (sopa) de azeite, tempere com sal e pimenta e mexa de vez em quando até dourar, por cerca de 3 minutos.
- Transfira os cogumelos dourados pra um prato, então diminua o fogo pra médio. Regue com 1 colher (chá) de azeite e acrescente os pimentões. Tempere com sal e pimenta a gosto, refogue por 3 minutos até dourar e junte aos cogumelos.
- Adicione o molho pesto ao macarrão e misture delicadamente – vá acrescentando aos poucos a água do cozimento reservada, de colher em colher, assim o molho fica mais fluido. Divida em 4 pratos e sirva com os cogumelos e pimentões dourados, as nozes picadas e lascas de parmesão.
Risoto de espinafre com uva-passa
Que todo risoto é uma delícia a gente já sabe… mas agora pensa num risoto de espinafre com castanha-do-Pará crocante e uva-passa, é pra triplicar as expectativas, né? E ainda dá pra fazer a jato. Olha só o passo a passo no vídeo abaixo:
Creme de espinafre com parmesão
Chegou a hora do tão querido creme de espinafre. É um verdadeiro conforto para o coração, não é? Pois essa versão leva diversos toques especiais, como noz-moscada e parmesão, além de folhas de espinafre congeladas, que é pra facilitar a vida.
Ingredientes
- 300 g de espinafre congelado fatiado (ou fresco, se preferir)
- 3 xícaras (chá) de leite
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Leve uma panela média com a manteiga ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a farinha e mexa bem por 2 minutos, até ficar levemente dourada.
- Adicione o leite de uma só vez e mexa vigorosamente com um batedor de arame pra dissolver todos os gruminhos de farinha. Então aumente o fogo pra médio, tempere com noz-moscada a gosto e mexa até engrossar – cerca de 10 minutos.
- Acrescente o espinafre congelado e mexa bem pra descongelar e aquecer. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Assim, cozinhe sem parar de mexer por 10 minutos ou até atingir a consistência desejada. Desligue o fogo, junte o queijo ralado e misture bem. Transfira pra uma tigela e sirva a seguir.
Suflê de espinafre
É elegância que você quer? Então vamos pra essa receita super sofisticada pra receber a família toda.
Ingredientes
- 150 g de espinafre fatiado congelado (ou fresco, se preferir)
- 5 claras de ovos
- 3 gemas
- 1 ½ xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- 1 colher (sopa) de farinha de rosca
- manteiga pra untar o ramequim
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- azeite a gosto
- maço de espinafre (mini)
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, leve uma panela média com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, junte a farinha de trigo e mexa bem por 2 minutos, até ficar levemente dourada.
- Adicione o leite de uma só vez e mexa vigorosamente com um batedor de arame pra não empelotar. Quando a mistura de farinha dissolver, aumente o fogo pra médio. Tempere com noz-moscada e cozinhe, sem parar de mexer, até engrossar (cerca de 10 minutos).
- Acrescente o espinafre congelado e mexa pra que os cubos derretam e o creme fique uniforme. Tempere com sal a gosto. Cozinhe em fogo médio, sem parar de mexer, por mais 10 minutos. Transfira pra uma tigela grande e deixe esfriar.
- Enquanto isso, pré-aqueça o forno 180 ºC.
- Unte com manteiga as laterais de uma tigela canelada grande (própria pra assar suflê). Faça uma misturinha de 1 colher (sopa) do queijo ralado com a farinha de rosca. Então polvilhe por toda a lateral untada — capriche na preparação pra formar uma parede áspera pra massa escalar e se firmar à medida que cresce. Não é preciso untar o fundo.
- Assim que o creme de espinafre estiver frio, junte as gemas, o restante do queijo ralado e misture bem com uma espátula.
- Na batedeira, bata as claras com uma pitada de sal até o ponto de neve com picos moles: comece em velocidade baixa e, somente quando espumar, aumente a velocidade gradualmente. Deixe bater por cerca de 5 minutos, até as claras ficarem marcadas com o batedor e as bolhas de ar próximo da parede da tigela sumirem. Entretanto, atenção: se bater demais, as claras vão ficar muito firmes e perder a elasticidade. O resultado será um suflê ressecado. Por isso, bata apenas até formar picos moles.
- Junte ⅓ das claras em neve ao creme de gemas e mexa bem com a espátula pra incorporar — se as claras formarem pontinhos que não se misturam, é sinal de que foram batidas além da conta. Adicione o restante das claras e misture delicadamente, mas com movimentos de baixo pra cima, pra não perder todo o ar incorporado.
- Transfira a massa para o ramequim preparado e então leve ao forno pré-aquecido pra assar por cerca de 30 minutos até o suflê crescer e dourar. Nunca abra o forno enquanto o suflê assa — se a temperatura baixa, o suflê murcha.
- Por fim, com cuidado, retire o suflê do forno e sirva imediatamente.
Panqueca de ricota com espinafre
Quer combinação mais suave e deliciosa do que a ricota com espinafre? Essa dupla vai bem num molho de macarrão, numa salada caprichada, numa torta de final de tarde e até mesmo na panqueca. Dá o play e curte essa receita:
Você vai gostar de ver…

30 lanches para levar para o trabalho que sustentam
É muito fácil se perder numa rotina atarefada e deixar a alimentação saudável em segundo plano, deixando de lado as refeições nutritivas e que de fato nos alimente bem. Mas

Café da manhã proteico: 15 opções pra garantir sua proteína
A proteína é fundamental para o bom funcionamento do seu organismo, assim como o carboidrato e as gorduras. É por isso que precisam fazer parte da sua alimentação diária. Além

Almoço low carb: cardápio fácil e saudável
Muito conhecida no mundo fitness, entre quem busca perda de peso e definição muscular, a dieta baixa em carboidratos pode ser uma estratégia super eficiente. Com a sua proposta de