Por que levar marmita para o trabalho?

Há alguns anos, levar marmita para o trabalho poderia soar estranho. Um pensamento comum seria: por que ‘perder’ algumas horas preparando a refeição da semana se há restaurantes que oferecem variedades de alimentos? Outra ideia é que a correria do dia a dia e o tempo cada vez mais curto atrapalham até mesmo aquele tão sonhado momento para relaxar no fim da noite. Sendo assim, passar algumas horas na cozinha preparando a sua própria refeição seria algo inimaginável.
Mas os tempos mudaram, e as marmitas estão cada vez mais presentes nas cozinhas das empresas. Levar a própria marmita para o trabalho, seja ela preparada em casa ou comprada pronta, virou febre não só por aqueles que desejam ter uma alimentação mais adequada, mas também por aqueles que buscam controlar melhor os gastos com alimentação. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em outubro de 2019 mostram que a alimentação é a terceira despesa que mais pesa no orçamento familiar no país.
E você, leva marmita para o trabalho ou ainda não se rendeu a essa hábito que se tornou tão comum e saudável? Neste artigo, listamos 5 motivos pelos quais levar marmita para o trabalho se tornou uma ótima ideia. Confira!
1 – Você sabe o que está comendo
Nada mais gostoso que preparar seu próprio alimento. Usar novos temperos, saber a quantidade e qualidade de cada um deles, e ir experimentando novos sabores. Além disso, você consegue controlar a quantidade de carboidratos, proteínas, legumes e verduras que consome diariamente, preparando cada porção na quantidade correta e seguindo uma dieta saudável e nutritiva.
Se o obstáculo for a falta de habilidade na cozinha, você precisa superar isso. Com a imensa quantidade de receitas práticas para o dia a dia disponíveis na internet, não há desculpa para você viver à base de congelados sem nenhum valor nutritivo.
2 – Maior controle dos gastos com alimentação
Comer fora de casa realmente está pesando no bolso do brasileiro. Ao economizar no almoço do dia a dia com a marmita, você pode investir o dinheiro poupado em outras coisas, como por exemplo, comprar uma roupa nova ou ir a um restaurante mais requintado no fim de semana.
3 – Evita as tentações alimentares
Depois do almoço, muita gente não resiste e acaba se rendendo àquela sobremesa, chocolate, sorvete ou qualquer outra guloseima onde o açúcar é a estrela principal. Nos restaurantes, por exemplo, essas ‘tentações’ não passam despercebidas: o pudim, o mousse de chocolate, a torta de limão… Quase impossível resistir! Mas se você é adepto da marmita, consegue poupar esses gastos extras, ainda mais se estiver passando por uma reeducação alimentar.
4 – Não precisa sair do escritório
Já imaginou ter que sair para almoçar num dia de chuva torrencial? Quem leva marmita ao trabalho poupa esse transtorno e ainda economiza o tempo de ida e volta, podendo aproveitá-lo para ler um livro ou terminar de assistir àquela série favorita!
5 – Cuidado com a saúde
Ao preparar seu próprio alimento e levantar a bandeira dos ‘marmiteiros’ da firma, você passa a cuidar melhor da sua saúde. Para os hipertensos, por exemplo, saber a quantidade de sal utilizada em cada preparo é fundamental para que o organismo não acenda o sinal vermelho. O consumo excessivo de sal pode ocasionar retenção de líquido e sobrecarga no coração, além de lesionar vasos, desencadear doença renal crônica e prejudicar os rins. Portanto, levar a própria marmita para o trabalho é uma opção para se alimentar melhor e investir na qualidade de vida.
Na Liv Up, existem diversas alternativas de kits e pratos que podem te ajudar a planejar a marmita do dia a dia, com opções low carb, vegetarianas, lanches, snacks, e mais. Ficou curioso? Dá uma olhada no nosso cardápio.
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais