Nutricionista responde: pipoca é saudável?

Afinal, pipoca é saudável? Essa é uma dúvida muito comum para os amantes do alimento e aqueles que estão centrados em uma alimentação saudável e balanceada.
Sendo um dos snacks mais democráticos do mundo, a pipoca já fez parte de algum momento memorável da sua vida. Portanto, saiba nesse conteúdo se esse alimento é realmente saudável, se pipoca engorda e os pontos de atenção. Para isso, trouxemos a Bruna Quaglio, nossa nutricionista do time de desenvolvimento aqui da Liv Up:
Pipoca é saudável ou não?
Sem mais delongas, para não alimentar a ansiedade (e fome), a resposta é muito simples: sim, pipoca de milho é saudável e muito nutritiva. E ela é rica em fibras, super importante para a nossa saúde e funcionamento do intestino. Além disso:
- Facilita e acelera o correto trânsito intestinal;
- Aumentam a sensação de saciedade;
- Auxiliam na prisão de ventre e outros desconfortos.
Além disso, o snack oferece uma boa dose de carboidrato, fundamental para o metabolismo energético e fornecimento de energia para o nosso organismo durante o dia.
Entretanto, como nem tudo que reluz é ouro, é preciso muita atenção. A pipoca é saudável sim, desde que preparada corretamente e fugindo da opção ultraprocessada. Esses temas, abordaremos a seguir.
Por que pipoca de saquinho faz mal?
Como qualquer alimento processado, a pipoca de saquinho passa por alguns processos químicos e de processamento para garantir sua durabilidade, assim como facilitar sua preparação no micro-ondas.
Sendo assim, são adicionadas substâncias não tão boas para a saúde, como: o sódio em excesso, conservantes e gorduras saturadas, que em excesso podem trazer problemas de saúde. Segundo Bruna, nutricionista do time de P&D da Liv Up, “A melhor maneira de dosar a própria quantidade de sal e qual gordura você quer utilizar é fazer sua pipoca em casa com grãos de milho.”
Pipoca é saudável em qual quantidade?
Pipoca é saudável, pois entendemos que tem diversos nutrientes. Agora, será que ela tem uma limitação de quantidade diária que pode ser consumida? A resposta para essa pergunta é: depende.
Bruna responde que “não existe uma quantidade que separe o não saudável do saudável, quantidade é sempre algo individual e depende da totalidade do seu dia, quais outros alimentos você comeu ou vai comer e de qual refeição estamos falando.” Alô, reeducação alimentar!
A pipoca tem aproximadamente 82 Kcal para cada xícara de chá de milho próprio para o preparo. Ou seja, dá 16g de carboidratos, 2,3g de proteínas, 2,4g de fibras e 1g de gorduras (desconsiderando se alguma for usada para o seu preparo).
Portanto, tudo varia da sua rotina alimentar diária, quais alimentos foram ou serão consumidos durante o seu dia e, claro, a forma de preparo desse alimento eclético, delicioso e que entrega muitos benefícios. Veja a seguir:
Qual a forma mais saudável de fazer pipoca?
Para um filminho, um snack no final da tarde leve ou para uma refeição, a pipoca é uma ótima pedida. Mas, se você é do time que gosta de comer margarina com pipoca, sinto te dizer que não é nada saudável. A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento.
Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”. Então a pipoca de panela é saudável sim, só usar com sabedoria. Abaixo separamos algumas receitas de como fazer uma pipoca saudável e prática.
Pipoca saudável de micro-ondas
Pipoca de micro-ondas pode ser saudável e prática. O segredo é utilizar o milho para pipoca, um recipiente de vidro próprio e um pouco de água. No vídeo abaixo, é possível ver como é simples e fácil de fazer essa receitinha deliciosa:
Pipoca de panela saudável
Se a opção no micro-ondas não é viável, temos a boa e velha pipoca de panela. Então você vai precisar de:
- 1 xícara de chá de milho próprio;
- 2 colheres de chá de azeite;
- Sal com cautela
Em primeiro lugar, adicione o azeite e o milho na panela, mexa um pouco e tampe, deixando em fogo médio. Ao começar a estourar, abaixe o fogo até perceber que pararam. Por fim, sirva em um recipiente e tempere com o sal.
Pipoca de chocolate saudável
E para quem é fã de uma pipoca doce e não abre mão da saúde, trouxemos uma receitinha para não te decepcionar:
- 1 xícara de chá de milho para pipoca;
- 1 colher de chá de cacau em pó;
- 2 colheres de chá de óleo de coco.
Em primeiro lugar, adicione o óleo de coco na panela junto ao milho. Depois que estourar, polvilhe o cacau em pó e voilá, sua delícia está pronta!
Gostou das dicas? Na Liv Up você encontra uma seleção de lanches de tarde saudáveis já prontos, basta esquentar e aproveitar! Ainda temos doces sem açúcar para uma sobremesa equilibrada.
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais