9 alimentos diuréticos para manter a hidratação e desinchar

Sabia que a retenção de líquidos pode ser combatida com hidratação? Apesar de parecer contraditório, um dos meios mais eficazes de evitar esse tipo de inchaço no corpo é melhorar a alimentação, adicionando alimentos diuréticos nas refeições e claro, combinar com uma boa quantidade de água e alguns chás.
Os alimentos diuréticos são ricos em água e grandes aliados nesse processo e, ainda, ajudam a controlar desequilíbrios na pressão arterial e são muito nutritivos. Talvez você não reconheça os alimentos diuréticos por essa característica, mas eles são conhecidos por boa parte das pessoas. Tomate, melancia, cenoura e limão são alguns deles, que também são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras.
O que são alimentos diuréticos?
Os alimentos diuréticos têm uma alta porcentagem de água em sua composição, por isso são ótimos para a hidratação do corpo. Eles também ajudam o organismo na diurese — processo de produção de urina pelo rim.
Esse processo é muito importante para dar aquela forcinha para o corpo conseguir expulsar mais toxinas e deixa-lo mais “limpo”. O ponto mais interessante é que o nosso corpo acaba sendo contaminado com essas toxinas por vários meios – alimentação, água, poluição, emoções… Portanto, o consumo desses alimentos pode ser muito útil e importante para uma desintoxicação geral do organismo.
Para completar, são fontes de minerais importantes para o controle hidroeletrolítico, como o potássio e o magnésio. É por isso que são aliados no combate à retenção de líquidos, já que conseguem auxiliar o corpo na eliminação do excesso de água no organismo. Os rins também são os órgãos responsáveis por filtrar e descartar toxinas no corpo. Como esses alimentos estimulam seu funcionamento, contribuem para a limpeza do organismo.
Quais são os alimentos mais diuréticos?
O consumo regular dos diuréticos na dieta é essencial para o equilíbrio dos líquidos no corpo. Por isso, veja quais são os principais e inclua-os no seu cardápio semanal!
Abacaxi
A água representa cerca de 85% da composição do abacaxi. O resto são fibras, vitaminas — principalmente a C —, minerais e enzimas, como a bromelina. Dessa forma, o abacaxi é um poderoso aliado no combate à retenção de líquidos e também das dificuldades digestivas, já que essa enzima funciona diretamente nisso e tambem ajuda a reduzir inflamações.
Melancia
A melancia é um dos alimentos diuréticos mais conhecidos por essa função. Afinal, quase 90% da fruta é água, o que torna seu potencial de hidratação altíssimo. A composição também traz vitaminas do complexo B e C, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Aliás, esses dois últimos ajudam a equilibrar eletrólitos. E também é uma boa fonte de vitamina A e licopeno, que ajudam na proteção da pele.
Pepino
Você certamente já ouviu falar que o pepino é bom para a pele, não é? Isso ocorre porque ele é rico em antioxidantes e vitamina C, que protege as células contra os radicais livres. Além disso, o pepino restabelece funções do sistema linfático e ajuda a eliminar toxinas. Ele é muito recomendado para o tratamento de condições inflamatórias. Possui boa quantidade de magnésio e é bem importante para ajudar na contração muscular, prevenindo caibras.
Tomate
Assim como a melancia, cerca de 90% do tomate é água. O fruto é uma fonte rica de antioxidantes, licopeno, vitamina C e selênio. Ele ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis e protege o sistema cardíaco da hipertensão. O tomate também ajuda a equilibrar os níveis de eletrólitos no corpo e ajuda no combate a radicais livres.
Alface
A alface é outro alimento diurético poderoso. O vegetal é fonte de água e potássio, por isso ajuda a diminuir inchaços e contribui para o controle da pressão arterial. Ele também tem função calmante, tanto que é conhecido por combater o estresse e a insônia.
