As aulas de culinária para crianças têm sido uma das principais apostas de escolas para incrementar ainda mais o aprendizado de crianças. Por meio de ensinamentos básicos, a culinária estimula o desenvolvimento pedagógico dos pequenos por meio da curiosidade e diversão.
Então, para não deixar nenhuma dúvida sobre esse assunto, trazemos aqui um pouco mais sobre esse tema. Esperamos que goste da leitura!
Os benefícios das aulas de culinária para crianças
Mesmo para quem ainda é bem pequenininho, não tem como não se encantar com o cheiro de temperos de uma comida bem feita. O olfato é estimulado desde cedo na maioria das pessoas, quando entram em contato pela primeira vez com algum alimento.
Então, se aproveitar disso e unir a brincadeira com o aprendizado, pode se transformar em uma saborosa receita. Mas o melhor ainda está por vir… Essa ação está cheia de benefícios. Confira agora alguns deles e como ajudam as crianças a desenvolverem diversas habilidades:
- Trabalho em equipe: as aulas de culinária para crianças ensinam que contar com o outro é essencial para uma boa receita dar certo.
- Organização é tudo: manter uma cozinha em ordem dá trabalho, mas é possível. Por isso, as aulas de culinária ensinam desde cedo o senso de organização não só para cozinhar, mas para a vida.
- Matemática simples: saber as medidas certas de uma receita, também ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico da criança. Então, nada melhor que fazer essa tarefa com a mão na massa.
- Comendo saudável: O prazer de tocar e cozinhar um alimento traz também a conscientização sobre como a comida tem o poder de fazer bem para o corpo. Quando se entende o sentido de “corpo são, mente sã” logo no início da vida, esse pensamento acompanha a criança até a vida adulta.
- Coordenação motora: misturar ingredientes, medi-los e lidar com o seu cozimentos ajuda e muito na coordenação motora das crianças.
Inserindo essa proposta dentro de sala de aula
Nem sempre é necessário que a escola tenha dentro da sua grade de aulas, uma disciplina apenas de culinária. O professor que se identifique com a proposta, junto da coordenação pedagógica, pode aplicar a ideia em alguma de suas aulas como uma forma de trazer novidade para o seu método de ensino.
Portanto, além de trazer um novo tipo de estímulo para dentro da escola, a proposta das aulas de culinária para crianças é simples: trazer maior interação e desenvolvimento dos pequenos quanto ao aprendizado.
Se você é mãe ou pai e se preocupa se a aula oferece algum perigo aos pequenos, converse com o professor. A partir dessa ação é possível entender os métodos e instrumentos utilizados para a aula e como o processo acontecerá.
As aulas de culinária para crianças nas escolas têm o objetivo de desenvolver no aluno o gosto em descobrir e aprender de forma prática, não se prendendo apenas às disciplinas teóricas. Sem contar que todo mundo sai ganhando ao se divertir, relaxar, aprender e compartilhar bons momentos juntos.
Gostou? Nós ainda podemos te ajudar!
Se você curtiu esse conteúdo e deseja continuar conosco, não deixe de conferir mais sobre as nossas dicas e conteúdos sobre alimentação. Confira nossos post sobre alimentação saudável para crianças e sobre a pirâmide alimentar infantil. Ah, e tem delícias saudáveis para crianças no cardápio da Liv Up.