Alimentação Saudável

O que são alimentos diuréticos e como eles atuam no nosso corpo?

janeiro 29, 2019

Sabia que a retenção de líquidos pode ser combatida com hidratação? Apesar de parecer contraditório, um dos meios mais eficazes de evitar esse tipo de inchaço no corpo é melhorar a alimentação, adicionando alimentos diuréticos nas refeições. Eles são ricos em água e grandes aliados nesse processo e, ainda, ajudam a controlar desequilíbrios na pressão arterial e são muito nutritivos.

Talvez você não reconheça os alimentos diuréticos por essa característica, mas eles são conhecidos por boa parte das pessoas. Tomate, melancia, cenoura e limão são alguns deles, que também são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Quer entender melhor o que são alimentos diuréticos e como podem ajudar na sua saúde? Confira este post!

Saiba o que são os alimentos diuréticos

Os alimentos diuréticos têm uma alta porcentagem de água em sua composição, por isso são ótimos para a hidratação do corpo. Eles também ajudam o organismo na diurese — processo de produção de urina pelo rim. Para completar, são fontes de minerais importantes para o controle hídrico, como o potássio e o magnésio.

É por isso que são aliados no combate à retenção de líquidos, já que conseguem auxiliar o corpo na eliminação do excesso de água no organismo. Os rins também são os órgãos responsáveis por filtrar e descartar toxinas no corpo.

Como esses alimentos estimulam seu funcionamento, contribuem para a limpeza do organismo.

Veja alguns alimentos diuréticos para incluir no cardápio

O consumo regular dos diuréticos na dieta é essencial para o equilíbrio dos líquidos no corpo. Por isso, veja quais são os principais e inclua-os no seu cardápio semanal!

Abacaxi

A água representa cerca de 85% da composição do abacaxi. O resto são fibras, vitaminas — principalmente a C —, minerais e enzimas, como a bromelina. Dessa forma, o abacaxi é um poderoso aliado no combate à retenção de líquidos e também das dificuldades intestinais.

Melancia

A melancia é um dos alimentos diuréticos mais conhecidos por essa função. Quase 90% da fruta é água, o que torna seu potencial de hidratação altíssimo. A composição também traz vitaminas do complexo B e C, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Esses dois últimos ajudam a equilibrar eletrólitos.

Pepino

Você certamente já ouviu falar que o pepino é bom para a pele, não é? Isso ocorre porque ele é rico em antioxidantes e protege as células contra os radicais livres. Além disso, o pepino restabelece funções do sistema linfático e ajuda a eliminar toxinas. Ele é muito recomendado para o tratamento de condições inflamatórias.

Tomate

Assim como a melancia, cerca de 90% do tomate é água. O fruto é uma fonte rica de antioxidantes, licopeno, vitamina C e selênio. Ele ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis e protege o sistema cardíaco da hipertensão. O tomate também ajuda a equilibrar os níveis de eletrólitos no corpo.

Alface

A alface é outro alimento diurético poderoso. O vegetal é fonte de água e potássio, por isso ajuda a diminuir inchaços e contribui para o controle da pressão arterial. Ele também tem função calmante, tanto que é conhecido por combater o estresse e a insônia.

Limão

O limão vai bem em saladas, doces, no tempero de carnes, em sucos, chás etc. Essa fruta curinga, além de muito saborosa, é conhecida também por sua função diurética. Com alto teor de vitamina C, o limão é um aliado da imunidade. A presença de cálcio, ferro, magnésio e potássio completa sua composição.

Berinjela

A berinjela tem muitos nutrientes e é cheia de fibras. É um alimento que, adicionado ao cardápio semanal, contribui para que o organismo funcione com excelência. Pode ser usada como prato principal em uma refeição, mas também como tempero, deixando os pratos muito mais saborosos.

Por ter alto teor de fibras e ser um antioxidante, ajuda a diminuir os níveis de gordura do sangue, como do colesterol e os triglicerídeos. Seu suco é muito utilizado quando há inflamações nos rins, bexiga e uretra, para melhorar a diurese.

Beterraba

A beterraba é levemente adocicada e pode compor as refeições cozida, em sopas, ou crua, no caso das saladas. Até suco é permitido fazer com o alimento, que pode ser combinado com frutas.

É rica em antioxidantes, sendo associada à prevenção das degenerações das células e, por essa razão, até relacionada com a prevenção do câncer. Pela presença de betalaína, que dá à beterraba a cor vermelha, contribui para a hidratação das células, ajudando a tratar a retenção de líquidos.

Cenoura

A cenoura é rica em vitaminas, fonte de carotenoides, fibras e antioxidantes que trazem diversos benefícios à saúde.

Ter a cenoura nas refeições ajuda a evitar o envelhecimento precoce, pode melhorar a imunidade, promover a saúde dos olhos e fortalecer o organismo para evitar alguns tipos de cânceres. Como o alimento é diurético, estimula o metabolismo e previne infecções urinárias.

