Nutricionista responde: pipoca é saudável?

pipoca é saudável

Afinal, pipoca é saudável? Essa é uma dúvida muito comum para os amantes do alimento e aqueles que estão centrados em uma alimentação saudável e balanceada. 

Sendo um dos snacks mais democráticos do mundo, a pipoca já fez parte de algum momento memorável da sua vida. Portanto, saiba nesse conteúdo se esse alimento é realmente saudável, se pipoca engorda e os pontos de atenção. Para isso, trouxemos a Bruna Quaglio, nossa nutricionista do time de desenvolvimento aqui da Liv Up:

Pipoca é saudável ou não?

Sem mais delongas, para não alimentar a ansiedade (e fome), a resposta é muito simples: sim, pipoca de milho é saudável e muito nutritiva. E ela é rica em fibras, super importante para a nossa saúde e funcionamento do intestino. Além disso:

  • Facilita e acelera o correto trânsito intestinal;
  • Aumentam a sensação de saciedade;
  • Auxiliam na prisão de ventre e outros desconfortos.

Além disso, o snack oferece uma boa dose de carboidrato, fundamental para o metabolismo energético e fornecimento de energia para o nosso organismo durante o dia.

Entretanto, como nem tudo que reluz é ouro, é preciso muita atenção. A pipoca é saudável sim, desde que preparada corretamente e fugindo da opção ultraprocessada. Esses temas, abordaremos a seguir.

Por que pipoca de saquinho faz mal?

Como qualquer alimento processado, a pipoca de saquinho passa por alguns processos químicos e de processamento para garantir sua durabilidade, assim como facilitar sua preparação no micro-ondas.

Sendo assim, são adicionadas substâncias não tão boas para a saúde, como: o sódio em excesso, conservantes e gorduras saturadas, que em excesso podem trazer problemas de saúde. Segundo Bruna, nutricionista do time de P&D da Liv Up, “A melhor maneira de dosar a própria quantidade de sal e qual gordura você quer utilizar é fazer sua pipoca em casa com grãos de milho.”

Pipoca é saudável em qual quantidade?

Pipoca é saudável, pois entendemos que tem diversos nutrientes. Agora, será que ela tem uma limitação de quantidade diária que pode ser consumida? A resposta para essa pergunta é: depende. 

Bruna responde que “não existe uma quantidade que separe o não saudável do saudável, quantidade é sempre algo individual e depende da totalidade do seu dia, quais outros alimentos você comeu ou vai comer e de qual refeição estamos falando.” Alô, reeducação alimentar!

A pipoca tem aproximadamente 82 Kcal para cada xícara de chá de milho próprio para o preparo. Ou seja, dá 16g de carboidratos, 2,3g de proteínas, 2,4g de fibras e 1g de gorduras (desconsiderando se alguma for usada para o seu preparo).

Portanto, tudo varia da sua rotina alimentar diária, quais alimentos foram ou serão consumidos durante o seu dia e, claro, a forma de preparo desse alimento eclético, delicioso e que entrega muitos benefícios. Veja a seguir:

Qual a forma mais saudável de fazer pipoca?

Para um filminho, um snack no final da tarde leve ou para uma refeição, a pipoca é uma ótima pedida. Mas, se você é do time que gosta de comer margarina com pipoca, sinto te dizer que não é nada saudável. A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento.

Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”. Então a pipoca de panela é saudável sim, só usar com sabedoria. Abaixo separamos algumas receitas de como fazer uma pipoca saudável e prática.

Pipoca saudável de micro-ondas

Pipoca de micro-ondas pode ser saudável e prática. O segredo é utilizar o milho para pipoca, um recipiente de vidro próprio e um pouco de água. No vídeo abaixo, é possível ver como é simples e fácil de fazer essa receitinha deliciosa:

Pipoca de panela saudável

Se a opção no micro-ondas não é viável, temos a boa e velha pipoca de panela. Então você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá de milho próprio;
  • 2 colheres de chá de azeite;
  • Sal com cautela

Em primeiro lugar, adicione o azeite e o milho na panela, mexa um pouco e tampe, deixando em fogo médio. Ao começar a estourar, abaixe o fogo até perceber que pararam. Por fim, sirva em um recipiente e tempere com o sal.

Pipoca de chocolate saudável

E para quem é fã de uma pipoca doce e não abre mão da saúde, trouxemos uma receitinha para não te decepcionar:

  • 1 xícara de chá de milho para pipoca;
  • 1 colher de chá de cacau em pó;
  • 2 colheres de chá de óleo de coco.

Em primeiro lugar, adicione o óleo de coco na panela junto ao milho. Depois que estourar, polvilhe o cacau em pó e voilá, sua delícia está pronta!

Gostou das dicas? Na Liv Up você encontra uma seleção de lanches de tarde saudáveis já prontos, basta esquentar e aproveitar! Ainda temos doces sem açúcar para uma sobremesa equilibrada.


Denise Cardoso

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada em Nutrição Vegetariana. Atualmente, em curso profissionalizante de Natural Chef.

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