Atividade Física

Quais os benefícios da atividade física frequente?

dezembro 16, 2019
atividade física frequente

Não é segredo pra ninguém que fazer atividade física é a resolução ou a prevenção para quase todos os problemas do corpo e da mente. Mas nem todo mundo leva essa informação a sério (ou prefere não levar!) e nem tem a consciência da proporção de transformações que o fim do sedentarismo pode trazer para sua qualidade de vida e o seu bem estar.

Lembrando que: não ser sedentário, não significa ser um atleta. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), praticar exercícios 150 minutos semanais – o que corresponde a 30 minutos, 5 vezes por semana – já faz toda a diferença para o nosso organismo. E vamos combinar? Meia horinha por dia não é nada, vai! A maioria das pessoas passa muito mais tempo do que isso mexendo nas redes sociais. Se a gente quiser, a gente acha tempo na nossa agenda pra fazer o que no fundo no fundo é o que mais importa: cuidar de nós mesmos. Cuidando bem da gente, a gente cuida muito melhor de tudo que está a nossa volta.

Pois bem, então aqui nós vamos te contar alguns dos benefícios (são inúmeros!) que a prática de atividade física frequente pode te trazer. O que esperamos é que, após ler este texto, você pegue seu tênis e, pelo menos, dê uma caminhada pelo seu bairro. Fazer exercício não significa necessariamente se matricular numa academia. Comece fazendo o que está mais fácil pra você e o que te dá prazer: caminhar por aí descobrindo novas ruas e espaços perto da sua casa, andar de bike, de patins, dançar, correr, jogar capoeira, futebol, vôlei, fazer ioga, natação, pular corda… São muita opções de atividade física e com certeza você vai descobrir a que mais combina com você. Uma vez que insistir nela e sentir seus benefícios, você não vai mais conseguir parar de praticar.

Quais os benefícios da atividade física frequente?

Auto estima e paz de espírito

Quando praticamos exercício regularmente, o nosso corpo produz mais endorfina e serotonina, responsáveis por nos ajudar a reduzir a ansiedade, o estresse e melhorar nosso humor. Depois de nos exercitarmos, uma sensação de bem estar e otimismo toma conta do corpo e da mente. Você sente que é capaz de conduzir suas tarefas e obrigações com mais qualidade e tranquilidade. Sua auto estima melhora e você fica mais confortável com o seu físico e o seu emocional. O sono também ganha mais qualidade, o que faz com que você tenha disposição, agilidade, atenção, concentração e foco para alcançar seus objetivos.

Coração saudável

Todo a função cardiovascular melhora quando fazemos atividade física. O coração também é músculo e, quando nos exercitamos, ele fica mais irrigado e fortalecido. Toda a nossa circulação melhora e evitamos problemas de hipertensão e doenças cardíacas.

Sem contar que, aqueles questões emocionais e amorosas – a famosa sofrência – que nós associamos ao coração, também ficam bem amenizadas quando concentramos nossa energia em cuidar do nosso corpo e da nossa mente.

Convívio social

Dependendo do tipo de atividade física que você escolher, a chance de conhecer pessoas novas e ter um melhor convívio em grupo é grande. O fato de a prática de atividade física reduzir processos depressivos e melhorar a auto estima também faz com que você tenha mais disposição para o social e mais vontade de se relacionar com as pessoas.

Prolonga a vida com qualidade

Além de ajudar na cura de uma série de doenças, a prática de atividade física previne grande parte delas: câncer, depressão, diabete, obesidade, Alzheimer, demência, entre muitas outras. Isso faz com que quem é sedentário tenha um índice de mortalidade muito maior do que quem pratica exercício físico. Ou seja, sem atividade física, a chance de você viver menos é grande e, se viver muito, provavelmente viverá doente.

Corpo e mente fortalecidos

A atividade física fortalece os músculos, os ossos, nos dá mais capacidade cognitiva e funcional, melhora a nossa memória, o nosso raciocínio, a nossa postura, a nossa flexibilidade e o nosso metabolismo como um todo. Você se preocupa mais com a sua saúde, com o que está se alimentando, tem mais atenção aos rótulos das embalagens, muda seus hábitos alimentares e, portanto, perde peso com mais facilidade. É um ciclo: você se exercita, se sente mais saudável, então passa a criar hábitos mais saudáveis e tem cada vez mais vontade de se exercitar e cuidar do seu bem estar.

Viu como praticar atividade física com frequência não é nenhum bicho de sete cabeças? Agora que você já viu todos os benefícios, que tal escolher sua atividade favorita e dar o pontapé inicial?

Fontes:

https://jornal.usp.br/atualidades/especialista-do-incor-fala-de-saude-do-coracao-no-youtube/

http://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/estudo-da-usp-investiga-beneficios-da-pratica-de-exercicios-fisicos/

http://www.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica

https://eaulas.usp.br/portal/video.action;jsessionid=659385215A75C3247E16ED2E52624A27?idPlaylist=6461&currentPlaylistIndex=1

http://agencia.fapesp.br/atividade-fisica-pode-prevenir-ate-10-mil-casos-de-cancer-por-ano-no-brasil/28408/

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