Pode ser consumido cru ou cozido, sendo um alimento versátil, muito presente nas refeições.

Salsa

O consumo frequente de salsa traz benefícios diversos à saúde. Ela é um alimento diurético muito utilizado quando se fala em acrescentar sabor às refeições. É usada para ajudar na redução do consumo de temperos refinados, como sal e açúcar, é rica em vitaminas e tem minerais como fósforo, cálcio e magnésio.

Além do consumo que se conhece à mesa, tomar o chá de salsa ajuda a combater problemas relacionados a pedras nos rins e às infecções urinárias. O motivo para isso é justamente o efeito diurético que a salsa apresenta, estimulando a função renal.

Como contribui para a eliminação dos líquidos do organismo, é considerada um excelente purificador dos rins.

Café

Essa é mais uma desculpa para tomar um bom café, já que ele é considerado diurético por ter cafeína na sua composição. Beber uma ou duas xícaras diariamente pode contribuir, em curto prazo, para a eliminação do excesso de água do organismo ocasionado pela retenção de líquidos.

O café é uma das bebidas mais populares do mundo e pode ajudar no combate a doenças como câncer, Alzheimer e diabetes. Fora esses benefícios, a bebida melhora a digestão e contribui para o rejuvenescimento das células do corpo. Mas também não exagere, ok? Café demais pode causar alguns problemas no estômago. Afinal, tudo em excesso não faz bem.

Entenda os benefícios dos alimentos diuréticos

Agora que você já sabe o que são alimentos diuréticos e quais os principais para incluir nas refeições diárias, entenda melhor os seus benefícios.

Combate ao inchaço

A retenção de líquidos ocorre quando o corpo armazena mais água que o ideal entre as células. O resultado disso é o edema, conhecido como inchaço. Os efeitos podem ser vistos principalmente nas mãos, pernas e pés. Por incrível que pareça, a maior culpada da retenção de líquidos é a falta de água.

Quando não recebe líquidos, o corpo começa a armazenar água para prevenir uma desidratação. Então, os diuréticos ajudam a combater o problema, pois promovem o equilíbrio hídrico. Ah, o consumo exagerado de sódio e o sedentarismo também contribuem para o problema.

Controle da pressão arterial

Um dos inimigos da pressão alta é o sal, embora ainda não seja completamente esclarecido qual é a influência do sódio no desenvolvimento da hipertensão. No entanto, sabemos que pacientes com essa condição costumam ter piora no quadro quando ingerem sal em excesso.

Nesse sentido, os alimentos diuréticos ajudam a controlar a pressão arterial. Afinal, grande parte do sódio é eliminada na urina. Além disso, a diurese favorece a redução na quantidade de líquido presente na corrente sanguínea. Como consequência, a pressão das artérias também cai.

Depuração de toxinas

Nas famosas receitas detox, os alimentos diuréticos estão sempre presentes. Isso porque uma de suas funções é a depuração de toxinas. Principalmente no estilo de vida da atualidade, nosso corpo fica sobrecarregado com substâncias nocivas à saúde. O efeito parte da má alimentação, do sedentarismo e outros maus hábitos.

Os principais encarregados de limpar o organismo são os rins. Os alimentos diuréticos ajudam no trabalho renal, principalmente devido à presença de potássio e magnésio em sua composição. Dessa forma, são importantes aliados da eliminação de toxinas.

Aprenda algumas receitas com alimentos diuréticos

Não sabe como incluir os alimentos diuréticos no seu cardápio? É simples! Basta adicioná-los às refeições diariamente. Você pode fazer isso de modo combinado. Veja duas receitas!

Chá verde com abacaxi

Além de ser estimulante e energizante, o chá verde também ajuda a depurar toxinas. Aliado ao abacaxi, é uma excelente receita diurética. Consuma de preferência sem açúcar. Como o chá verde é amargo, você pode adicionar hortelã e gelo para melhorar o sabor.

E se você realmente não gostar do amargo do chá, a combinação do abacaxi com a hortelã, por si só, já é uma delícia saudável.

Suco de limão com cenoura

O limão e a cenoura são dois alimentos que contribuem bastante com a diurese. Experimente batê-los no liquidificador com um pouco de água e gelo. Além de refrescante, o suco é uma ótima fonte de hidratação e de vitaminas e minerais importantes para o corpo.

Viu só como os alimentos diuréticos são essenciais em uma nutrição saudável? Sem contar que são fundamentais para a boa saúde dos rins e para o controle da hipertensão. Porém, é importante salientar que, para evitar a retenção de líquidos, outros cuidados são necessários, como reduzir o consumo de sal nas refeições e beber bastante água diariamente.

Evite, ainda, alimentos industrializados ricos em sódio e use temperos naturais para dar sabor às refeições. Não esqueça de praticar atividade física para melhorar a circulação e ter boas noites de sono.

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