Quais são os alimentos termogênicos naturais?

Você já ouviu falar em alimentos termogênicos? Os alimentos termogênicos se popularizaram dentro do universo da alimentação saudável como forma de potencializar a redução de gordura corporal quando associados à prática de exercícios físicos e à alimentação balanceada, melhorando assim a performance e saúde.
Seu uso, entretanto, deve ser acompanhado por um profissional nutricionista, que estipulará a forma e quantidade correta da ingestão considerando as características de cada indivíduo.
Mas, antes de explorarmos a tendência das comidas termogênicas, quais são esses alimentos e quais as propriedades? As comidas termogênicas requerem mais energia durante o processo de digestão, dessa forma, podem aumentar o gasto energético durante o dia.
Em suma, esse aumento no gasto de energia, via termogênese, é o mecanismo por trás da potencialização do processo de emagrecimento.
Quais os benefícios dos alimentos termogênicos?
Ervas, condimentos e especiarias têm potencial termogênico, e você pode e deve ser incluí-las na sua alimentação diariamente.
Adicionar esses ingredientes às preparações, promove o aumento do gasto energético e o aumento da oxidação de gordura. Além disso, melhoram a circulação sanguínea e estimulam a digestão.
Além disso, muitos alimentos termogênicos também possuem propriedades antioxidantes, que atuam regulando os radicais livres produzidos pelo organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando assim a saúde.
Quais são os alimentos termogênicos?
Alguns exemplos de alimentos com potencial termogênico e como incluí-los no nosso dia a dia:
- Gengibre: você pode adicioná-lo em sucos, molhos e temperos de carnes
- Cúrcuma (açafrão): incluir o açafrão como tempero no arroz, frango e tortas salgadas fará toda diferença na sua receita.
- Pimenta (capsaicina): pode ser utilizada como tempero de carnes, sopas e molhos.
- Chá verde: você pode incluí-lo como uma opção para o café da manhã.
- Canela: adicioná-la em panquecas, bolos, frutas e bebidas, como café.
- Cafeína: encontrada em cafés solúveis, coados ou expressos e chá verde.
- Brássicas (Brócolis/Couve-flor): São fontes de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais. Podem ser usadas como acompanhamento de carnes e na forma de purê.
- Óleo de coco: aumento do gasto energético e da oxidação de gordura. pode ser substituto de outros óleos vegetais em receitas.
- Aveia: acrescentá-la em frutas e vitaminas é uma opção, e ela pode substituir a farinha de trigo em receitas.
- Castanhas: é uma ótima opção de lanche entre as refeições principais, vai bem em preparações como frango, peixes, granolas e bolos, por exemplo.
- Abacate: é uma excelente fonte de gorduras de boa qualidade. Você pode preparar uma vitamina de abacate, guacamole, toasts.
Consumo moderado
O consumo de alimentos termogênicos deve ser moderado, visto que o excesso destes pode levar ao aparecimento de desconfortos gastrointestinais, insônia, tremores e dores de cabeça, por isso a necessidade de acompanhamento de um profissional. Indivíduos com doenças crônicas, como hipertensão, devem ter cuidado redobrado.
E lembre-se: se o principal objetivo com a ingestão alimentos termogênicos for a redução de peso, essa meta só é possível com a dobradinha “alimentação saudável + exercícios físicos” fizerem parte da sua rotina.
Se você está buscando alternativas para um estilo de vida mais equilibrado para seu dia a dia, então confira o cardápio da Liv Up, com opções saborosas e super nutritivas.
![]() | Conteúdo revisado por Denise CardosoNutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada em Nutrição Vegetariana. Atualmente, em curso profissionalizante de Natural Chef. |
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais