Bem-estar

Passo a passo: como montar uma lista de compras para quem mora sozinho?

novembro 1, 2019
aprenda a fazer uma lista de compras para quem mora sozinho

Sair da casa dos pais é um passo muito importante na vida da gente. Ser independente, ter o próprio canto e fazer as coisas do nosso jeito são algumas das vantagens. No entanto, como nem tudo são flores, também existem as obrigações. Pensando nisso, você sabe fazer uma lista de compras para quem mora sozinho?

Entre as tarefas árduas do morador solitário estão comprar alimentos e cozinhá-los. Sabemos que para os que não têm muito dom na cozinha isso pode ser bem mais difícil e a tentação de comer algo não saudável é ainda maior. Se você é desse time, a boa notícia é que trouxemos este post pra ajudar. Está preparado para o passo a passo? Então bora lá!

Monte um cardápio

Comprar alimentos a esmo, sem ter um direcionamento, é um prato cheio para o desperdício. A gente fica sem noção do que vai ser usado e acaba comprando mais que o necessário. O resultado? Comida estragando na geladeira, o que é uma pena, né?

O contrário também acontece: sem algo pra se guiar, a gente compra menos que o necessário e fica sem ter o que comer. Por isso, monte um cardápio para a semana toda, desde o café da manhã até o jantar, contando com os lanches. Assim, você terá noção do que exatamente vai pegar, sendo essencial para o próximo passo que é determinar as porções.

Calcule as quantidades

Com o seu menu semanal em mãos, fica bem mais fácil fazer os cálculos da quantidade de cada alimento que você precisa comprar. Por exemplo, se você come 3 porções de frutas por dia, já sabe que precisará comprar 21 delas. Se o cardápio inclui 1 por dia mais as receitas, coloque 1 dúzia na lista, e assim por diante.

Calculando a quantia certa de cada alimento você não será pego desprevenido, sem ter o que fazer para comer. Ou, o contrário, ter que jogar fora comida estragada, que é o principal problema de quem mora sozinho. Seu bolso e a natureza agradecem.

Faça compras semanalmente

Se em uma casa com 4 pessoas, ou mais, compensa fazer compras quinzenais ou mensais, em uma com menos habitantes esse hábito não é vantajoso. Isso porque muitos alimentos podem estragar no fundo do armário ou geladeira por não dar tempo de consumi-los.

Por esse motivo, o ideal é ir ao mercado uma vez por semana. Dessa maneira, você garante produtos sempre fresquinhos. Afinal, carnes, ovos, vegetais e laticínios são itens mais saborosos assim, né? Caso prefira, os ingredientes que duram mais, como massas, arroz, feijão, farinha e pó de café, podem ser comprados para o mês todo.

Dê preferência aos alimentos saudáveis

Uma das maiores preocupações das mães dos “filhotes” que vão sair de casa é a alimentação. Vamos combinar que ter um menu saudável não é o forte de quem mora sozinho, né? No entanto, se você não quer ter problemas de saúde (e quem quer?) é melhor prestar atenção ao que come.

Sabemos que macarrão instantâneo, pizza, pão de queijo e lasanha congelada são bem mais fáceis de fazer. Contudo, são bem prejudiciais ao organismo e devem ser evitados. Sendo assim, é melhor nem comprá-los pra não cair em tentação. Tenha na sua lista apenas alimentos saudáveis, como vegetais, cereais integrais, leguminosas, leite, laticínios, carnes etc.

Separe as porções

Uma das maneiras de não deixar os alimentos estragarem é separar as porções, embalar e congelar assim que você chega do mercado. Por exemplo, um pacote de pão de forma pode ficar com as últimas fatias ressecadas pelo tempo de aberto ou quando se aproxima da validade. Separe de acordo com o que você vai comer e congele.

As carnes também podem ser divididas desse jeito, congelando de 1 a 2 bifes por vez ou em porções menores para serem moídas. Uma boa ideia é pedir no próprio açougue pra que façam essa divisão. Um trabalho a menos pra você. Não se esqueça de etiquetar tudo com o tipo de alimento e a data do congelamento.

Não se esqueça de levar a lista

Um dos maiores erros de quem faz compra é se esquecer da lista. Tem algo mais chato que estar no mercado e descobrir que deixou o papel em casa? Não adianta, alguma coisa provavelmente faltará. Aí, o jeito será voltar na loja de novo outro dia. Dispendioso, né?

A dica aqui é apostar nos aplicativos de lista de compras. Pois é, a modernidade chegou até mesmo nessa hora e facilita bastante. Afinal, é bem difícil a gente se esquecer do smartphone, né?

Anote o que gasta

Fazer lista de compras para quem mora sozinho pode ser complicado no início, sempre falta ou sobra alguma coisa, mas depois de pegar a prática é supertranquilo. Uma dica bem bacana pra isso é anotar tudo o que se gasta.

Aí, no fim do mês, você faz um balanço dos itens que foram suficientes, dos que sobraram e dos que faltaram. Dessa forma, dá pra ter uma noção do que comprar para o próximo mês.

Por exemplo, se de 3 pacotes de macarrão que você comprou, 1 sobrou, na próxima compra adquira apenas 1 e anote que a sua necessidade é de 2 pacotes mensais. Fácil, né?

Aposte nas comidas congeladas

As comidas congeladas são uma verdadeira “mão na roda”. Elas são ótimas para aqueles dias em que não tem nada na geladeira ou que não estamos com tempo pra cozinhar. Aí, basta sacar uma embalagem do freezer e esquentar a refeição.

Mas atenção: nada de produtos industrializados, cheio de gorduras trans, conservantes e tal. Atualmente, é cada vez mais fácil encontrar empresas que produzem comida congelada saudável, feita com ingredientes naturais. A Liv Up é um ótimo exemplo disso.

Com um cardápio variado, oferece desde refeições completas (massas, carnes e acompanhamentos) até lanchinhos, sopas, sobremesas e snacks. Tudo elaborado por nutricionistas e feitos por chefs de cozinha. Bom, né?

Viu como fazer uma lista de compras para quem mora sozinho não é um bicho de sete cabeças? Com alguns truques, é possível evitar os maiores problemas que os solteiros enfrentam: o desperdício ou a falta de comida. Além do mais, percebemos que dá pra comer saudável mesmo na correria do dia a dia.

E aí, você curte sopa? Sabia que existem diversos tipos desse prato no mundo todo? Leia o nosso Guia e fique por dentro dessa delícia!

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up