Você já ouviu falar em comidas termogênicas? Os alimentos termogênicos ganharam espaço dentro do universo da alimentação saudável como forma de potencializar a redução de gordura corporal e melhorar a performance e a saúde.
Mas, antes de explorarmos a tendência das comidas termogênicas, você sabe o que é alimento termogênico? Afinal, quais são as comidas termogênicas?
O que são comidas termogênicas?
As comidas termogênicas requerem mais energia durante o processo de digestão, dessa forma, podem aumentar o gasto energético durante o dia. Em suma, esse aumento no consumo de energia, via termogênese, é o mecanismo por trás da potencialização do processo de emagrecimento.
Quais os benefícios da comida termogênica?
Temperos e ervas podem e devem ser incluídos na alimentação diariamente por quem busca saúde.
Adicionar ingredientes nas preparações, tornando a comida termogênica, promove benefícios à saúde através do aumento do gasto energético. Por exemplo, gera aumento da oxidação de gordura, redução da síntese de gordura e aumento do tecido adiposo marrom – o tipo de tecido adiposo mais termogênico. Esses alimentos, aliás, podem também melhorar a circulação sanguínea e estimular a digestão.
Muitos dos termogênicos também possuem antioxidantes, substâncias da classe dos flavonóides, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento e melhorando assim a saúde.
Quais são as comidas termogênicos?
São aquelas conhecidas com potencial de aumentar o gasto energético via termogênese, contribuindo para um estilo de vida saudável.
Alguns exemplos de alimentos com potencial termogênico e de de fácil inclusão no nosso dia a dia são:
- Gengibre: além das propriedades antioxidantes, atua aumentando a termogênese e o catabolismo de gordura. Dica: adicionar em sucos, molhos e frangos.
- Cúrcuma (açafrão): aumenta a termogênese e quebra de gordura, além de ser excelente fonte de antioxidantes. Dica: incluir açafrão como tempero no arroz, frango e tortas salgadas.
- Pimenta (capsaicina): aumenta a termogênese, o gasto energético e ativa tecido adiposo marrom. Dica: Tempero de carnes, sopas e molhos.
- Chá verde: aumenta o gasto energético, termogênese e oxidação de gordura. Dica: incluir no café da manhã.
- Canela: proporciona aumento da termogênese. Dica: adicionar em panquecas, bolos, frutas e bebidas.
- Cafeína: aumento do gasto energético, da termogênese e ativação do tecido adiposo marrom. Dica: café solúveis, coados ou expresso; chá verde.
- Brássicas (Brócolis/Couve-flor): aumento da termogênese e gasto energético, além de ser fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais. Dica: como acompanhamento de carnes e na forma de purê.
- Óleo de coco: aumento do gasto energético e da oxidação de gordura. Dica: utilizar como substituto de óleos vegetais em receitas.
- Aveia: aumento da termogênese. Dica: acrescentar em frutas e vitaminas, substituir a farinha de trigo em receitas.
- Castanhas: aumento do gasto energético basal e da energia gasta para a digestão do alimento. Dica: ótima opção de lanche entre as refeições principais, pode ser acrescentada em preparações como frango, peixes, granolas e bolos, por exemplo.
- Abacate: aumento da termogênese, além de ser uma excelente fonte de gordura de boa qualidade. Dica: vitamina de abacate, guacamole, toasts.
Se você está buscando alternativas para um estilo de vida mais equilibrado para seu dia a dia, então confira o cardápio da Liv Up, com opções saborosas e super nutritivas.