Saiba a quantidade de água por dia que você tem que beber
Água é essencial para a vida, da forma como a conhecemos. Para tanto, nosso organismo é composto de até 75% de água, o que faz surgir uma grande dúvida: qual a quantidade de água por dia é preciso ingerir?
O que mais vemos na internet são conteúdos direcionando o volume deve ser de 2 litros, mas será que é isso mesmo? Quantos litros de água beber por dia? Confira mais sobre o tema a seguir:
Como saber a quantidade de água por dia?
Se você fizer uma pesquisa rápida na internet, o que você mais vai encontrar são informações prontas, normalmente indicando de 2 a 4 litros por dia. Essa informação não está errada, porém, está incompleta. Mas porque será?
Cada organismo tem a sua característica e necessidade própria. Da mesma maneira como acontece com os nutrientes – por exemplo, algumas pessoas têm uma necessidade maior de ferro, por conta de fatores genéticos ou biológicos.
Além do mais, quando você procura um nutricionista para montar uma alimentação saudável, ele avaliará as necessidades do seu organismo. E com a água é a mesma coisa: o seu corpo terá uma demanda própria que precisa ser cumprida.
Hoje, a medida mais adotada e considerada mais correta pelos profissionais de saúde, é o cálculo do consumo de água de acordo com seu peso e idade.
Como calcular a quantidade de água por dia?
Agora que sabe que a maneira correta de saber a quantidade de água por dia que você precisa beber, é a partir da sua idade e peso, é hora de saber como fazer esse cálculo. Spoiler: ele é super simples e fácil de fazer. Primeiro, vamos à tabelinha (fonte: Associação de Nutrição do Distrito Federal):
Idade | Quantidade recomendada por kg |
Até os 17 anos | 40 ml |
18 aos 55 anos | 35 ml |
55 aos 65 | 30 ml |
66+ | 25 ml |
Então, vamos exemplificar: uma pessoa de 30 anos que pesa aproximadamente 75kg. Ela precisa de 35 ml para cada kg. Então: 35 ml x 75 kg = 2.60 litros de água por dia. Ficou fácil saber agora quantos litros de água devemos beber por dia?
Mas, é preciso atenção: os especialistas recomendam que, em caso de ser praticante de atividades físicas com frequência e com alto impacto/esforço, é preciso ingerir 500 ml a 1 l de água por cada hora de exercício praticado.
5 dicas de como beber sua quantidade de água por dia
Beber água é saudável e essencial para quem deseja ter hábitos de vida mais saudáveis e regrados. Porém, é comum que seja negligenciado, isso porque muitas pessoas não gostam de beber água porque é “sem graça”. Mas existem maneiras práticas e muito saborosas de deixar essa necessidade mais atrativa e saborosa:
1 – Prepare águas saborizadas
Com a chegada do verão e as altas temperaturas, sempre bate aquela vontade de beber mais líquido. Para não cair na tentação de tomar refrigerantes e sucos de caixinha, aprenda a saborizar a água.
Além de garantir sua hidratação diária, é uma excelente maneira de consumir os nutrientes das frutas/legumes utilizados para essa preparação. Escolha o ingrediente que mais gosta – pode ser frutas da estação (como o limão e laranja), gengibre ou pepino – adicione-os a uma jarra com 2 litros de água.
Coloque para gelar e voilá, você tem uma forma saudável e prática de aumentar seu consumo de água com muito sabor.
2 – Aposte na preparação de bebidas ricas em água
Chás e sucos naturais, por exemplo, são a melhor maneira de aumentar seu consumo de água de forma saudável e muito prática. No verão, basta preparar o chá com antecedência e colocar na geladeira para deixá-lo bem gelado. Opte pelos a granel, evitando os de saquinhos comuns no mercado.
Já os sucos, a dica é sempre prepará-los com as frutas naturais e optar por ingeri-los em natura, sem adoçantes. Mas, se for necessário, escolha os naturais.
3 – Faça um diário com o seu consumo de água
Diversos aplicativos do celular (e muitas vezes até funções próprias do modelo) vêm com um módulo de qualidade de vida. Nele, você pode deixar um diário da sua rotina saudável.
Fora as anotações sobre alimentação por refeição, é possível também cadastrar a quantidade de água ingerida. Faça isso sempre que ingerir, para evitar que caia no esquecimento e, assim, você pode acompanhar sua evolução.
4 – Já deixe perto uma garrafa com alta capacidade
Outra dica importante, pra você conseguir acompanhar o seu consumo de água por dia, é deixar sempre uma garrafa grande para consumir. As de 1,5 l e 2 l são as melhores, porque conforme elas vão acabando, é possível saber o quanto consumiu.
5 – Por fim, não espere a sede chegar
Por incrível que pareça a sensação de sede, já é um sinal de alerta que o corpo está ficando desidratado e você já está sofrendo as consequências negativas disso. Portanto, evite chegar nesse sinal.
Também não é recomendado beber toda a água de uma vez. Vá dando pequenos goles durante a hora, por isso deixar sempre uma garrafa perto ajuda nessa missão.
O consumo de água durante o verão é ainda mais primordial, especialmente por conta das altas temperaturas e estresse no corpo. Aqui no blog também te damos algumas dicas de cuidados nos dias quentes.
Quais os benefícios de beber bastante água?
Dizer que a água é essencial para nossa saúde e qualidade de vida, é eufemismo. Todos os processos bioquímicos envolvem este importante nutriente e ele se faz necessário para diversas reações do nosso organismo. Mas, para resumir:
- Ajuda no equilíbrio e regulação da temperatura corporal;
- Auxilia na absorção de nutrientes;
- Fundamental para a beleza e saúde da pele – nosso maior e mais exposto órgão;
- Essencial para o processo de desintoxicação e regulação hormonal;
- Previne problemas no sistema urinário – como as temidas pedras nos rins;
- Melhora a circulação sanguínea, prevenindo problemas cardiovasculares, entre outros.
Apesar de ser tão importante, beber água infelizmente é muito negligenciado pelas pessoas. E as consequências para sua saúde (a médio e longo prazo) são devastadoras. Enxaquecas, constipação, doenças gastrointestinais, insônia, problemas de pele e muitos outros, podem ser sequelas causadas pela desidratação.
Logo, só com esse compilado, percebemos que esse elemento é o mais importante para nossa existência e manutenção da qualidade de vida.