Mudando sua alimentação

Por dentro dos benefícios da sopa

julho 3, 2019

Um dia frio pede um prato quente, não é? Nessas horas uma boa sopa pode trazer sabor, nutrição e até uma sensação especial de aconchego. Mesmo assim, há quem diga que sopa não é jantar – como pode? Pois fique sabendo que, com os ingredientes certos e o preparo adequado, esse prato pode ficar muito atraente. Inclusive para essa refeição!

Por outro lado, a sopa tem seu fã clube. Também pudera: prática e fácil de fazer, sua receita permite incluir legumes, verduras e carnes e pode ser adaptada pra todos os gostos. Assim, ela é capaz de fornecer tudo que o organismo precisa com simplicidade. Além disso, a probabilidade da sua geladeira ter todos os itens pra preparar uma boa sopa é grande. Então, como não amar?

Se você é do time de adoradores desse prato, vai gostar de saber de suas muitas qualidades. Se não é, vai passar a ser, depois de ficar por dentro dos 8 benefícios da sopa que vamos mostrar por aqui. Quer ver? Então pegue sua colher e venha tomar um pouco desse conhecimento!

Quais são os benefícios da sopa?

Embora pareça um prato simplório e até sem substância, a sopa pode agregar muitos nutrientes e, assim, trazer diversos benefícios pra sua saúde e seu dia a dia. E é sobre isso que vamos falar agora. Olha só:

1. Hidrata

Já imaginou que um prato tão gostoso fornece alta quantidade de líquidos, vitaminas e minerais? Pois é, esse é o caso da sopa. Por ajudar na hidratação, é uma ótima aliada no inverno, quando o calor diminuir e a ingestão de água também. E é uma boa opção mesmo no verão – sim, existem receitas de sopa fria pra você curtir nessa estação. Mas atenção: beber água ao longo do dia continua sendo indispensável.

2. Fornece fibras

Que tal enriquecer a sua sopa com legumes e folhas? Esses alimentos são fontes de fibras, um nutriente essencial para o bom funcionamento do intestino, pra falar o mínimo. Vale mencionar que, pra ser sopa, tem que ter pedaços de alimentos. Se ela for batida, e virar um caldo, grande parte das fibras é destruída no processo, o que automaticamente reduz o benefício.

3. Aumenta a saciedade

As fibras não têm função apenas intestinal: elas também aumentam sua saciedade. O mesmo pode ser dito da água, que comentamos agora mesmo. Com esse combo, você mata a fome e nutre seu corpo por um bom tempo. Mas não se esqueça de acrescentar as folhas e legumes, em pedaços, na preparação. E bom apetite!

4. Oferece digestão rápida

Por levar muitos ingredientes naturais (incluindo legumes já cozidos), ter um alto teor de líquido e poucas gorduras, a digestão da sopa costuma ser mais rápida. Isso faz dela a alternativa ideal pra quem não consegue comer muito à noite, principalmente aquelas pessoas que sofrem com a famosa azia e precisam se alimentar de forma leve.

Claro que isso depende muito do preparo. Aqui, estamos falando do básico. Então fique de olho na receita, ou na lista de ingredientes, pra conhecer seu alimento e entender como seu corpo vai lidar com ele.

5. É prática

Com uma boa dose de criatividade, você pode fazer uma bela sopa usando só os ingredientes que encontrar na sua geladeira. Além disso, não vai te exigir muito tempo, então lembre-se dela naqueles dias corridos em que você não quer abrir mão de uma refeição saudável. E sabe o que é melhor? Dá pra fazer tudo numa panela só (tchau, pilha de louça suja)!

6. Tem baixo custo

Quem disse que comer bem é caro? Certamente essa pessoa não estava pensando na sopa, que fica pronta, e boa, com ingredientes baratos e fáceis de encontrar. Uma dica econômica é aproveitar os legumes e verduras da época. Assim você conta com itens de ótimo preço e mais qualidade. Não é uma boa?

7. Tem poucas calorias

Depois de tudo isso que a gente falou aí em cima, dá pra deduzir que um prato de sopa não é uma bomba calórica, né?! Afinal, se ela leva verduras, legumes, fibras e bastante água, tem tudo pra ficar bem levinha.

