Para que serve o inhame? 5 benefícios que explicam sua fama
A família dos tubérculos oferece alimentos ricos em nutrientes e muito saudáveis. E a estrela da vez será o inhame, muito conhecido na história da humanidade. Comida típica do nordeste, esse alimento vem ganhando fama e cada vez mais pessoas querem saber para que serve o inhame.
Nesse conteúdo, vamos explorar suas características e claro, principalmente, quais os principais benefícios pra seu corpo e uma alimentação saudável:
Para que serve o inhame?
Primeiramente, o que é inhame? O vegetal tem diversos nomes aqui no país: taro, taioba-de-são-tomé e inhame-branco são alguns deles. Ele faz parte da família dos tubérculos, assim como a batata-inglesa, mandioca e outros.
Assim como a maioria dos alimentos em sua família, o inhame é rico em minerais e vitaminas – como a C e do complexo B – além de ser fonte de carboidratos. Aliás, o inhame é carboidrato complexo, ou seja, aquele fundamental para o metabolismo energético do corpo.
Logo, a melhor resposta para explicar para que serve o inhame, é a sua capacidade de fornecer energia e manter um peso saudável.
Ele é um alimento brasileiro?
Por ser típico da culinária nordestina, é comum existir a crença que esse vegetal é tipicamente brasileiro. Mas a resposta para essa pergunta é não! O que poucas pessoas sabem, é que ele tem uma história antiga e acompanha todo o desenvolvimento da humanidade. Existem vestígios do seu cultivo desde 5.000 a.C, nos continentes da África e Ásia. Incrível, não?
Principais benefícios do inhame
Inhame é bom pra que? Por ser um alimento complexo, o tubérculo entrega muitos nutrientes, sendo um dos vegetais mais completos quando o assunto é nutrição. Por esse motivo, ele vem se tornando tão popular nas rotinas de alimentação saudável. Dá só uma conferida nos minerais e vitaminas do inhame:
- Rico em vitaminas do complexo B: B6, B1, riboflavina, ácido fólico e niacina;
- Vitamina C: poderoso antioxidante e anti-inflamatório;
- Minerais complexos: cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.
- Substâncias anti-inflamatórias.
Como já diria tio Ben, em Homem Aranha, “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Com essa gama de nutrientes, é de se esperar que seus efeitos na saúde sejam significativos, não é? Então, confira 5 benefícios do consumo regular de inhame para o seu organismo:
Fortalece a imunidade
As vitaminas C e B, junto aos minerais (especialmente o ferro), atuam como agentes desintoxicantes. Assim, auxiliam o corpo a eliminar toxinas, “limpando” o organismo e ajudando no processo de desinflamação.
Além disso, esses nutrientes agem diretamente na produção e liberação das células de defesa do organismo, repondo o sistema imune.
Protege o sistema cardiovascular
As vitaminas do complexo B, são fundamentais para a saúde cardíaca. Elas quebram uma substância denominada homocisteína, que danificam as paredes sanguíneas.
Junte isso ao efeito poderoso do potássio, que regula os impulsos elétricos transmitidos ao músculo. Com isso, a frequência cardíaca e pressão ficam sob controle, evitando riscos como a hipertensão.
Fonte de energia e ganho de massa magra
Para quem é adepto a prática de exercícios físicos, o inhame não pode faltar na dieta! Isso se deve ao seu alto nível de carboidratos e fibras solúveis. Os carboidratos são transformados em energia para as funções metabólicas, enquanto as fibras auxiliam no bom funcionamento digestivo e ajudam a reduzir o inchaço.
Aumenta a saciedade
Por ser rico em fibras, o inhame também auxilia no controle da fome e a manter uma alimentação mais regrada e balanceada. Com a sensação de saciedade perdurando, os níveis de colesterol e glicose no sangue são regulados.
Combate doenças crônicas
Por conta de seus nutrientes, o tubérculo é um potente antioxidante e anti-inflamatório. Por isso, se torna recomendado para prevenir doenças crônicas – como doenças respiratórias, anemia e a catarata, por exemplo.
A visão é muito beneficiada com o consumo regular do alimento, uma vez que as vitaminas do complexo B, são fundamentais para a regeneração dessas células.
Como consumir inhame?
Visto todos esses benefícios, a resposta da pergunta do “inhame é bom pra que” você já teve. Agora, a dúvida a ser sanada é como inseri-lo na sua rotina alimentar de forma saudável e aproveitando todos seus benefícios.
A melhor forma de como fazer inhame, é cozinhando, assando ou no vapor. Porém, em hipótese alguma, deve ser consumido cru, ok? Se atente também ao fato que ele é um alimento altamente calórico, portanto, não deve ser consumido mais do que uma porção ao dia.
E como cozinhar inhame?
Primeiro passo é tirar toda a casca do tubérculo, lavando-o em seguida. Pique-o em fatias ou cubos, como preferir e coloque em uma panela com água – é preciso que a água cubra todo o alimento. Deixe que cozinhe até ele ficar macio, teste com um garfo.
Se você for fazer para purê, basta colocar o inhame inteiro na água e esperar de 30 a 40 minutos, para que fique no ponto de espremer.
Para que serve o inhame na versão suco?
O suco de inhame também vem ganhando muitos adeptos nesses últimos tempos. Afinal, a versão suco dos alimentos tem um forte benefício: manter intactos todos os nutrientes do alimento, uma vez que o processo de cozimento tende a reduzi-los.
Já o inhame vem sendo consumido como suco, com a proposta de aumentar a imunidade, especialmente com o incremento de algumas frutas – como o limão.
Porém, atenção: a grande maioria dos tubérculos não devem ser consumidos cru e o inhame não é exceção. A quantidade não deve ultrapassar mais do que meio inhame e o consumo não pode ser frequente, ok? O tipo Taro nunca deve ser usado no preparo dessas bebidas, pois, possui uma substância tóxica quando cru – o ácido oxálico.
E aí, agora que você já sabe para que serve o inhame e seus benefícios, que tal colocá-lo em sua dieta? No mercado da Liv Up você encontra alimentos orgânicos e convencionais.