10 principais tipos de molho para variar seu cardápio
Eles têm o poder de deixar qualquer prato mais saboroso: estamos falando dos diversos tipos de molho. Do prato principal à salada ou sanduíche, dão variedade e um gostinho de quero mais para as refeições do dia a dia. O fato é que existem opções pra todos os paladares e níveis de habilidade na cozinha.
Quer saber mais? A seguir, listamos diversos tipos de molho que vão deixar a sua alimentação mais gostosa. Espia só:
Os tipos de molho clássico
Você sabia que existem 5 tipos de molho básico, também chamados de “molhos mãe”, do qual quase todos os outros molhos da cozinha francesa derivam?
Béchamel, espagnole, velouté, hollandaise e vermelho – esses são os cinco molhos clássicos ou matrizes da cozinha francesa. É com base nessas receitas que diversos molhos secundários se originam.
Molho béchamel
O molho béchamel (em francês: sauce béchamel) é o tradicional molho feito com leite integral e roux branco, um tipo de espessante elaborado com farinha de trigo e manteiga. As receitas mais comuns levam temperos como cebola, cravo, cebolinha, louro, pimenta branca e noz-moscada. É geralmente utilizado com massas, legumes, peixes, ovos e aves. Ele também dá origem a outros molhos famosos como o mornay, à la crème, soubise e cardinal.
Veja o modo de preparo:
Molho espagnole ou molho espanhol
O ingrediente principal desse molho é o caldo de vitela ou frango. Os espessantes, nesse caso, são o roux marrom ou brun (creme feito com farinha de trigo e manteiga cozidas até atingir a cor marrom.) Entre os temperos estão: mirepoix, uma misturinha de cebola, aipo e cenoura; purê de tomate; ou o bouquet garni, que reúne louro, tomilho e salsinha.
O molho espanhol é normalmente servido com carnes assadas, como vitela, cordeiro, ou pato, por exemplo. Aprenda aqui como preparar e como utilizar em sua cozinha:
Molho velouté
Esse molho também tem como base o caldo de vitela, frango ou peixe. Quem encorpa o preparo é o roux blond, um creme elaborado com farinha de trigo e manteiga cozidas até atingir a cor dourada, ou liaison, feito com gema de ovo e creme de leite. Pra acrescentar sabor à mistura, normalmente se usa tomate vermelho, suco de laranja ou limão e salsinha. O resultado é um tipo de molho que combina com pratos mais leves, como legumes, massas, peixes e aves, por exemplo.
Molho hollandaise ou molho holandês
É um molho elaborado com manteiga clarificada, gema de ovo e suco de limão. Também leva pimenta-do-reino e pimenta caiena como temperos. Combina muito bem com ovos, carnes bovinas, legumes e peixes – especialmente o salmão.
Outros tipos de molho bastante conhecidos
Além dos molhos base da culinária francesa, existem também outras variedades populares que conquistaram o paladar de apaixonados pelo mundo todo. A seguir, listamos alguns dos principais tipos de molho pra te ajudar a deixar sua cozinha mais versátil:
Molho vermelho ou molho ao sugo
O grande protagonista desse tradicional molho é o tomate. No tempero, há diversas especiarias e ingredientes bem conhecidos: pimenta, alho, caldo de carne, entre outros. Há algumas versões que acrescentam um elemento adocicado pra reduzir a acidez, como açúcar ou cenoura. É dele que derivam molhos também famosos como puttanesca, bolonhesa, sofrito e tomatada. É ideal pra casar com massas em geral, legumes, carnes bovinas, polenta, aves, pães, entre outros.
Molho pesto
Pesto é a palavra em italiano para “bater, martelar”. O que faz todo o sentido, afinal, o molho que leva esse nome é obtido “martelando” as folhas do manjericão em um pilão. Muito aromático, é conhecido pela sua coloração verde. Vai bem na macarronada, além de combinar com carnes, batatas e até com um sanduíche caprichado.
Molho chutney
Com textura de geleia, esse molho indiano tem sabor agridoce e picante. Afinal, é preparado a base de frutas e vegetais cozidos em vinagre, açúcar e especiarias. O chutney de manga é um dos mais conhecidos. É bastante utilizado como acompanhamentos de pratos e petiscos. Existem também variações com abacaxi e hortelã, por exemplo.
Molho barbecue
Esse é um dos tipos de molho mais populares por aqui. Conhecido como acompanhamento nos churrascos americanos, de fato, é indicado pra carnes bovinas, asinhas de frango e pra carne suína também. Além disso, funciona como um ótimo molho para o hambúrguer e pra uma deliciosa porção de batatas fritas. Veja como preparar o seu molho barbecue em casa:
Molho teriyaki
Essa opção também faz sucesso entre os fãs de agridoce. Estamos falando do teriyaki, um molho adocicado e bastante presente nas comidas asiáticas. Seu sabor remete ao caramelo, por isso é um ótimo acompanhamento de peixes como o salmão e o atum grelhado. No entanto, também empresta seu sabor à diversas receitas de frango.
Molho tártaro
Fechamos a lista com um molho simples, delicioso e de rápido preparo. A mistura leva maionese, pepino, salsa, e alho amassado. É possível também dar um gostinho a mais adicionando 1/4 de suco de limão, 1/2 colherzinha de mostarda e cebolinhas a gosto. O molho tártaro é um perfeito acompanhamento pra frango, peixes e mariscos.
Agora que você já sabe mais sobre os principais tipos de molho, vai gostar também de conferir outras receitas deliciosas aqui no blog da Liv Up. Vem com a gente!