Limão
O limão vai bem em saladas, assim como doces, no tempero de carnes, em sucos, chás etc. Essa fruta coringa, além de muito saborosa, é conhecida também por sua função diurética. Com alto teor de vitamina C, o limão é um aliado da imunidade. Além do mais, a presença de cálcio, magnésio e potássio completa sua composição e ele ainda ajuda na absorção de ferro, prevenindo e corrigindo quadros de anemia.
Beterraba
A beterraba é levemente adocicada e pode compor as refeições cozida, em sopas, ou crua, no caso das saladas. Inclusive suco é permitido fazer com o alimento, que pode ser combinado com frutas.
É rica em antioxidantes, sendo associada à prevenção das degenerações das células e, por essa razão, até relacionada com a prevenção do câncer, que se da também pela presença de betalaína, que dá à beterraba a cor vermelha.
A beterraba é uma ótima fonte de óxido nítrico, que funciona como um vasodilatador, auxiliando na melhora do fluxo sanguineo, de oxigenio e tambem de nutrientes em geral para o corpo.
Cenoura
A cenoura é rica em vitaminas, fonte de carotenóides, fibras e antioxidantes que trazem diversos benefícios à saúde.
Ter a cenoura nas refeições ajuda a evitar o envelhecimento precoce, pode melhorar a imunidade, promover a saúde dos olhos e fortalecer o organismo para evitar alguns tipos de cânceres. Como o alimento é diurético e rico em vitamina A, estimula o metabolismo dos rins, ajudando na excreção de toxinas e retenção de líquidos. Aliás, pode ser consumido cru ou cozido, sendo um alimento versátil, muito presente nas refeições.
Salsa
O consumo frequente de salsa traz benefícios diversos à saúde. Ela é um alimento diurético muito utilizado quando se fala em acrescentar sabor às refeições. É usada para ajudar na redução do consumo de temperos refinados, como sal e açúcar, é rica em vitaminas e tem minerais como fósforo, cálcio e magnésio.
Além do consumo que se conhece à mesa, tomar o chá de salsa ajuda a combater problemas relacionados a pedras nos rins e às infecções urinárias. O motivo para isso é justamente o efeito diurético que a salsa apresenta, isto é, estimulando a função renal. Além disso, contém também um super antioxidante, a glutationa, que é responsável por renovação celular e melhora do metabolismo hepático.
Como contribui para a eliminação dos líquidos do organismo, é considerada um excelente purificador dos rins.
Café
Essa é mais uma desculpa para tomar um bom café, já que ele é considerado diurético por ter cafeína na sua composição. Beber uma ou duas xícaras diariamente pode contribuir, em curto prazo, para a eliminação do excesso de água do organismo ocasionado pela retenção de líquidos.
O café é uma das bebidas mais populares do mundo e pode ajudar no combate a doenças como câncer, Alzheimer e diabetes. Fora esses benefícios, a bebida melhora a digestão e contribui para o rejuvenescimento das células do corpo. Mas também não exagere, ok? Café demais pode causar alguns problemas no estômago e tambem ansiedade. Afinal, tudo em excesso não faz bem.
Entenda os benefícios dos alimentos diuréticos
Agora que você já sabe o que são alimentos diuréticos e quais os principais para incluir nas refeições diárias, entenda melhor os seus benefícios.
Combate ao inchaço
A retenção de líquidos ocorre quando o corpo armazena mais água que o ideal entre as células. O resultado disso é o edema, conhecido como inchaço. Os efeitos podem ser vistos principalmente nas mãos, pernas e pés, mas tambem pode atingir o rosto, principalmente a região dos olhos. Por incrível que pareça, a maior culpada da retenção de líquidos é a falta de água e o acúmulo de toxinas.
Quando não recebe líquidos, o corpo começa a armazenar água para prevenir uma desidratação. Então, os diuréticos ajudam a combater o problema, pois promovem o equilíbrio hídrico. Ah, o consumo exagerado de sódio e o sedentarismo também contribuem para o problema.
