Quais alimentos que contêm lactose?

Possivelmente, você já viu no site da Liv Up ou nas embalagens de alguns alimentos e bebidas o alerta: “Alérgicos: contém lactose” ou até mesmo com selo “Zero Lactose”. Mas você sabe o que é essa substância e quais alimentos que contêm lactose? A seguir, explicamos porque os rótulos começaram a ter esses avisos e qual sua importância para a saúde dos consumidores.
Afinal, o que é lactose?
Em suma, a lactose é um tipo de açúcar exclusivo do leite. É um carboidrato composto por glicose e galactose, responsável por aquele gostinho adocicado da bebida.
Quais alimentos que contêm lactose?
Todos os produtos que têm leite – produzido por qualquer mamífero – ou derivados da bebida contém lactose. Se quiser evitar os alimentos e bebidas que contenham esse carboidrato, separamos uma lista de produtos e ingredientes que podem contê-la:
- Todos os tipos de queijo;
- Sorvete;
- Requeijão;
- Manteiga e margarina;
- Pão branco e integral;
- Biscoitos;
- Embutidos e congelados, como salsicha e nuggets;
- Cereais matinais;
- Frutas em conserva;
- Batatinha chips;
- Atum, sardinha e outros frutos do mar em conserva;
- Barrinhas de cereais;
- Granola;
- Molhos para salada;
- Sopas instantâneas;
Intolerância à lactose é a mesma coisa que ser alérgico à proteína do leite?
Muitas pessoas confundem intolerância à lactose com alergia à proteína do leite (APLV), contudo essas duas condições são bem diferentes. A primeira acontece quando o corpo não é capaz de digerir a lactose. Isso ocorre, aliás, devido à falta ou a deficiência na produção de uma enzima chamada lactase, que quebra esse açúcar em versões menores.
Já a alergia à proteína do leite de vaca, por outro lado, é uma reação imunológica à proteína presente no leite de vaca, como a caseína, por exemplo. Ou seja, o corpo encara como um risco ao organismo.
Na primeira condição, os sintomas costumam ser gastrointestinais, entre eles gases e diarreia, distensão abdominal e cólicas, por exemplo. Já na alergia, a pessoa pode ter problemas gastrointestinais (cólica, constipação, vômitos…), de pele (urticárias, dermatites atópicas) e até mesmo respiratórios (asma, rinite, reações mais graves como anafilátiaca).
Muitos intolerantes conseguem consumir alguma quantidade de lactose, já outros são mais sensíveis e nenhuma quantidade é tolerada. Os produtos sem ou com baixa lactose costumam ter a enzima lactase adicionada, mas por manterem as proteínas do leite são proibidos para alérgicos. Por isso, é tão importante saber quais alimentos que contêm lactose.
Rótulos de alimentos zero lactose
Os rótulos dos alimentos e bebidas industrializados, desde 2016, contêm alertas para informar a presença de substâncias que podem causar alergia alimentar, como o leite. Uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) instituiu a regra dos alergênicos nos rótulos com o objetivo deixar as informações mais claras e evitar que a população tenha reações alérgicas.
Então caso você tenha alergia ao leite ou intolerância à lactose, o mais recomendável é que fique sempre atento aos alertas nas embalagens e à lista de ingredientes.
Tanto as embalagens quanto o site da Liv Up informam sobre a presença de lactose em nossos pratos. Contudo, em caso de dúvida, consulte o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para esclarecer qualquer divergência ou sobre risco de contaminação cruzada. Isto é, quando um alimento é contaminado por outro por terem sido produzidos no mesmo ambiente.
Agora que você já sabe quais ingredientes contêm lactose, confira este post com dicas para identificar uma intolerância alimentar. Em caso de suspeita, não deixe de consultar um especialista.
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais