Planta peixinho da horta: tudo sobre a PANC e seu consumo

As PANCs, sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. Elas nada mais são do que verduras, hortaliças ou frutas que não são popularmente consumidas como alimentos no dia a dia, como é o caso da planta peixinho, seja por falta de costume ou de conhecimento. Elas surgem de maneira espontânea em quintais, terrenos baldios ou canteiros, e às vezes as julgam como ervas daninhas ou outros tipos de plantas.
No Brasil, são mais de 350 espécies de PANC em catálogo. Porém, estima-se que existam mais de 10 mil plantas com potencial para alimentação que ainda não foram exploradas.
O que é a planta peixinho?
Originária de regiões do Cáucaso, como Turquia e Irã, a planta peixinho também é chamada de peixinho-da-horta, lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-lebre e até orelha-de-porco.
A Stachys buzantina, como é conhecida cientificamente, é da família das lamiaceae, assim como o manjericão, o tomilho e o orégano, e faz parte do grupo das PANCs que conquistaram adeptos devido a suas propriedades, benefícios para a saúde e também pelo sabor inusitado. Já dá para imaginar qual seja, não é mesmo?
Qual o sabor desta PANC?
Como o próprio nome sugere, o sabor da planta peixinho, e também a textura, se assemelha muito ao de peixes como o lambari, devido a quantidade expressiva de óleo vegetal na sua composição. Por isso, ela fica ótima de diversas maneiras, como entrada ou prato principal. Curioso, não achou?
Para que serve a planta peixinho?
O alto nível de fibras é um dos principais benefícios da planta peixinho. Além disso, ela possui capacidade antioxidante, sem mencionar o fato de que é um alimento muito acessível para deixar o prato mais saudável e nutritivo.
A ação expectorante, que ajuda a reduzir tosse e irritações na garganta e pulmão, também faz com que a planta peixinho seja considerada uma planta medicinal, podendo ser consumida por crianças, idosos, gestantes e lactantes.
Confira outras propriedades dessa planta:
- Fonte alternativa de ferro
- Rica em minerais como potássio e cálcio
- Auxilia na digestão
Confira como cultivar planta peixinho em casa
Se você quiser ter essa PANC ao alcance das mãos, temos uma boa notícia! A planta peixinho é de fácil cultivo, tanto em vasos como em hortas, ou até em um pedacinho de grama no quintal.
O ideal é optar por locais de clima ameno, mais escondidos do sol, uma vez que a planta não tolera muito calor. Justamente por isso, ela é mais comum na região sul e sudeste do país. Já o solo, seja em vaso ou não, precisa estar bem drenado e com bom teor de matéria orgânica. Recomenda-se regar a planta com um borrifador de em dias alternados e não deixar o solo encharcado.
Um pé de planta peixinho pode atingir 20 cm de altura, e a colheita acontece a partir de 10 cm, geralmente 60 dias após o plantio. Para isso, basta cortar as folhas com uma tesoura.
Como comer a planta peixinho?
Devido ao sabor, ela é geralmente consumida como prato principal ou entrada, mas ela também pode ser usada em chás para aliviar sintomas de gripe, resfriado ou bronquite.
Confira essas 3 maneiras de consumir essa PANC:
Planta peixinho frita (receita vegana)
Ingredientes
- 80g de planta peixinho
- 300g de farinha de mandioca
- 100g de fécula de mandioca
- 1 copo de água
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
- Em uma tigela, misture a fécula de mandioca com um pouco de água e sal, até obter uma massa homogênea;
- Depois, passe as folhas na mistura e, sem seguida, na farinha de mandioca.
- Frite em óleo quente ou na air fryer, se preferir.
Planta peixinho à milanesa

Ingredientes
- 80g de folhas de planta peixinho
- 2 ovos
- Sal (a gosto)
- Pimenta do reino (a gosto)
- Suco de meio limão
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
Modo de preparo
- Em uma tigela, bata os ovos e tempere com sal, pimenta do reino e suco de limão a gosto;
- Depois, passe as folhas de peixinho na mistura e, em seguida, na farinha de trigo. Frite em uma panela em fogo médio com um pouco de óleo ou azeite de oliva;
- Quando estiver dourada, retire a folha e coloque para secar em um papel toalha.
Chá de planta peixinho
Ingredientes
- 3 a 5 folhas da planta peixinho
- 150 ml de água mineral
Modo de preparo
- Lave bem as folhas em água corrente;
- Em seguida, coloque a água para ferver. Adicione as folhas e deixe no fogo durante 15 minutos;
- Coe antes de servir.
Outro maneira de inserir a planta peixinho na sua alimentação é colocando as folhas cruas na salada! Aproveite para conferir essas dicas de molhos para deixar suas receitas ainda mais saborosas.
Atenção: antes de qualquer preparo, é muito importante lavar bem e secar as folhas da planta com papel toalha.
Confira nosso blog e conheça outras receitas super saudáveis, saborosas e práticas para incrementar o seu dia a dia!
Você vai gostar de ver…

Déficit calórico: como funciona a fórmula das calorias
Quem quer emagrecer certamente já esbarrou por aí no conceito de déficit calórico, até porque é impossível perder peso sem ele. Entender essa relação entre as calorias ingeridas e as

Cardápio para o dia a dia: 20 receitas pra experimentar
Quando o assunto é alimentação saudável, um dos grandes desafios é elaborar um cardápio para o dia a dia que reúna refeições práticas, mas também saborosas. Afinal de contas, a

Iogurte saudável: como escolher o melhor
Saboroso, versátil e bem equilibrado, o iogurte saudável é uma opção queridinha na hora de montar um cardápio bacana. Vai bem com frutas, com granola, em molhos para saladas e