Controle da pressão arterial
Um dos inimigos da pressão alta é o sal, embora ainda não seja completamente esclarecido qual é a influência do sódio no desenvolvimento da hipertensão. Ja sabemos que o excesso de sal, auxilia na retenção de líquidos e aumenta a pressão dos vasos sanguineos, geranod complicações.
Nesse sentido, os alimentos diuréticos ajudam a controlar a pressão arterial. Afinal, grande parte do sódio sai pela urina. Além disso, a diurese favorece a redução na quantidade de líquido presente na corrente sanguínea. Como consequência, a pressão das artérias também cai.
Depuração de toxinas
Nas famosas receitas detox, os alimentos diuréticos estão sempre presentes. Isso porque uma de suas funções é a depuração de toxinas. Principalmente no estilo de vida da atualidade, nosso corpo fica sobrecarregado com substâncias nocivas à saúde. O efeito parte da má alimentação, do sedentarismo e outros maus hábitos e até mesmo pensamentos e emoções – que louco pensar que nossa mente tambem é tão poderosa né
Os principais encarregados de limpar o organismo são os rins. Os alimentos diuréticos ajudam a potencializar o trabalho renal, principalmente devido à presença de potássio e magnésio em sua composição. Dessa forma, são importantes aliados da eliminação de toxinas.
Chás diuréticos e outras receitas para desinchar
Não sabe como incluir os alimentos diuréticos no seu cardápio? É simples! Isso porque basta adicioná-los às refeições diariamente. Você pode fazer isso de modo combinado, veja só.
Chá verde com abacaxi
Além de ser estimulante e energizante, o chá verde também ajuda a depurar toxinas. Aliado ao abacaxi, é uma excelente receita diurética e aqui, você pode usar a própria casca do abacaxi, basta ferver após limpar. Consuma de preferência sem açúcar. Como o chá verde é amargo, você pode adicionar hortelã e gelo para melhorar o sabor.
E se você realmente não gostar do amargo do chá, a combinação do abacaxi com a hortelã, por si só, já é uma delícia saudável.
Suco de limão com cenoura
O limão e a cenoura são dois alimentos que contribuem bastante com a diurese. Então experimente batê-los no liquidificador com um pouco de água e gelo. Além de refrescante, o suco é uma ótima fonte de hidratação e de vitaminas e minerais importantes para o corpo.
Sal batido com salsinha
Basta levar ao processador um dente de alho, meia xicara de salsinha e um pouco de sal e assim bater até formar uma pasta – você pode utilizar isso para temperar o que quiser.
E um hommus de beterraba? Ja pensou nisso?
Faça o hommus de maneira tradicional, mas adicione meia xicara de beterrabas cozidas na hora de processar – assim temos o benefício de todos os alimentos.
Viu só como os alimentos diuréticos são essenciais em uma nutrição saudável? Sem contar que são fundamentais para a boa saúde dos rins e para o controle da hipertensão. Entretanto, é importante salientar que, para evitar a retenção de líquidos, outros cuidados são necessários, como reduzir o consumo de sal nas refeições e beber bastante água diariamente.
Evite, ainda, alimentos industrializados ricos em sódio e use temperos naturais para dar sabor às refeições. Por fim, não esqueça de praticar atividade física para melhorar a circulação e ter boas noites de sono.
Você vai gostar de ver…

Dos estudos a dieta: 15 aplicativos para organizar a rotina
Trabalho, estudos, academia, finanças, tarefas da casa, manter a vacina do pet em dia… No mundo agitado de hoje, onde o tempo é um recurso precioso, manter-se atualizado com tudo

Dormir depois do almoço: entenda os impactos na sua saúde
Muita gente é fã de dormir depois do almoço, mas o fato que a famosa “siesta” levanta dúvidas. Afinal, o cochilo depois do almoço faz bem ou é apenas um

Desidratação: quais sintomas e como evitar esse problema
Verão, calor, dias bem quentes e…desidratação. A palavra pode parecer extrema, mas o fato é que, muitas vezes, o corpo perde mais líquido do que se consegue repor e com