Quais são as frutas ácidas e o que fazer com elas?

frutas ácidas

Com um sabor marcante, as frutas ácidas têm mais a oferecer do que apenas o gostinho cítrico tão característico. Estamos falando de alimentos que promovem diversos benefícios à saúde. Da manutenção da saúde das células, passando pela prevenção do envelhecimento precoce ao reforço, até às defesas do nosso organismo. Isso, sem falar da versatilidade gastronômica desses ingredientes.

Afinal, quais são as frutas ácidas?

Em suma, as frutas ácidas são aquelas ricas em ácido cítrico, o grande responsável pelo sabor meio azedinho que causa a famosa sensação ao paladar. Elas estão divididas em dois grupos: 

  • Frutas cítricas ou ácidas: por exemplo, abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva.
  • Frutas semi-ácidas: caqui, maçã verde, maracujá, goiaba, pera, carambola.

Esse segundo grupo tem uma menor quantidade de ácido cítrico em sua composição. São também melhor toleradas por quem tem algum tipo de sensibilidade, ou problemas estomacais, como gastrite ou refluxo.

Comer muita fruta ácida faz mal?

Como acontece com a maioria dos alimentos, consumir frutas ácidas em excesso pode acarretar alguns problemas para o organismo. 

Primeiramente, vale pontuar que esse tipo de fruta é capaz de causar erosão dos dentes, ocasionando desgaste. No entanto, é claro, não estamos falando de um consumo isolado, mas sim em casos muito frequentes e em grande quantidade. 

Outro ponto de atenção é para as pessoas com problemas estomacais. Nesse sentido, elas podem mesmo piorar a sensação de queimação e dores no estômago. Mas não é por isso que se deve abandonar o consumo desse tipo de alimentar. Afinal de contas, se o quadro está controlado, consumir frutas ácidas tem benefícios para a saúde. 

O ideal mesmo é manter uma dieta com o PH equilibrado — isso ajuda a otimizar o metabolismo  e aumenta a capacidade do corpo eliminar toxinas, reduzindo a retenção de líquidos. Para compensar, é possível inserir na rotina alimentos ricos em minerais alcalinos, como magnésio, potássio e cálcio, por exemplo.

São boas fontes o amendoim, grãos em geral e vegetais ricos em amido. Outra dica para quem sofre de gastrite é deixar essas frutas para o final das refeições. Assim, o contato entre as substâncias cítricas e as mucosas do estômago é menor, minimizando o efeito. 

Por fim, se você estiver sentindo algum tipo de desconforto ao consumir esses alimentos, procure orientação médica ou nutricional. 

Quais os benefícios que as frutas ácidas trazem para o organismo?

Existem, sem dúvidas, diversos pontos positivos no consumo das frutas cítricas. Confira alguns dos principais motivos para você incluir esses alimentos naturais na sua rotina: 

  • Ajuda a manter uma pele bonita e saudável;
  • Contribui para uma dieta equilibrada, já que, em geral, conterem poucas calorias;
  • Diminui a prisão de ventre, pois são ricas em fibras;
  • Auxilia na hidratação do organismo, por serem ricas em água;
  • Reforça a imunidade: fontes de vitamina C por excelência, as frutas cítricas ajudam a proteger o organismo contra gripes e infecções. Além disso, aumentam a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico;
  • Previnem o envelhecimento precoce: os flavonóides são substâncias encontradas nas frutas cítricas, semelhantes às vitaminas e que exercem poderosa ação antioxidante.

Dicas de pratos com frutas ácidas

Além de todos os benefícios listados, essas frutas são também super versáteis e emprestam seu sabor crítico para diversos preparos diferentes. Confira algumas ideias para utilizar esses ingredientes na sua rotina de alimentação saudável

Salada verde com frutas ácidas

Que tal trazer um gostinho de quero mais para as suas saladas do dia a dia? Uma dica é adicionar pedaços de frutas para trazer diferentes sabores às combinações de vegetais folhosos como alface e rúcula.

Algumas opções indicadas são: abacaxi, laranja e morango. Além do sabor que harmonizam com hortaliças, ajudam também a melhorar a digestão. É só picar as frutas escolhidas e então curtir essa fusão agridoce.

Laranja na feijoada

Essa é uma mistura brasileiríssima. A feijoada, um dos pratos mais típicos do país, só fica verdadeiramente completa com algumas rodelas de laranja, além da indispensável farofa com couve. Porém, a mistura não é excelente apenas para o paladar, pois a união é ótima também do ponto de vista nutricional.

Isso acontece graças à vitamina C presente da fruta, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo — presente justamente no feijão. Ou seja, não é a toa que esse mix é um sucesso.

Smoothie com frutas cítricas

O alimento é um hit e tanto na internet! Feito com ingredientes naturais, ele virou um verdadeiro sinônimo de alimentação leve e saudável. O smoothie é uma bebida bem cremosa, feita normalmente com frutas, verduras, água, vegetais e bastante gelo — que contribui para gerar a textura aveludada. Por fim, existem receitas que levam morangos, amoras, framboesas e outras frutas ácidas saborosíssimas. 

Pratos salgados

Elas também fazem bonito emprestando seu gostinho a diversos pratos salgados. Em geral, a laranja, o limão e o abacaxi são os exemplos mais comuns nesse sentido. Peixe com limão, frango ao molho de laranja, o abacaxi que vai no churrasco… exemplos dessa parceria de sucesso não faltam. E o gostinho ácido faz toda a diferença, não é?

Agora que você já conhece quais são as frutas cítricas, quais seus benefícios e como consumi-las ficou fácil inserir esse tipo de alimento no seu dia a dia.

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