Mudando sua alimentação

Você sabe qual a quantidade ideal de consumo de proteínas?

setembro 3, 2019

Uma alimentação equilibrada contempla todos os tipos de alimentos saudáveis. Assim, nosso corpo tem tudo o que precisa pra funcionar direito e bem-disposto. Pensando nisso, você sabe como deve ser o nosso consumo de proteínas?

Muito se fala em quantidades desse nutriente, mas nem sempre dá para saber qual é a ideal pra gente, não é verdade? Por isso, trouxemos este post pra ajudar quem está em dúvida quanto e como consumir as proteínas no dia a dia. Ficou curioso para saber? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo.

Qual é a importância da proteína na alimentação?

As proteínas exercem diversas funções no nosso organismo, desde a produção de hormônios até a construção dos músculos. Elas funcionam como reparadoras de diversos tecidos e participam do sistema de defesa. Interessante, né?

Como o nosso corpo não é capaz de produzi-las, temos que consumi-las todos os dias por meio dos alimentos. Elas são divididas em proteínas animais e vegetais, mas isso é assunto para outro tópico.

Qual é a quantidade ideal de consumo de proteínas?

Cada organismo tem suas particularidades e, com isso, suas necessidades diferenciadas. É difícil falar em quantidade ideal de consumo de proteínas quando, na verdade, isso é muito individual e somente um profissional saberá responder corretamente.

O que podemos falar é que as proteínas devem ser ingeridas em todas as principais refeições e, às vezes, até nos lanches, quando a necessidade desse nutriente é maior. Como em tudo na vida, o equilíbrio é essencial.

Sendo assim, devemos balancear o consumo de proteínas com os outros nutrientes para que não haja excesso. Afinal, o exagero não é bem-vindo tanto quanto a falta. Sendo assim, a moderação é sempre o melhor caminho, combinado?

Como consumir proteínas no dia a dia?

Agora que você já sabe a importância do consumo de proteínas, chegou a vez de aprender como acrescentá-las no seu dia a dia. Quando mencionamos esse nutriente, geralmente, vem carne (de todos os tipos) ao pensamento. Contudo, ele está presente em diversos outros alimentos, como:

  • ovos;
  • leite, queijo e iogurte;
  • leguminosas (feijão, soja, lentilha e outros).

Viu como existem opções para todos os gostos e estilos de alimentação? Dessa maneira, dá pra incluir as proteínas com facilidade no cardápio. Agora, se você não tem tempo de cozinhar ou não tem habilidade para isso, a gente tem uma dica bem bacana.

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Como vimos, o consumo de proteínas é importante e deve ser diário, nas principais refeições. Contudo, também é necessário que seja equilibrado para que traga todos os seus benefícios para o organismo. Além disso, é um nutriente fácil de ser encontrado nos alimentos do nosso dia a dia.

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