Bem-estar

Qual a importância de beber água?

abril 16, 2020
beber água

Segundo a ciência, nosso corpo é constituído em aproximadamente 70% a 75% de líquido, ou seja, água. Logo, beber água é tão importante quanto se alimentar.

A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo, sendo essencial para o equilíbrio e manutenção da saúde. E não tem que esperar a sede bater para beber água: é fundamental que isso seja uma rotina diária.

A seguir, vamos explicar com mais detalhes a importância de se manter hidratado e dar algumas dicas de como manter o corpo saudável. Confira:

Qual o papel da água no corpo humano?

Em primeiro lugar, beber água é fundamental para a saúde, todos sabemos. Mas, você já parou para pensar qual a função desse líquido no nosso corpo e o que ele pode fazer?

A água tem participação em quase todos os processos fisiológicos do corpo humano. Sem ela, aliás, nosso organismo entra em colapso e prejudica a nossa saúde a curto e longo prazo. Confira abaixo algumas das funções primordiais:

1. É o elemento que constitui todas as nossas células

Além de ser o principal componente do sangue, é também das células. Além disso, a água faz importantes funções em outras estruturas, como músculos e outros órgãos.

Em estruturas como a meninge e fluidos presentes nas articulações, a água oferece proteção a essas estruturas, garantindo seu perfeito funcionamento.

Nessas estruturas, ela age como reagente e participa de todas as reações corporais, uma vez que elas precisam acontecer no meio aquoso. Como ela é um potente solvente, também está presente no processo digestivo, através do suco gástrico.

2. Atua como meio de transporte

A principal função do sangue é transportar nutrientes essenciais para o funcionamento corporal. Assim, a água é a responsável por levar oxigênio e vitaminas, além de permitir que as células se locomovam na corrente sanguínea.

Mas não são só os nutrientes que esse importante elemento se encarrega de transportar: é por ela que toxinas e demais agentes perigosos são eliminados do nosso corpo, através da urina.

3. Função termorreguladora

Quando somos expostos a temperaturas muito altas, nosso corpo precisa resfriar rapidamente. Caso isso não ocorra de forma imediata, as consequências podem ser severas.

Nesse momento, mais uma importante função da água entra em cena: a transpiração. Nosso corpo produz o suor, para que quando ele entre em contato com a pele, evapore e esfrie a pele de forma mais rápida.

Como vimos, não existe nenhum processo fisiológico que não necessite da presença da água. A função básica desse elemento é garantir a vida e o bom funcionamento de toda essa estrutura.

Qual a quantidade ideal de água?

A importância de beber água já ficou mais que explica, certo? Agora, então, uma dúvida que sempre permeia é a quantidade certa do consumo diário.

Apesar de essencial, a regra do “tudo que é demais, faz mal” também se aplica aqui. Assim como o baixo consumo de água pode levar a desidratação, o excesso pode levar até a intoxicação por água.

Portanto, é fundamental saber dosar e beber água dentro da quantia recomendada. E, essa dosagem varia de acordo com cada corpo e também das condições climáticas.

Aquela velha dica dos 2 litros de água por dia é mais um conceito do senso-comum, do que um resultado embasado em pesquisas cientificas. A seguir, entenda melhor como você deve dosar a quantidade ideal para beber água:

1. Clima e estado físico:

Dias mais quentes e/ou secos, exigem do corpo uma liberação maior de água. E essa liberação ocorre de diversas maneiras: através do suor, fezes e urina ou pela respiração, por exemplo.

Além disso, a sua condição física também influencia na quantidade de líquido que precisa ser reposta diariamente. Febre, diarreias e vômitos são excelentes amostras de situações que exigem maior hidratação.

2. Exercícios físicos e dieta

Pessoas que praticam atividades físicas diariamente necessitam beber mais água. A quantidade, inclusive, vai aumentando de acordo com a intensidade do exercício praticada.

Além disso, é preciso avaliar a dieta diária. Por exemplo, se a sua é composta por uma alimentação saudável, automaticamente você já ingere alimentos ricos em água, como frutas.

3. Peso e metabolismo

A regra é clara: pessoas que pesam mais, precisam ingerir mais água. Assim como quem tem um metabolismo mais rápido precisa aumentar a ingestão de líquidos.

4. Cor da urina

A urina é um importante indicador da hidratação do corpo. Quanto mais escura, mais desidratado o organismo está. Logo, o risco de complicações é alto.

No entanto, se a urina está transparente, atenção: você está consumindo uma quantidade de água excessiva e corre o risco de ter as complicações pela hidratação em excesso.

O ideal é que, ao urinar, o líquido saia amarelo-claro, sem odor extremo. É importante observar a frequência da qual se vai ao banheiro também.

A dica aqui é ir se hidratando de acordo com a necessidade do corpo. Por via das dúvidas, sempre confie nos sinais dados pelo organismo: sede em excesso, dor de cabeça, tontura e fome, podem ser indicadores de falta de hidratação.

Se, após beber água, esses sintomas diminuírem ou até desaparecerem, então você estava precisando se manter hidratado. Mas, nunca beba água em excesso e de uma vez só: sempre ingerir de maneira gradual e com calma, para evitar riscos.

Técnicas infalíveis para nunca esquecer de beber água

Quem nunca se esqueceu de beber água, que atire a primeira pedra! Muitas vezes, com a rotina corrida, acabamos por negligenciar esse importante hábito.

Para ajudar os esquecidos de plantão, confira algumas dicas que podem ser colocadas em prática para sempre se manter hidratado:

1. Não ignore os sinais do seu corpo

A sede e os outros sintomas de desidratação, precisam ser observados com frequência. Quando o corpo sente a falta da água, ele sempre manda sinais claros.

Então, fique sempre atento a esses sintomas e evite demorar muito tempo para beber água, depois de notá-los.

2. Coloque despertador ou use aplicativos

Crie o hábito de sempre se manter hidratado. Coloque despertador a cada 2 horas, ou conte com a ajuda de aplicativos que são específicos para lembrar de beber água.

3. Não se esqueça da sua garrafa aonde for

Um dos principais motivos de não beber água, é por não termos uma garrafinha por perto. Portanto, sempre deixe uma bem cheia e com água fresca na bolsa. Dessa maneira, você não esquece e não corre o risco de ficar muito tempo sem beber água.

Gostou do nosso conteúdo e está em busca de uma alimentação mais saudável? Acompanhe a gente e entenda como podemos te ajudar a alcançar o seu objetivo.

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up