Ovolactovegetarianismo: o que é e como seguir essa dieta?

O ovolactovegetarianismo, em suma, é um tipo de vegetarianismo que permite a inclusão de laticínios e ovos, mantendo a restrição de carnes e outros alimentos de origem animal.
O que o ovolacteovegetariano pode comer?
O ovolacteovegetarianismo inclui o consumo de todos os alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, leguminosas e cereais.
Inclui a ingestão de alguns produtos de origem animal, tais como leite, queijos, iogurtes e ovos.
Qual a diferença entre vegetarianismo e ovolactovegetarianismo?
O ovolacteovegetarianismo é um padrão alimentar vegetariano, porém este é mais abrangente que o vegetarianismo restrito. No vegetarianismo restrito todo e qualquer alimento de origem animal deve ser excluído da alimentação, incluindo laticínios e ovos.
Por isso, algumas vezes, o ovolacteovegetarianismo é utilizado como uma transição ao vegetarianismo restrito.
Além disso, uma vantagem é a maior facilidade de adequação proteica no ovolacteovegetarianismo quando comparado ao vegetarianismo.
Apesar de os vegetais também serem fontes de proteínas e aminoácidos, adequar a ingestão proteica pode exigir um maior empenho do indivíduo.
Como os vegetais possuem menor concentração de proteína por volume de alimento, muitas vezes é necessário consumir maior quantidade de alimentos fontes de proteínas vegetais.
Já os alimentos de origem animal apresentam maior concentração proteica, necessitando de um menor volume para se atingir as necessidades proteicas individuais.
Quais os benefícios de uma dieta ovolactovegetariana?
Muitas pessoas consideram aderir uma dieta ovolacteovegetariana. Isso porque o ovolacteovegetarianismo representa uma dieta saudável tanto para o corpo quanto para o planeta.
O menor consumo de carnes tem sido relacionado a uma menor emissão de gás carbono e consumo de água. Sendo uma dieta mais sustentável do ponto de vista ambiental.
A dieta ovolacteovegetariana é saudaáel e nutricionalmente adequada se bem orientada. Além disso, pode implicar em diversos benefícios a saúde:
1. Menor risco cardiovascular
2. Menor risco desenvolver diabetes do tipo 2
3. Menor risco de sobrepeso e obesidade
4. Redução do risco de alguns cânceres
Esses benefícios são resultado de um menor consumo de gordura total, especialmente gordura animal, colesterol e um maior consumo de grãos integrais fontes de fibras, além de castanhas e sementes.
Vale ressaltar que esses benefícios do ovolacteovegetarianismo dependem da qualidade da alimentação. Afinal, uma dieta sem carnes, mas rica em açúcares e produtos industrializados não levará a melhora de saúde.
Na Liv Up temos diversos pratos ovolacteovegetarianos cheios de sabor, feitos com ingredientes de qualidade.
Você vai gostar de ver…

Nutri responde: pão engorda? Veja o problema deste alimento
O fenômeno de que comer pão engorda é uma dúvida comum para quem busca entender melhor a relação entre o consumo de pão e o ganho de peso. Muitas pessoas

Nutri responde: 30 dias sem açúcar faz a diferença?
Nos últimos meses, um desafio tem ganhado força nas redes sociais e chama a atenção por realmente ser difícil: ficar 30 dias sem açúcar. Já imaginou? A proposta é simples,

Aveia na alimentação: benefícios e receitas
A aveia, um cereal integral nutritivo e versátil, por isso tem um lugar especial quando o assunto é ter uma alimentação saudável. Mais do que um simples mingau matinal, a