Mas, mais uma vez, isso depende dos ingredientes. Tem gente que exagera na quantidade de óleo, escolhe uma carne gordurosa, abusa do queijo e acaba aumentando bastante o número de calorias. Por isso, fique de olho na composição.

O fato é que, com adaptações no modo de preparo, a sopa pode fazer parte de absolutamente qualquer planejamento alimentar. É isso mesmo: uma sopa pode ser adaptada às suas necessidades e objetivos nutricionais. Quer uma dica valiosa? Converse com o seu nutricionista sobre isso.

8. É nutritiva

Uma sopa pode compor uma refeição completa e muito rica, que nada deixa a desejar para um jantar convencional, por exemplo. As combinações são infinitas, e os alimentos que entram na lista de ingredientes são diversos, o que ajuda você a ingerir nutrientes e compostos bioativos bem interessantes.

Depois de tudo isso, alguma dúvida de que as sopas são, sim, um sucesso, e com razão?

Mas, afinal, que ingredientes utilizar na sopa?

Antes de mais nada, é preciso considerar que o preparo é essencial pra garantir os benefícios da sua sopa. Aqui também vale aquela regra da alimentação balanceada: quanto mais variedade, melhor.

Essa diversidade também tira a monotonia do cardápio. Logo, se você é daqueles que curtem uma boa sopinha durante todo o inverno, esse conselho é bem útil, pois permite a invenção de um prato novo todo dia.

Agora, vamos ver o que fazer para deixar sua sopa ainda mais saudável, gostosa e nutritiva?

Escolha uma proteína

Dá pra usar frango, filé mignon, alcatra, patinho e peixe. Os mais ousados gostam de incluir linguiça e até bacon na receita. E ainda tem as opções vegetarianas: tofu, tempê e cogumelos fazem bonito.

Fora isso, você pode incluir queijos como gorgonzola, provolone e parmesão. Essas opções tem mais gordura, sim, mas isso não significa que estão proibidas: apenas que devem ser consumidas de vez em quando e com moderação. E não se esqueça de se certificar de que o queijo escolhido combina com os outros ingredientes que você está usando.

Acrescente um carboidrato

Essa costuma ser a etapa mais fácil do preparo. Mas não se engane: aqui também dá pra errar, pois é bem comum abusar nesse nutriente. Afinal, quem não gosta de uma sopinha de macarrão ou de batatas? Que fique claro que o problema não é o macarrão, mas, sim, o fato de ele ocupar muito “espaço” e entrar no lugar de outros nutrientes importantes. A palavra mágica, mais uma vez, é variedade.

Saiba que legumes e leguminosas também podem ser o carboidrato da sua sopa e enriquecer seu menu. E é sobre isso que vamos falar agora.

Acrescente legumes e leguminosas

Pois é, nem só de macarrão e batata vive um homem. Existem muitos outros alimentos que você pode acrescentar à sua sopa que também são fontes de carboidratos, como os legumes e as leguminosas.

No primeiro grupo, você pode fazer a festa com abóbora, mandioca, mandioquinha, inhame, cenoura e muitos outros. No segundo estão o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico, que também dão corpo. Além disso, esses grãos são fonte de proteína – mais uma ótima pedida para vegetarianos!

Acrescente fibras

Sim, voltamos às fibras, pra contar pra você que elas podem deixar seu prato mais saboroso. Couve, espinafre, rúcula, ou ervas aromáticas como salsinha, cebolinha,alecrim e manjericão, podem dar um toque especial de sabor e, claro, aquele boost de saúde.

Agora que você já sabe de tudo isso, basta ser criativo e se esbaldar. Afinal, a sopa é mesmo uma opção deliciosa pra se aquecer neste inverno de forma saborosa e nutritiva.

Não custa lembrar que a gente tem várias opções de sopas, caldos e cremes, todas gostosas e práticas, pra quem tem um dia super corrido e raramente consegue cozinhar – ou pra quem só vai até a cozinha pra comer. E aí, já escolheu as suas? É só pedir online, receber em casa e curtir!

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